Como é calculado o Custo Por Clique (CPC) nos Links Patrocinados

24/08/2011 by in category Custos with 0 and 0
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Saiba como é calculado o Custo Por Clique (CPC) nos Links Patrocinados do Google Ads, o Índice de Qualidade e como isso classifica a posição de um anúncio no Google.

PUBLICIDADE EM PESQUISA COM O GOOGLE

Olá, meu nome é Hal Varian. Sou economista chefe do Google e hoje quero falar com vocês um pouco sobre como o leilão dos anúncios funciona.

Para fazer um leilão bem sucedido, temos que conciliar os interesses de três grupos e esses três grupos são: o anunciante, o usuário e o Google.

O anunciante quer mostrar anúncios relevantes para que os usuários cliquem neles. Os usuários querem ver anúncios relevantes, eles não querem ser incomodados por span ou outras informações irrelevantes. E o Google quer tornar a experiência boa tanto para anunciantes quanto para usuários para que eles voltem a usar nossos serviços no futuro.

INTRODUÇÃO AO LEILÃO

Agora que compreendemos a motivação dos participantes, podemos ver como suas ações são conciliadas no leilão.
Vou apresentar um exemplo bem simples para começar. É um caso onde há três espaços, três posições onde os anúncios poderiam aparecer e há quatro licitantes que competem por essas posições.

O que acontece é que toda vez que uma consulta é feita no Google, acontece um leilão. E o leilão é pelos cliques.
Portanto os anunciantes só têm que pagar quando recebem um clique. Nesse caso, temos quatro anunciantes, com lances diferentes: quatro, três, dois e um. E os anúncios são ordenados em função dos lances.

O lance mais alto ganha à primeira posição, o segundo lance mais alto a segunda posição e assim por diante.

Eles não têm que pagar o seu lance quando receberem um clique, eles só tem que pagar o lance do anunciante abaixo deles.

Portanto neste caso, temos o primeiro anunciante oferecendo quatro dólares, mas ele só tem que pagar três dólares, que é o lance do segundo anunciante mais bem colocado. O mesmo para o anunciante dois e para o anunciante três.
Assim, cada anunciante pode fazer o lance máximo que quer pagar, mas só tem que pagar o suficiente para se manter na competição.

IMPORTANCIA DA QUALIDADE

Como eu disse a vocês, essa foi uma versão simplificada do leilão. Agora vamos tentar algo um pouco mais complexo.

O que foi deixado de fora no exemplo que acabei de dar foi o conceito de qualidade do anúncio.

Lembre-se que os usuários querem ver anúncios relevantes, anunciantes querem apresentar anúncios relevantes e o Google quer que tanto usuários quanto anunciantes tenham uma boa experiência para que eles voltem a usar o sistema.

Então o que temos, o que nos interessa no Google é ter certeza que os anúncios mostrados aos usuários têm uma alta qualidade de anúncio.

O QUE É QUALIDADE

O que é índice de qualidade? O índice de qualidade se compõe de três elementos e o maior é, de longe, a taxa de cliques.

Ao permitir que os usuários voltem com seu cliques, temos milhões de pessoas nos ajudando a decidir que anúncios são melhores para cada consulta.

O Google sempre apostou nos comentários de usuários como uma peça chave para uma tomada de decisão.
Portanto usar a taxa de Cliques e o índice de qualidade é a nossa forma de incorporar esses comentários à veiculação de anúncios.

Relevância é o segundo maior componente do índice de qualidade. A relevância de uma palavra-chave tanto para os anúncios quanto para a consulta dos usuários. O Google decide a relevância analisando a linguagem no contexto de um anuncio ou consulta determinando o quanto eles se relacionam com a palavra-chave. O Google usa a relevância para assegura-se de que apenas anúncios úteis sejam mostrados aos usuários e evita que os anunciantes paguem por uma pesquisa que não seja relacionada ao seu produto ou serviço.

O terceiro componente do índice de qualidade é a qualidade da pagina de destino. Um anúncio só é útil aos usuários se a pagina de destino ao menos ajudá-los a encontrar a informação que procuram. Páginas de destino de alta qualidade devem ter conteúdo relevante e original, ser facilmente navegável, carregar rapidamente, ter um mínimo de pop ou pop under e ser transparente quanto à natureza de seu negócio, quanto à interação com o computador do visitante e quanto ao uso das informações pessoais do visitante.

CLASSIFICAÇÃO DO ANUNCIO

E como o índice de qualidade afeta o funcionamento do leilão? O que fizemos foi criar um conceito de classificação do anúncio.

A classificação do anúncio é determinado pelo lance do anunciante vezes a qualidade do anuncio. Portanto neste exemplo, temos quatro anunciantes.

Os seus lances são quatro, três, dois e um, e os anúncios tem qualidades diversas. Neste caso, temos qualidades um, três, seis e oito.

Portanto para determinar a classificação do anuncio, multiplicamos esses números e depois reordenamos os anúncios em função dessa classificação.

O anunciante de melhor desempenho é 12. O segundo melhor anúncio, nove. O terceiro melhor é este e aqui em cima, os anunciantes que deram o lance de quatro têm uma qualidade tão baixa que nem são exibidos.

DETERMINANDO O CUSTO DO CLIQUE

Portanto agora que sabemos como os anúncios são classificados, quanto realmente tenho que pagar por um clique? Bem usamos a mesma lógica do exemplo simples que apresentei há alguns minutos.

A saber, você paga a quantia mínima necessária para manter sua posição. Então pense no anunciante na posição um. Ele está competindo com o anunciante na posição dois e a quantia que o anunciante um tem que pagar é determinado por: aqui está o preço que ele tem que pagar; aqui está à qualidade do anunciante um, e isso tem de ser apenas o suficiente para vencer o anunciante dois. Esse é o template para duas linhas.

Portanto se você resolver esta equação, o preço que o anunciante um tem que pagar, seu rela CPC, será a classificação do anúncio do anunciante abaixo dele dividido pelo índice de qualidade do anunciante um.

LEILÃO DE EXEMPLO

Então vamos ver como isso funciona com exemplo um pouco mais complexo.

Temos aqui três anunciantes e todos fazem o mesmo lance. Portanto, o lance máximo é quatro dólares para todos eles. Mas ele tem qualidades diversas. Nesse caso, a qualidade é oito, seis e três. A classificação do anúncio é determinada multiplicando-se o lance pela qualidade. Então teremos classificações de anúncio de 32, 24 e 12.
Portanto o que determina o preço? Bem, o preço será a classificação do anúncio do anunciante abaixo dividido pelo índice de qualidade do anunciante.

Portanto neste caso, será 24 divididos por oito, igual a três. Neste caso, será 12 divididos por seis, igual a dois.
E finalmente para o ultimo anunciante, neste exemplo, não há anunciante abaixo do último anunciante, então o preço que esta pessoa pagará por clique é apenas o preço mínimo determinado para este leilão.

O VALOR DA QUALIDADE

Podemos usar este exemplo para ilustrar um ponto importante.

O que acontece se um anunciante aumentar seu índice de qualidade tendo, por exemplo, um anúncio mais relevante?
Bem, tomemos o anunciante um. Suponha que seu índice de qualidade suba para dez, aí a classificação do seu anúncio subirá para 40.

O que acontecerá com seu preço? O preço que ele tem que pagar cairá para US$2,40.

Portanto, aumentando o índice de qualidade você diminui o preço a ser pago por clique.

Fonte: Google Ads

Acesse AQUI para ver a ferramenta da Clinks que simula qual será a posição do seu anúncio no Google e valor do clique, bem como dos seus “concorrentes” que aparecerão junto com seu anúncio.

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