O Dia dos Pais é comemorado em diversas partes do mundo, em diferentes épocas do ano. No Brasil, ocorre sempre no segundo domingo de Agosto.
Trata-se de uma época visada por comerciantes, visto que as buscas e compras de presentes aumentam a cada ano. Segundo dados do Google, em termos de vendas, o dia dos pais está entre as datas mais rentáveis para o comércio físico e online.
Você também pode aproveitar esta demanda para anunciar no dia dos pais, divulgando seus produtos e serviços nesta época de grandes vendas para o varejo.
Com o marketing certo, você consegue alcançar metas valiosas, tais como:
Neste artigo, veja os mais importantes dados sobre como os internautas estão pesquisando presentes para os pais.
Veja também dicas sobre como anunciar seus produtos no dia dos pais.
Segundo dados do Serasa Experian, as vendas no dia dos pais tiveram dois anos de queda (2015 e 2016). Após isso, no entanto, a data sazonal mostrou uma retomada do desempenho das vendas.
Em pesquisa do Google, nota-se que o brasileiro está disposto a gastar mais nesta importante data do calendário comercial.
Cerca de 38% dos entrevistados disseram que planejam gastar mais no dia dos pais do que no ano anterior.
Uma informação útil para o comércio nesta data, é identificar onde as pessoas desejam passar a data comemorativa.
A grande maioria diz que pretende passar em casa.
De que forma isto é relevante para o comércio? Esta informação oferece uma grande oportunidade para o setor de comidas e bebidas. Assim, é possível criar ações de marketing divulgando esses produtos para as famílias que comemorarão o Dia dos Pais em casa.
Para presentear seus pais, a maioria dos consumidores ainda segue a máxima de deixar tudo para a última hora.
Estudos mostram que 41% das pessoas compram os presentes na véspera ou no dia.
Ainda assim, como visto no gráfico acima, uma grande parte dos consumidores realizam suas compras bem antes da data.
Por isso, as empresas que desejam anunciar no Dia dos Pais devem iniciar suas ações de marketing bem antes da data comercial.
Se você tem um e-commerce, lembre-se que cerca de 21% dos consumidores realizam suas compras para o dia dos pais pela internet.
No entanto, a maioria ainda preferem as compras presenciais. O que explica este comportamento? Em grande parte, isto se dá por algo que já mencionamos: a maioria dos consumidores deixam para comprar o presente na véspera ou no próprio dia. Por isso, diante da pressa em adquirir um presente a tempo, tais consumidores costumam recorrer às lojas físicas.
Assim, estes números revelam que existe um grande espaço para crescimento.
Com o crescimento da confiança do consumidor nas compras online, o número de transações na internet deve continuar crescendo, ano após ano.
Mas, se você tem um e-commerce, existem algumas coisas que você pode fazer para atrair os consumidores.
Prazos curtos de entrega é um dos aspectos. Visto que a maioria deixa para a última hora, é preciso oferecer uma entrega rápida.
Neste respeito, disponibilizar a opção de retirar na loja é uma vantagem atraente para este público.
Além disso, oferecer frete grátis, descontos e preços convidativos também contribuirão para atrair um maior número de interessados para sua loja virtual.
Se você quer aumentar suas vendas no dia dos pais, precisa anunciar sua empresa no Google.
Isto se dá porque grande parte dos consumidores pesquisam por presentes no mecanismo de busca do Google.
E essas buscas tendem a crescer à medida que nos aproximamos da data comemorativa.
No Google, você exibe seus anúncios (conhecidos como Links Patrocinados) somente quando as pessoas estiverem pesquisando pelos produtos oferecidos por sua loja.
Existem dois formatos de anúncios exibidos na busca do Google: anúncios de texto e anúncios do Google Shopping.
Os anúncios de texto são escritos de forma personalizada, levando em consideração o que os clientes digitam em suas buscas. Por exemplo, quando pesquisarem por “presente dia dos pais” ou “promoção dia dos pais”, você exibirá um anúncio criado especificamente para estas pessoas, conduzindo-as até seu site.
Os anúncios do Google Shopping, por sua vez, exibem outras informações valiosas para quem está pesquisando por um produto.
E você só paga quando as pessoas clicarem no seu anúncio.
Em resumo: você só exibe anúncios para pessoas interessadas, e só paga quando as pessoas se interessarem pelo seu anúncio a ponto de clicarem nele, e visitarem seu site.
Além disso, os anúncios do Google Ads também podem ser exibidos em diversos sites onde as pessoas navegam, incluindo o YouTube.
Não basta exibir os presentes que os filhos procuram. Você precisa ajudá-los a encontrar os presentes certos.
Devido às suas dúvidas, as pessoas precisam de inspiração para encontrar o presente certo. Cabe às marcas encontrar essas pessoas com os anúncios certos na hora certa, ajudando os clientes indecisos a fazerem suas escolhas.
Grande parte desta indecisão se dá porque os filhos não sabem exatamente o que seus pais desejam ganhar. E esta falta de sintonia pode prejudicar a escolha do presente certo.
Por exemplo: entre os presentes mais procurados pelos filhos, o segundo lugar é ocupado pela categoria Perfumes e Cosméticos. No entanto, esta categoria está em 5° lugar entre as preferências dos pais quanto ao que ganhar.
Que imagem dos pais sua publicidade pretende projetar na internet?
Esta pergunta é muito importante, afinal, a maioria dos pais não se sente representada pelo marketing, atualmente.
A imagem de pai perfeito ou de pai rígido pode ter o efeito contrário do esperado.
A realidade é que os pais de hoje em dia têm uma participação muito mais ativa na criação dos filhos. A imagem de pai provedor que participa na criação dos filhos somente de forma coadjuvante está ultrapassada.
Com todos estes dados compartilhados, percebemos que existe um grande potencial para ser aproveitado no ambiente publicitário.
A publicidade no Dia dos Pais ainda precisa ser melhor explorada. Agora é a grande oportunidade para sua empresa vender mais, aumentar a lembrança de sua marca e conquistar a lealdade dos clientes.
Por meio das agências Google Partner (agências certificadas pelo Google) você poderá iniciar hoje mesmo uma estratégia para vender mais no dia dos pais.
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