– Otimização é a palavra de ordem em qualquer campanha de Links Patrocinados do Google Ads. Seus concorrentes estão constantemente otimizando suas contas. Por isso, qualquer instante estacionado, sem qualquer progresso, e sua empresa fica para trás na publicidade online.
– Qual é o diferencial que uma empresa deve ter para conseguir se manter a frente dos concorrentes? Como conseguir obter uma posição mais vantajosa na rede de pesquisa, Rede de Display, Google Shopping e YouTube para alcançar os clientes mais valiosos?
– Entre tantos fatores, conhecer as diversas ferramentas do Google Ads é uma das tarefas mais importantes. Dentre os inúmeros recursos, muitos deles talvez não sejam apropriados para o seu ramo de negócio. Por outro lado, outros podem ser extremamente vitais.
– Você conhece todas as ferramentas e recursos para uma eficiente campanha ao anunciar no Google?
– Tais ferramentas podem ser assim divididas:
– Se você anuncia no Google de forma autônoma, muito provavelmente já conhece as configurações padrão para otimizar as campanhas. Elas incluem, mas não se limitam a, refinar palavras-chave, incluir novas palavras-chave negativas, alterar chamadas a ação, adicionar extensões de anúncios, etc.
– Como sabemos, estas configurações integram o time das otimizações padrão ao gerenciar campanhas de Links Patrocinados. No entanto, se você anuncia de forma autônoma, é provável que desconheça algumas valiosas ferramentas que costumam ficar de fora das listas padrão de otimização. Também, como mencionado, pode ser que conheça o valor de algumas, mas simplesmente não tem tempo de examiná-las em detalhes.
– Portanto, o grande diferencial entre o desempenho de sua empresa e dos concorrentes no ambiente online, em muitos casos, reside nestes dois grupos:
– Como exemplo, vejamos um recurso de cada um destes dois grupos.
– No tocante aos recursos desconhecidos e, consequentemente, pouco utilizados por anunciantes autônomos estão os Relatórios de Atribuição.
– No relatório de Atribuição, encontramos dados importantes que serão de ajuda para otimizar as campanhas. Ali está disponível a opção “Tempo Até a Conversão”. Ela informa quanto tempo leva até que um internauta converta após:
– Campanhas que levam mais rapidamente o usuário à conversão podem ser trabalhadas de forma mais eficaz em anúncios de Remarketing.
– No caso do tempo até a conversão ser muito longo, é possível que a página precise de alguns ajustes, como incluir a ação de conversão de forma mais clara ou verificar se as informações disponíveis na página de destino são suficientes.
– Identificar conversões “demoradas” e otimizar as campanhas ajudará a empresa a levar os clientes mais rapidamente até a conclusão do funil de conversão.
– A guia Dimensões não pode ser classificada como um recurso que está mergulhado nas profundezas ocultas do Google Ads. Na verdade, esta guia é facilmente encontrada por qualquer pessoa que gerencia as campanhas publicitárias.
– No entanto, explorar suas diversas opções para otimizar as campanhas, é algo que exige muito tempo e dedicação. E, de modo geral, quem anuncia no Google de forma autônoma não possui muito tempo para explorar todas estas opções.
– A guia Dimensões facilita a obtenção de informações sobre o tráfego que a empresa recebe, e outros dados importantes sobre os cliques recebidos. No submenu “Visualizar” há uma incrível quantidade de relatórios que auxiliam o processo de compreensão do desempenho e otimização das contas – o número de relatórios aproxima-se de duas dezenas.
– Por exemplo, no tocante a localização geográfica, você consegue identificar cidades e regiões que estão recebendo bastantes cliques, mas pouca ou nenhuma conversão. Diminuir o lance para estas regiões ou mesmo removê-las da segmentação geográfica pode ajudar a melhorar seu retorno financeiro.
– É possível também identificar as cidades onde a conversão é maior e criar anúncios mais específicos, personalizados, para pessoas que moram nessas regiões. Isto pode contribuir para a melhoria no desempenho dos Links Patrocinados nestas cidades.
– Como pode notar, a guia Dimensões possui um grande número de relatórios. Cada um deles, individualmente, traz informações valiosas que devem ser estudadas. Estes dados, por sua vez, devem ser convertidos em estratégias para um melhor desempenho ao anunciar no Google.
– Empresas que gerenciam anúncios no Google de forma autônoma têm pouco tempo para se aprofundar e conhecer todos os recursos disponíveis pela ferramenta de marketing online. Por esta razão, empresas que contratam uma agência digital de Links Patrocinados tem um grande potencial de estar sempre a frente na publicidade online.
– Portanto, lembre-se disso: gerenciar por conta própria as campanhas do Google Ads não significa economizar. Na verdade, é desperdiçar a oportunidade de lucrar mais.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner