Testes A/B no Google Ads – O Que Testar e o Que Não Testar?

15/10/2018 by in category Anuncia via agência Google Partner with 0 and 0
Home > Blog > Anuncia via agência Google Partner > Testes A/B no Google Ads – O Que Testar e o Que Não Testar?

Quais são os principais elementos de um anúncio que sua agência Google Partner precisa testar com regularidade? E o que não passa de perda de tempo?

Não há dúvidas de que toda campanha de sucesso no Google Ads envolve a necessidade de testar, testar e testar.

Em resumo, o objetivo desta prática é alcançar os melhores resultados com o menor custo possível. Para tanto, devem ser criadas as melhores cópias de anúncios para atingir o público-alvo, da forma mais personalizada possível.

Se você anuncia em uma agência Google Partner, não há dúvidas de que está determinado a alcançar todo o potencial oferecido pelos Links Patrocinados. Sabendo que os testes são tão importantes, espera-se que qualquer agência Google Partner faça testes A/B com regularidade. Assim, você tem uma garantia de que todas as opções estão sendo testadas, e os melhores anúncios estão sendo veiculado para seus clientes e leads.

Não Apenas Testar, Mas Testar Com Eficácia

Testar anúncios no Google Ads é uma das estratégias que precisam ser tratadas com excelência e muita atenção.

Como qualquer estratégia, se for mal administrada, deixará de alcançar todo o seu potencial.

Desta forma, testes não podem ser realizados de forma aleatória. Se testes A/B forem realizados sem uma estratégia claramente definida, toda a eficácia pode ir por água abaixo.

Assim, surge uma pergunta importante: quais são os principais elementos de um anúncio que sua agência Google Partner precisa testar com regularidade? O que precisa ser incluído? E o que não passa de perda de tempo?

A Importância da Estrutura

Testar com eficácia envolve analisar todo o contexto de uma campanha no Google Ads.

Se um analista de Links Patrocinados se concentra exclusivamente nos elementos de um anúncio (como o texto usado na chamada a ação) e ignora todo o contexto da campanha, os resultados talvez não tragam as respostas claras esperadas.

Compare isso da seguinte forma. É o mesmo que alguém querer testar a eficácia de dois poderosos processadores instalando-os em computadores com placas-mãe defasadas e pouca memória. Neste cenário, não é possível avaliar o desempenho real dos processadores. Os resultados serão prejudicados.

Por isso, uma agência superior leva em consideração todo o contexto. A estrutura da campanha precisa ser analisada. Testes precisam ser realizados levando isto em conta.

Especialmente na era da automação e do aprendizado de máquina, cada um dos testes realizados precisa ser executado e ajustado de acordo com o contexto.

Elementos Pouco Testados, Mas Com Grande Potencial

Testes A/B Google AdsÉ verdade que há quase uma infinidade de elementos que podem ser testados em um anúncio. Alguns talvez sejam superestimados e usados com bastante frequência em testes A/B.

Outros, porém, são subestimados. Por exemplo, realizar testes segmentando anúncios para pessoas de diferentes sexos. Alguns cometem o erro de encarar a reação do público-alvo como sendo uma só, independentemente de serem homens ou mulheres. No entanto, a prática aponta em outra direção. Não importa quais sejam os produtos ou serviços oferecidos por sua empresa, o sexo dos clientes faz toda a diferença. Assim, aquele anúncio que provoca um impacto tão grande junto aos homens, talvez deixe a desejar quando exibido para mulheres. Neste caso, é preciso testar para verificar quais cópias de anúncios obtêm melhor desempenho de acordo com cada sexo.

O mesmo pode ser dito sobre outras configurações de segmentação, como a localização geográfica. Por exemplo: uma cópia de anúncio obtém melhores resultados em determinada cidade ou estado. Mas alterar alguns elementos deste anúncio poderá fazer com que os resultados sejam melhores em outras cidades e estados.

Evidentemente, executar estes testes leva demasiado tempo. Por isso, agência 100% Google Ads tem uma larga vantagem neste respeito. Afinal, estão empenhadas e focadas na construção e otimização das melhores campanhas de Links Patrocinados.

Não Comparar Diferentes Canais

Os anunciantes de hoje tem uma grande quantidade de canais para veicular sua publicidade online. Seus anúncios podem aparecer na rede de pesquisa do Google, em sites da Rede de Display, na gigantesca plataforma de vídeos do YouTube, no Gmail, em aplicativos e sites de dispositivos móveis, etc.

Mas aí pode entrar um problema de perda de tempo. Digamos que um analista de Links Patrocinados talvez realize um teste para um anúncio no Rede de Display. Ele altera algum elemento de um anúncio exibido nesta rede. No entanto, posteriormente, para economizar tempo, ele compara o desempenho do anúncio revisado com anúncios veiculados em outros canais, como na rede de pesquisa.

Tempo e esforço são perdidos com estratégias assim. Por quê? Porque os clientes costumam ter um comportamento diferente dependendo do canal onde estejam navegando ou pesquisando. Portanto, aquele texto que funciona perfeitamente na rede de pesquisa (Search) pode deixar a desejar quando exibido no YouTube.

Sim, testes precisam ser realizados levando em consideração os canais onde são exibidos. Novamente, vemos novamente a entrada do fator tempo. Exige muito tempo executar testes levando em conta os canais, redes e dispositivos onde eles são veiculados.

Alcance Resultados Superiores Com Uma Agência Google Partner PREMIER

Por isso, quando uma agência superior que é 100% Google Ads gerencia suas campanhas, você ganha uma incrível vantagem competitiva. Afinal, esta agência não está com sua atenção dispersa em outros segmentos do marketing digital (como e-mail marketing e design de sites). Muito pelo contrário, sua atenção está focada em testar as melhores cópias de anúncios para que você alcance resultados superiores ao contratar uma agência Google Partner.

Selo Google partner premier

O selo PREMIER é concedido somente para agências que alcançaram resultados superiores.

Portanto, leve isto em consideração ao colocar a publicidade da sua empresa na mão de especialistas.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso