Conheça o CPP, Custo Por Ligação, opção de lance para chamadas telefônicas do Google Ads
Nota: Este tipo de lance não está mais disponível no Google Ads.
– Para aqueles que desejam, não somente tráfego para seu website, mas também obter chamadas telefônicas para sua empresa, o Google Ads oferece um lance voltado para ligações: o Custo Por Ligação. A sigla é CPP (do inglês, Cost Per Phone Call) e é uma opção muito bem-vinda para aqueles que vendem tanto serviços quanto produtos.
– Visto que os Links Patrocinados também podem ser clicados, direcionando os usuários para as Páginas de Destino do seu website, você deve continuar utilizando o Custo Por Clique (CPC). Adicionalmente, você pode definir um lance para chamadas telefônicas por meio do CPP.
Porque Ativar o CPP
– Para tanto, você precisa gerar um número de encaminhamento do Google. Este número de telefone passará a ser exibido em seus Links Patrocinados. Assim, inicialmente, será necessário a configuração da extensão de chamada.
– Quando o internauta efetua a ligação para tal número, ele é automaticamente encaminhado para o telefone de sua empresa. As ligações para este número especial passam a ser registrados pelo Google Ads, o que permite uma clara mensuração dos resultados obtidos, e estabelecimento de novas estratégias. A partir destes registros, você pode ver quantas pessoas ligaram para este número, além de obter maiores detalhes, tais como horário e duração da chamada.
– Por meio dos relatórios do Google Ads, também é possível identificar o grupo de anúncio que gerou a chamada.
Qual o Custo do CPP
– Assim como acontece com qualquer outra opção de lance do Google Ads, um bom lance melhora as chances de seus Links Patrocinados ficarem bem posicionados. No caso do CPP, existe uma taxa mínima que é de R$ 2,00 por ligação. Lembrando que, em adição a este lance, você precisará definir normalmente seu Custo Por Clique. Se o usuário clicar no anúncio, você pagará no máximo o valor definido em seu CPC. Se o usuário ligar para o número de encaminhamento que aparece em seu Link Patrocinado, então você pagará no máximo o valor do CPP.
– Lembre-se que o CPP afeta seu Índice de Qualidade. Isto significa que quanto mais as pessoas ligarem para o número de encaminhamento, melhores serão as chances de seu Link Patrocinado ficar bem posicionado nos resultados de pesquisa do Google. O que nos leva a concluir que até mesmo as atividades de sua empresa no mundo off-line (tais como um bom atendimento) podem impactar positiva ou negativamente seu Índice de Qualidade junto ao Google Ads.