Estratégias de Marketing Para Anunciar no Carnaval Com o Google Ads

30/01/2019 by in category Datas Comerciais with 0 and 0
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Quais são as oportunidades que o carnaval oferece para empresas do turismo e e-commerces? Neste artigo, veja porque e como anunciar no Carnaval.

O carnaval representa uma sazonalidade muito esperada pelos brasileiros, e também pode ser para você, empresário ou profissional de marketing. Na verdade, o Carnaval é um feriado não somente agitado, mas também muito lucrativo no Brasil.

Quais são as boas práticas para as empresas que querem anunciar no Carnaval? E o que o Google Ads oferece para esta sazonalidade?

O Interesse Pelo Período

A expectativa do mercado durante este período é muito grande. A economia se aquece.

De fato, o turismo está entre os setores mais fortemente impactados pela época de Carnaval. Por isso, alguns segmentos que veem seus negócios aumentar são hotéis, pousadas, bares e restaurantes.

Dados internos do Google mostram que as pesquisas por Carnaval tem um aumento maior a partir de Janeiro. O pico acontece na época do feriado. Assim, são dezenas de milhões de buscas no Brasil, durante este período. E as buscas crescem ano a ano.

Crescimento do interesse por carnaval

E são dezenas de milhares de termos relacionados a carnaval que as pessoas utilizam em suas buscas. Estes termos podem ser usados por sua empresa para exibir anúncios relevantes para seu público-alvo.

Escolher as Palavras-chave Certas

É importante destacar que palavras-chave relacionadas aos destinos de carnaval conseguem gerar uma quantidade maior de cliques. Além disso, estas palavras-chave possuem um custo por clique (CPC) inferior do que as buscas genéricas por destinos.

Assim, se você possui um hotel em Salvador, neste período, não se concentre em apostar em termos genéricos como “Hotéis em Salvador”. Palavras-chave como “hotéis carnaval em salvador” ou “carnaval salvador” são muito maiores durante este período, além de mais baratas.

A Grande Oportunidade Para Empresas de Turismo

Segundo dados internos do Google, o período entre o ano novo e o carnaval registram um grande crescimento no interesse das pessoas por viagens e turismo.

A imagem abaixo mostra alguns segmentos do turismo que são fortemente impactados pelo Carnaval. O percentual indica o crescimento das buscas sobre estes serviços em relação a outros meses do ano:

Crescimento da categoria turismo durante carnaval

Além disso, os destinos variam de acordo com os estados de origem. Por exemplo, em São Paulo, o carnaval impulsiona as buscas para Ubatuba e Guarujá. Quando as buscas são em outros lugares, o local de destino costuma ser diferente.

Destinos mais procurados durante carnaval

Se você é do ramo da hotelaria e turismo, esta é uma dica importante. Afinal, você pode criar campanhas altamente personalizadas, destacando estes destinos.

Outros Segmentos Que Vendem Mais no Carnaval

Outros segmentos devem aproveitar este período.

Muitos e-commerces possuem produtos que são utilizados por turistas e foliões durante o Carnaval. Alguns destes produtos são:

  • Protetor solar
  • Produtos de maquiagem
  • Toalhas
  • Câmeras fotográficas
  • Roupas de verão

O Google Ads possui uma plataforma que ajuda a dar visibilidade especialmente para produtos: é o Google Shopping.

Com estas campanhas, você consegue exibir seus produtos no momento em que os foliões estiverem pesquisando por seus produtos, exibindo fotos, preço e outros detalhes do produto diretamente no anúncio.

Além disso, até mesmo segmentos que parecem não ter relação com o Carnaval podem aproveitar o período. Por exemplo, um dentista pode usar de criatividade e veicular uma campanha na Rede de Display sobre a importância dos dentes bem cuidados durante o carnaval. Isto pode gerar interesse entre os foliões antes do carnaval, e proporcionar mais clientes para seu consultório.

Anunciar na Busca do Google e Em Toda Internet

O Google Ads é uma plataforma ampla para criação de anúncios. Você pode criar seus Links Patrocinados não somente para o mecanismo de busca, mas também para os sites parceiros que integram o time da Rede de Display. Assim, você consegue alcançar seu público-alvo independentemente de onde ele esteja na internet.

Por exemplo, se sua empresa vende fantasias, você pode aproveitar a grande demanda durante este período. Em média, 7% das buscas sobre carnaval estão relacionadas a fantasias. Assim, é possível adicionar palavras-chave tais como “comprar fantasias” às suas campanhas. Desta forma, quando as pessoas utilizarem estes e outros termos parecidos em buscas no Google, um Link Patrocinado de sua empresa será exibido em destaque.

Ainda neste exemplo, o mesmo pode ser feito com relação à Rede de Display. Segmentando as categorias certas, seus anúncios serão exibidos para pessoas que estiverem navegando em outros sites. Assim, quando elas acessarem sites com informações sobre como comprar fantasias ou Carnaval, poderão ver seu anúncio gráfico.

A Importância de Anúncios de Carnaval Estarem nas Primeiras Posições

Quer que sua empresa tire o maior proveito das buscas por carnaval no Google?

Para isso, seus anúncios de Link Patrocinado devem estar nas primeiras posições, preferencialmente.

De modo geral, anúncios exibidos no alto dos resultados do Google costumam receber até 18 vezes mais cliques que os demais.

Anúncios nas primeiras posições

Se você já possui campanhas segmentadas para o Carnaval, convém fazer esta análise: seus Links Patrocinados estão aparecendo nos primeiros resultados para pesquisas relacionadas? Se não, você precisa de ajuda.

Não Esqueça o Mobile ao Anunciar no Carnaval

Grande parte do carnaval acontece nas ruas. O mobile também. Por isso, cresce a cada ano o número de pessoas que utilizam smartphones para realizarem buscas sobre o carnaval.

Campanhas direcionadas para o mobile permitem mostrar a mensagem certa para seu público-alvo independentemente de onde ele esteja.

Por exemplo, uma pessoa está em um bloco de carnaval e pesquisa em seu smartphone sobre restaurantes nas imediações. O restaurante próximo que estiver anunciando nos Links Patrocinados conseguirá atrair a atenção desta pessoa, e conseguirá um cliente.

Pense também nos turistas e foliões nos blocos de rua que procuram um hotel próximo para passar os próximos dias. Campanhas que destacam o endereço e ajudam os turistas a chegar ao hotel gerarão mais negócios.

Sendo assim, pense mobile ao anunciar uma empresa no Carnaval.

As Vantagens de Anunciar no Carnaval

Há grandes vantagens em anunciar no Carnaval. Como visto, as pessoas estão mais propensas a gastar e viajar durante este período. Por isso, seu investimento em Google Ads valerá a pena.

Se quiser começar hoje a desenvolver estratégias para o carnaval, você pode aproveitar uma ajuda especializada.

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