Os Erros Mais Comuns em Sites Otimizados Para Smartphones

13/06/2013 by in category Conversão with 0 and 0
Home > Blog > Conversão > Os Erros Mais Comuns em Sites Otimizados Para Smartphones

Quais são os erros mais comuns encontrados em sites otimizados para dispositivos móveis? Confira alguns deles e o que fazer para corrigir o problema

Mobile– O crescimento mais rápido e significativo no universo on-line fica por conta do número de usuários de smartphones e engajamento dos mesmos com a internet em seus dispositivos móveis. No entanto, a inclinação de algumas empresas, no tocante ao universo tecnológico, é deixar para realizar melhorias em um último momento, quando todo o público-alvo já está adaptado, e a concorrência está muitos passos a frente.

– É este o seu caso? O site de sua empresa já está adaptado à realidade e presença mobile? Empresas que anunciam seu site no Google e por toda a internet por meio dos Links Patrocinados precisam estar atentas a esta necessidade. Afinal, esteja certo de que seu público-alvo já está.

– Mas quais são os erros mais comuns encontrados em sites otimizados para mobile? Como é possível corrigir estes problemas?

Problemas Com Redirecionamento

– Esta situação é típica de sites que estão otimizados para smartphones, mas que revelam um certo problema “logístico” no redirecionamento dos usuários. Como isto acontece?

– O problema ocorre quando o usuário mobile tenta acessar uma página específica do site para desktop, e é redirecionado para a página inicial do site para smartphone. Isto é péssimo para a experiência do usuário. É preciso seguir o seguinte princípio: quando o usuário de dispositivo mobile chega até seu site após clicar em seus Links Patrocinados, ele precisa ficar à vontade para navegar por todas as páginas e encontrar o que procura. Se, durante a navegação, por algum motivo, ele chegar até um link preparado para desktop, ele precisa ser conduzido à página equivalente, no ambiente mobile, e não para a página inicial.

– Trata-se de um princípio elementar, e até mesmo óbvio, mas o Google alista este como estando no topo dos problemas encontrados em sites otimizados para dispositivos móveis.

– Este tipo de erro frustra os usuários e interrompe o seu fluxo de ações (e compra), fazendo com que desistam da navegação e abandonem o site. Se não possuir uma página correspondente preparada para dispositivos móveis, é melhor exibir o conteúdo otimizado para desktop do que redirecionar o usuário para uma página irrelevante.

Mensagens de Erro Para Smartphones

– Alguns sites estão projetados para oferecer um conteúdo otimizado para desktop (para quem acessar o mesmo a partir de um desktop) e uma página de erro para quem está acessando por meio de dispositivos móveis. Isto não é interessante. Neste caso, deve-se aplicar a mesma regra disposta no tópico anterior: se o conteúdo não estiver disponível para smartphones, exiba a página otimizada para desktop. Isto é melhor do que exibir uma página de erro 404.

Problemas na Exibição de Vídeos nos Smartphones

– Muitos usuários se deparam com problemas na exibição de vídeos em seus dispositivos móveis. Se você anuncia no Google Ads e exibe vídeos em seu site, é preciso estar atento a esta possibilidade. Vários razões podem estar por trás disto, desde problemas com o software até restrições de licenciamento.

– Para diminuir as chances dos seus vídeos não serem exibidos nos smartphones, evite conteúdo no formato Flash, que é reconhecido como incompatível com alguns dispositivos. O Google recomenda o uso de tags padrão HTML5 para inclusão dos vídeos. Além disto, a transcrição dos vídeos facilita a navegabilidade dos usuários que visitam seu site em seus smartphones.

Concluindo

– Para garantir que todos tenham a melhor experiência ao navegar no site de sua empresa, é necessário testar o site em diversos dispositivos móveis e sistemas operacionais. Tratam-se de passos essenciais para quem investe em marketing digital.

– Desta forma, evitando os erros citados acima, você ajudará os usuários de smartphones a se envolver com o site de sua empresa, e a encontrar as informações, produtos e serviços que você está oferecendo por meio dos Links Patrocinados do Google Ads.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso