– O Google Ads divulgou uma novidade para anunciantes de Links Patrocinados que precisam minimizar conversões duplicadas, a partir do mesmo dispositivo. Isto pode ser feito por meio do ID de Pedido. Trata-se de um ID que é adicionado à tag de acompanhamento de conversões.
– Por que houve necessidade desta atualização?
– Anteriormente, os anunciantes tinham como recurso somente adicionar uma tag de conversão à página de conversão, tal como uma página onde se confirma o pedido realizado. Desta forma, sempre que o cliente efetua a conversão, ele é contabilizado.
– No entanto, surge a seguinte situação: e se o cliente retornar posteriormente à página de conversão? E se ele atualizar esta página? Em alguns casos, é possível que a mesma tag dispare novamente para o mesmo pedido. Isto pode acontecer, por exemplo, no caso de um hotel que anuncia na internet. Muitos hóspedes, após efetuarem a conversão, retornam às páginas de confirmação para encontrar seu número de reserva. Estas são as chamadas conversões duplicadas que podem figurar nos relatórios de Links Patrocinados.
– Com esta atualização, porém, ao utilizar um ID de Pedido na tag de conversão, o Google Ads não contabiliza as subsequentes conversões para a mesma ação de compra, no mesmo dispositivo, desde que utilizem o ID exclusivo. Com este número, o Google Ads percebe que se trata de uma ação duplicada e, portanto, não contabiliza novamente a mesma conversão.
– Este recurso não pode ser confundido com a ferramenta Contagem que, quando configurada para “um”, contabiliza apenas uma conversão após o clique no Link Patrocinado, independentemente deste clique gerar diversas conversões diferentes. Como mencionado, o ID de Pedido foi criado para impedir a mesma ação de conversão no mesmo dispositivo.
– Para fazer uso deste recurso, será preciso alterar códigos no website anunciado, fazendo-se necessário possuir conhecimentos para edição das tags de acompanhamento de conversão.
– A empresa que anuncia no Google também precisa utilizar o acompanhamento de conversões, e IDs de pedido exclusivos, como números de confirmação para as transações online. O ID de Pedido pode incluir: números, letras e caracteres especiais (hífens ou espaços), estando limitado a 64 caracteres.
– Por minimizar conversões duplicadas, as empresas e seus respectivos consultores de Links Patrocinados podem tomar melhores decisões quanto ao orçamento publicitário e licitação das campanhas publicitárias.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner