Marketing One to One – Como Personalizar Suas Estratégias de Marketing

13/05/2019 by in category Anuncia via agência Google Partner with 0 and 1
Home > Blog > Anuncia via agência Google Partner > Marketing One to One – Como Personalizar Suas Estratégias de Marketing

O que é o Marketing One to One? Quais são as táticas utilizadas por esta estratégia? Será que ele realmente funciona?

 

O Marketing One to One é uma ferramenta surgida com o objetivo de tornar o marketing mais individual, mais personalizado.

Muitas empresas querem levar seu marketing ao nível máximo de excelência. Entre estas marcas estão, por exemplo, aquelas que contrataram uma agência Google Partner. São empresas que estão cientes da competitividade em seu ramo, e não querem perder para a concorrência as grandes oportunidades que a internet oferece.

Mas, o que é o Marketing One to One? Quais são as táticas utilizadas por esta estratégia? Será que este marketing realmente funciona?

O Que É Marketing One to One

 

Refere-se às estratégias de marketing que tem como objetivo identificar as preferências individuais de cada cliente. Em seguida, deve-se adaptar a mensagem do marketing e ofertas de acordo com estas preferências.

O que é o Marketing One to OneEste marketing depende da atuação de sistemas inteligentes, computadorizados, que aprendem com a interação dos usuários. Por exemplo, uma empresa pode utilizar tecnologia de inteligência artificial em seu site para adaptar as sugestões de produtos de acordo com o histórico de navegação dos clientes, em visitas passadas.

Por exemplo, pense nas sugestões que são dadas para os clientes na Amazon e na Netflix. Estas recomendações funcionam de acordo com o aprendizado de máquina. Tais empresas coletam as informações de navegação dos seus clientes para criar um marketing especializado, no nível do indivíduo.

Existem outros formatos de Marketing One to One. Por exemplo, pense em um varejista online que comercializa notebooks. A configuração dos aparelhos, no entanto, é feita pelo usuário. Assim, o cliente pode escolher o processador, a capacidade de armazenamento do HD, a quantidade de memória RAM. Neste caso, o Marketing One to One funciona de acordo com a personalização feita pelo cliente.

Diferença do Marketing One to One Para o Marketing Direto

 

Pode-se dizer que o marketing direto é o mais fácil de ser desenvolvido. Por exemplo, ao anunciar no Google, isto envolveria criar alguns Links Patrocinados padrões, e exibir esta publicidade para o maior número de pessoas.

No entanto, como visto, o Marketing One to One está focado no indivíduo. Por exemplo, anunciando no Google, os anúncios são criados de acordo com o interesse do cliente e sua intenção de pesquisa. E é exatamente por isso que é uma iniciativa publicitária mais eficiente, conforme veremos a seguir.

Vantagens do Marketing One to One

 

As vantagens deste tipo de marketing são claras. Algumas delas estão destacadas a seguinte.

Aumento nas Vendas e Redução nos Custos

 

Quanto mais generalizada for a mensagem publicitária, menores serão as possibilidades de conversão.

Por isso, o marketing one to one é imprescindível para empresas que querem vender mais.

Segundo um estudo da BCG, em parceria com o Google, as empresas que adotam o marketing one to one têm receita 20% maior, e conseguem um corte de custos que chega a 30%.

Aumentar o número de vendas é sem dúvida um dos grandes benefícios de adotar este formato de marketing nas empresas.

Mas há mais para ser conquistado com este marketing.

Melhora a Segmentação dos Clientes

 

Quanto melhor estiver segmentado seus clientes, melhor será o retorno sobre seus investimentos.

Quanto os clientes são vistos apenas como uma grande massa de pessoas, muitas oportunidades são perdidas.

Mas quando eles são vistos como indivíduos, com cada uma das suas características muito bem definidas, é possível fazer uma segmentação mais precisa.

Com clientes melhor segmentados, você consegue realizar diversas iniciativas de marketing eficientes. Isto inclui as campanhas de Links Patrocinados, conforme descrito em mais detalhes, abaixo. Mas não para por aí. Você pode usar estes grupos bem segmentados de clientes para criar campanhas de e-mail marketing ainda mais eficientes.

Não há dúvidas de que este tipo de segmentação melhora os resultados da empresa.

Cliente Mais Satisfeito

 

Este tipo de estratégia é bastante eficiente por uma premissa básica: o cliente se sente único, recebendo uma atenção individualizada da empresa ou marca que procura.

O Marketing One to One transmite respeito pelos clientes e valoriza suas características individuais. E esta preocupação não passa despercebida. Se sentindo valorizado, o cliente passa a respeitar a marca.

Para criar um Marketing One to One eficiente é necessário tecnologia para aprender e se lembrar de quais são os gostos dos clientes.

Marketing One to One nas Suas Campanhas de Links Patrocinados

 

O Google Ads trabalha com este formato de marketing em seus Links Patrocinados. Com o seu aprendizado de máquina, a plataforma de publicidade recolhe dados importantes sobre os clientes (tais informações são autorizadas pelos clientes, de acordo com sua configuração nas preferências pessoais em sua conta Google).

Estas informações recolhidas pelo Google Ads revelam dados demográficos dos clientes. Ao mesmo tempo, o histórico de pesquisa e navegação vai sendo enriquecido à medida que os clientes recorrem a internet em busca de soluções, produtos ou entretenimento.

Embora uma parte do processo de adaptação da mensagem seja realizada de forma automatizada, pelo próprio Google Ads, cabe à agência Google Partner realizar o grosso do trabalho. Ela analisa os relatórios recolhidos, que fornecem insights valiosos sobre os clientes, e adaptam a mensagem dos Links Patrocinados de acordo com as preferências dos usuários.

A agência Google Partner que administra as campanhas de Links Patrocinados devem ter uma mentalidade orientada pelos dados. Quando isso acontece, a empresa adquire a cada um conhecimento que não tem preço. Ela passa a conhecer cada vez mais os hábitos, necessidades e preferências dos seus clientes.

Assim, os dados estão disponíveis. Mas eles precisam ser bem aproveitados. O trabalho não é simples. Por isso, agências que são 100% Google Ads tem uma vantagem competitiva neste aspecto, uma vez que toda a equipe está unida em melhorar os resultados dos Links Patrocinados. O selo Google Partner PREMIER também é importante. Para ser habilitada para receber este selo, a agência precisa já entregar ótimos resultados para seus clientes. Isto representa um elemento adicional de confiabilidade quanto às excelências da empresa no tocante à administração das campanhas publicitárias.

Assim, o marketing one to one estreita a relação dos consumidores, e gera lealdade dos clientes. Com a personalização de produtos, serviços e anúncios, você consegue até mesmo transformar seus clientes em fãs de sua marca.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso