Se você já anuncia por meio de uma agência Google Partner, talvez se pergunte se ainda é possível melhorar os resultados dos seus Links Patrocinados. Pode ser que seus concorrentes também estejam com seus anúncios sendo gerenciados por uma agência certificada pelo Google Ads. E você deseja dar um passo a frente, e fortalecer sua vantagem sobre eles.
Sendo assim, é natural perguntar: será que você já atingiu o topo, ou ainda há espaço para otimização?
Ao respondermos esta pergunta, vamos considerar uma possibilidade – criar anúncios levando em consideração o estado emocional dos seus clientes.
Houve uma época em que a publicidade era unilateral. As marcas falavam e as pessoas simplesmente ouviam. Na era da TV, rádio e jornal, a linguagem das marcas era soberana.
Hoje, o que existe é um diálogo, uma conversa entre marcas e fãs. Esta abordagem abre o espaço para a comunicação. E vai além. Ela também enriquece o conhecimento das empresas sobre seu público-alvo. São pessoas se expressando por meio de mídias sociais, e-mails, comentários e formulários de contato no site da empresa.
Sentimentos, pensamentos, anseios, preocupações, desejos – um manancial de dados para compor a imagem de quem são seus fãs e clientes. Temos assim a oportunidade de criar uma conexão em um nível muito mais profundo e pessoal.
Não é mais possível que profissionais de marketing ignorem as emoções do público-alvo ao criar campanhas publicitárias.
É preciso entender melhor o público-alvo de sua empresa. Não basta obter dados e informações geográficas e demográficas. Pessoas são muito mais complexas do que isso. As emoções são essenciais para compor personas que representem quem são as pessoas interessadas no que sua empresa oferece.
Posteriormente, é preciso usar estas informações para adequar a mensagem e abordagem. Produtos, serviços e publicidade devem atender às necessidades específicas dos clientes, e corresponder aos seus sinais emocionais.
Por exemplo, quando seus clientes estão com pressa para comprar presentes de última hora, antes de uma data festiva, quais palavras ou chamada à ação funciona melhor em um anúncio de Link Patrocinado? Mas, e se estivermos em qualquer outra época do ano, será que as mesmas palavras teriam o mesmo potencial? Ou seria necessário ajustá-las?
Note que este tipo de análise oferece inúmeras possibilidades. Uma grande quantidade de pessoas em seu público-alvo com potencial para expressar diferentes emoções, em diferentes épocas do ano.
Testes A/B são essenciais durante todo este processo. Eles fornecem insights valiosos sobre como as pessoas reagem a diferentes abordagens.
Pode parecer uma tarefa gigantesca, mas é extremamente importante. Por quê? Criar anúncios que refletem a emoção das pessoas é o começo de uma experiência personalizada.
A mensagem presente nos anúncios de Links Patrocinados deve corresponder ao emocional das pessoas. E o restante da experiência (por exemplo, a compra após o clique) segue sob o mesmo princípio. Portanto, se os clientes estão estressados em determinado período do ano, a empresa se certifica de que não exigir demasiada informação destes consumidores durante o processo de conversão.
Todo o marketing, incluindo os Links Patrocinados do Google Ads, é beneficiado quando se entende as emoções dos clientes. Com este nível de personalização, as pessoas desenvolverão uma conexão mais forte com sua empresa. O resultado é maior confiança e lealdade.
Portanto, respondendo à pergunta do início do artigo, sim, é provável que ainda haja espaço para melhoria em seu marketing digital. Você ainda pode dar um passo a frente dos seus concorrentes, ainda que eles tenham suas campanhas gerenciadas por agências de Links Patrocinados.
No entanto, como já mencionado, o trabalho não é simples. Na verdade, conhecer o público-alvo é um processo contínuo. Quanto mais se sabe, mais há para se conhecer.
Por isso, uma agência Google Partner que é 100% Google Ads oferece uma incrível vantagem competitiva. Afinal, seu foco integral em Google Ads permite realizar testes e avaliar resultados de uma forma muito mais completa.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2473) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2548) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2548) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)