– Em início de ano, muitas empresas renovam planos, expectativas, projetos, estratégias, etc. Neste fluxo de mudanças, muitas aproveitam para renovar o visual e design do site e das páginas de destino anunciadas no Google Ads.
– Neste processo, a realização de testes A/B é de extrema importância. Isto se dá especialmente devido a diversos conceitos que são assumidos (talvez até inconscientemente) por varejistas e profissionais de marketing, e que podem colocar em risco o bom desempenho dos Links Patrocinados de um comércio eletrônico.
– Assim, como não ser enganado por conceitos pessoais ou assimilados de outros ao renovar o visual do seu site?
– É verdade que existem pessoas que oferecem resistência ao “novo”, sendo pouco adeptas a mudanças. Este comportamento pode resultar em sites obsoletos, que não acompanham o surgimento de novas tecnologias e muito menos adaptam-se aos novos hábitos do público-alvo.
– Mas há também o perigo de ocuparmos o outro extremo: sermos facilmente conquistados por aquilo que se apresenta como novidade. Se um comerciante online tiver esta tendência, talvez encare automaticamente o novo visual do seu e-commerce como melhor que o anterior.
– Mas, por mais óbvio que seja dizer isso, o novo e o diferente nem sempre são os melhores. Por isso, testes são tão importantes. Implementar uma ideia nova sem antes testá-la é colocar as estratégias de Links Patrocinados e as taxas de conversão do seu site em sério risco.
– Uma das falhas perpetuadas na otimização visual das páginas anunciadas no Google Ads é guiar-se pelo princípio: se parece visualmente bom para mim, portanto, é bom para meus clientes. Isto é perigoso porque existe uma grande possibilidade do conceito do varejista divergir dos seus clientes. O novo design do website pode ser perfeito para a empresa que anuncia no Google, mas será que os consumidores terão a mesma impressão? A página oferece potencial para mais engajamento e aumento das conversões – objetivo primário de quem anuncia nos Links Patrocinados do Google?
– Profissionais do marketing podem até mesmo ser afetados pelo que é chamado viés de confirmação ou viés confirmatório. Trata-se de um pensamento onde se dá maior atenção ao que confirma uma crença ou expectativa, ao mesmo tempo em que se ignora aquilo que o contradiz. Neste cenário, um profissional pode prestar atenção somente aos dados e informações que confirmam sua opinião preexistente.
– Mas quando se trata de renovar o visual de um site (e em muitos outros campos da vida), é necessário despir-se dos conceitos preconcebidos e estar disposto a assimilar novas ideias.
– De fato, existem muitos sites que apresentam fatores como boas práticas para criar um bom design para suas páginas de destino. E muito do que é apresentado pode ser a solução perfeita para aumentar o número de suas conversões ao anunciar no Google.
– No entanto, lembre-se que aquilo que funciona para um segmento de mercado, ou para um grupo de consumidores, pode não ter o mesmo efeito para outro. Um estudo não pode ser encarado como a palavra final. Seria melhor se você o encarasse no máximo como uma orientação, ou uma inspiração para seu próximo teste A/B. Mas nunca como a palavra definitiva.
– Assim, não confie cegamente em estudos e autoridades na internet. Não confie cegamente em suas preferências pessoais. Muito melhor é confiar em dados reais recolhidos a partir de experiências realizadas com seus clientes. Assim, você terá maior convicção de que, se decidir renovar o visual do seu site no novo ano, a mudança será para melhor.
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