Como Reinventar Sua Abordagem de Vídeos Publicitários

08/07/2019 by in category Anuncia via agência Google Partner with 0 and 0
Home > Blog > Anuncia via agência Google Partner > Como Reinventar Sua Abordagem de Vídeos Publicitários

Criatividade é importante não somente na hora de elaborar o vídeo. Veja como a criatividade também é vital na hora de desenvolver a abordagem e o sequenciamento correto de exibição.

 

Os vídeos publicitários são ferramentas poderosas utilizadas pelas grandes marcas para alcançar e engajar seu público-alvo.

Depois de criados, uma agência Google Partner talvez seja contratada para garantir que os vídeos sejam veiculados na hora certa, para as pessoas certas.

Sendo assim, será que podemos concluir que esta abordagem ainda pode ser otimizada?

Sem dúvida que sim. Visto que os hábitos de consumo das pessoas estão em constante evolução, certamente as abordagens publicitárias via Google Ads precisam ser adaptadas a esta nova realidade.

Mudança na Forma Como as Pessoas Reagem aos Vídeos

 

Houve uma época em que as multi-telas não existiam. Tínhamos uma única tela diante de nós: a televisão.

Nesta época, este era o único meio disponível pelas marcas para veicular suas campanhas publicitárias em vídeo.

Assim, não existiam recursos de “Pular Vídeo”. No máximo, trocávamos de canal. Mas, era comum que as pessoas tivessem um forte engajamento com esta única fonte de publicidade em vídeo.

E até hoje, muitos comerciais das décadas passadas ainda são lembrados com carinho pelas pessoas.

Como Reinventar Sua Abordagem de Vídeos PublicitáriosMas os tempos mudaram. Na era das multi-telas e do imediatismo, as pessoas “exigem” material publicitário de muita qualidade. Se isso não ficar evidente logo nos primeiros segundos, elas clicarão em “Pular Anúncio”, sem dó.

Para que isso não aconteça, sua marca precisa estar constantemente atualizando as abordagens utilizadas pela publicidade em vídeo.

Não basta criatividade na hora de elaborar os vídeos. É preciso criatividade na hora de exibi-los também.

Como Aproveitar Melhor o Digital Com o Marketing de Vídeo

 

O que muitas marcas estão realizando hoje e que tem dado resultados? Aproveitar diversos formatos e tamanhos de anúncios em vídeo.

Em vez de utilizar um formato padrão e investir somente nisso, explorar toda a diversidade de opções do marketing em vídeo tem sido uma estratégia inteligente e com bons resultados.

No entanto, a combinação de anúncios varia de acordo com os objetivos da marca.

Estratégia “Provocar, Amplificar e Ecoar”

 

Uma das estratégias comumente incentivada pelo Google Ads é conhecida como Provocar, Amplificar e Ecoar. Em que ela consiste?

Nesta estratégia, a marca divide sua abordagem de marketing em vídeo em 3 etapas.

Provocar

Na primeira etapa desta estratégia, costuma-se usar um vídeo curto para intrigar o público-alvo.

Neste momento, os Bumper Ads de 6 segundos são muito úteis. Eles podem ser usados, por exemplo, antes do lançamento de uma campanha publicitária ou antes do lançamento de um novo produto.

O objetivo é apenas Provocar, despertar o interesse no público-alvo.

Alguns dias ou semanas depois, você apresenta uma história mais longa.

Amplificar

Depois de ter provocado seu público-alvo, agora é hora de amplificar sua história. Nesta hora, você utiliza anúncios mais longos. São esses os vídeos que contêm sua mensagem principal.

Mas, nesta hora, também é possível combinar os anúncios principais, mais longos, com os Bumper Ads.

Na verdade, os anúncios curtos ajudam a ampliar o poder dos vídeos mais longos. Dados do Google Ads e da Eye Square mostram isso. De acordo com a pesquisa, utilizar vídeos Bumper combinados com TrueView, durante a fase de amplificação, contribuíram para a maior recordação dos anúncios das marcas analisadas.

Neste respeito, é possível utilizar os Bumper Ads como uma versão resumida do vídeo principal, TrueView.

Outra opção, é utilizar os Bumper Ads para atingir somente públicos mais específicos por meio da segmentação contextual.

Ecoar

À medida que a veiculação dos anúncios TrueView diminui, os vídeos curtos continuam sendo úteis. Eles podem ser usados como contínuos lembretes da campanha principal.

Para isso, é importante utilizar a estratégia de Remarketing. Ou seja, você vai exibir estes anúncios somente para pessoas que assistiram às suas campanhas principais.

O Remarketing é muito importante nas estratégias de vídeos publicitários do Google Ads. Afinal, eles são diretamente responsáveis por melhorar a recordação dos Links Patrocinados em vídeo.

Sequência de Anúncios em Vídeo

 

A estratégia utilizada por sua marca para alcançar o público-alvo pode ser diferente da citada anteriormente.

Mas, independentemente de qual seja, você pode utilizar o sequenciamento de anúncios em vídeo. Trata-se de uma campanha de vídeos publicitários exibidos em sequência, formando uma linha de tempo.

Sequência anúncios em vídeo

Com esta tecnologia, o espectador só assiste a um vídeo depois de ter sido exposto ao vídeo anterior.

Assim, em vez de criar um vídeo longo que dificilmente manterá a atenção do usuário, as marcas podem apelar para a criatividade em criar histórias curtas que vão se complementando.

Algumas marcas utilizam somente anúncios curtos, de 6 segundos, no sequenciamento de vídeos. Por exemplo, você pode utilizar 5 vídeos curtos, exibidos ao longo de dias ou semanas, na sequência certa para engajar seus público-alvo e fortalecer a mensagem que deseja transmitir-lhes.

Diferentes Vídeos Para Quem Assiste ou Pula o Anúncio

Algumas marcas utilizam uma ação condicional para determinar qual vídeo o usuário assistirá em seguida.

Foi o que a 20th Century Fox fez em suas campanhas de Links Patrocinados do filme Deadpool 2.

Foi desenvolvido uma estrutura de sequenciamento de anúncios levando em consideração a ação dos usuários.

O anúncio principal, pulável, de 25 segundos, dava informações sobre a versão digital para download do filme.

Se a pessoa assistia ao vídeo inteiro, posteriormente, ele seria impactado por outro vídeo com uma cena exclusiva do filme.

No entanto, e para as pessoas que pularam o vídeo principal? Neste caso, outro vídeo era exibido, com uma mensagem do Deadpool fazendo referência a ação da pessoa em pular o vídeo.

Segundo a 20th Century Fox, a campanha possibilitou grande engajamento com o público-alvo. Em resultado, o estúdio obteve a maior taxa de download digital já visto em um filme de ação.

A Importância de Testar

 

É claro que não podemos encarar uma abordagem como sendo a definitiva, aquela que perdurará ao longo de meses e anos.

Como já falamos, os hábitos e preferências dos consumidores mudam a cada dia. E a forma de conectar a sua publicidade aos seus clientes precisam acompanhar este movimento.

Qual a melhor abordagem com vídeos publicitários? Os testes responderão esta pergunta. Sua agência Google Partner precisa estar constantemente preocupada com as estratégias utilizadas, a fim de garantir que está fazendo uso das mais eficientes.

Lembre-se que testes exigem tempo. Nesta hora, uma agência Google Partner que seja 100% Google Ads está em melhores condições de testar o que dará melhores resultados para sua marca. O selo Google Partner PREMIER também é um importante diferencial para quem quer tirar o máximo proveito das suas campanhas de vídeos publicitários.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso