Todo empresário e profissional de marketing almeja conquistar a lealdade dos clientes. Mas não é mais possível obter isso utilizando somente as mesmas regras e boas práticas de alguns anos atrás.
O cenário em que estamos inseridos hoje é muito diferente. O empoderamento concedido aos consumidores por meio da internet e do mobile mudou a forma destes se relacionarem com as empresas.
As expectativas deles são diferentes. E aquilo que eles desejam e esperam das empresas também. Nunca antes foi tão importante o foco na qualidade para gerar lealdade.
Neste artigo, veja o que mudou na vida dos consumidores e como isso afetou a forma deles demonstrarem sua lealdade às marcas.
Um dos fatores responsáveis pela mudança da lealdade das pessoas às empresas é o surgimento e proliferação de novas marcas.
Sabe aquela empresa que era conhecida apenas na sua região de atuação, talvez uma cidade ou somente em um bairro? Pois é, agora esta mesma empresa pode ser encontrada por consumidores em qualquer canto do planeta, por meio da internet.
Sua concorrência nunca foi tão grande. E muito mais virá pela frente.
Portanto, mais opções afetaram a lealdade dos consumidores. Este é um dos fatores que despertaram a indecisão nas pessoas.
A indecisão dos consumidores é um reflexo direto do aumento do número de marcas.
Mas não é somente isso. Existe também o aumento no número de opções de produtos e serviços.
Pense em um consumidor que hoje faz uma pesquisa para comprar uma máquina de lavar. As variações não estão somente na marca e na capacidade das máquinas. Diversas características técnicas fazem com que o número de opções de máquinas de lavar multiplique, e o consumidor fica totalmente indeciso.
Com o poder de pesquisa em suas mãos, os consumidores fazem suas buscas. E à medida que buscam um produto ou serviço, se deparam com novas opções que nem sequer faziam ideia de existir, o que contribui para aumentar a indecisão.
Diversas opções não apenas deixam as pessoas indecisas, mas também muito confusas. Por isso, você deve garantir que os consumidores não se esqueçam de você. Isto pode ser feito por meio das campanhas de Remarketing do Google Ads. Com o Remarketing, você consegue exibir anúncios personalizados para pessoas que visualizaram seus produtos, à medida que elas navegarem em outros sites ou utilizarem outros aplicativos.
O poder está nas mãos dos consumidores. Eles podem obter informações sobre o que quiserem, a qualquer momento. E eles fazem questão de colocar este poder em prática.
Como vimos no item anterior, as diversas opções fazem com que os consumidores fiquem indecisos. E isto leva a um novo comportamento. Em vez de simplesmente comprar de uma marca por lealdade, os consumidores pesquisam mais e mais.
E esta pesquisa passa por diversas etapas. As pessoas exploram o mecanismo de busca do Google, visitam diversos websites na internet, assistem vídeos no YouTube, e muito mais.
O que você precisa fazer é garantir que sua empresa seja encontrada em todas estas etapas. Como estão suas estratégias de marketing neste respeito? Se fizermos hoje uma pesquisa sobre o produto ou serviço que você oferece, você será encontrado no Google, na Rede de Display e no YouTube?
Se não, você precisa repensar suas estratégias de marketing digital, urgentemente.
A realidade hoje é de consumidores exigentes. E a exigência dos consumidores está na experiência personalizada que eles esperam que as marcas ofereçam.
Isto significa que as pessoas desejam encontrar produtos que atendam exatamente às expectativas delas. Ou seja, produtos que sejam o que elas realmente precisam.
Como você consegue isso?
Por meio das palavras utilizadas pelos consumidores em suas buscas no Google, é possível saber exatamente o que elas precisam. É o momento de exibir o anúncio de Link Patrocinado certo.
No entanto, muitas empresas procuram simplificar este processo e criam um anúncio padrão para ser exibido em diversas consultas. Mas isto está longe de oferecer a experiência personalizada que os consumidores esperam.
Portanto, se quiser a lealdade do seu público-alvo, certifique-se de criar anúncios personalizados de acordo com a consulta de cada usuário, apontando para as páginas de destino certas.
Uma pesquisa do Google apontou que 67% dos usuários de smartphones estão mais propensos a comprar de uma marca cujos sites e apps personalizam suas experiências de acordo com o local geográfico em que se encontram.
Seu marketing digital está adaptado para oferecer experiências personalizadas para consumidores exigentes?
Uma agência Google Partner poderá ajudá-lo nesta e em outras tarefas.
Assim, você dará os passos necessários para conquistar a lealdade dos consumidores nesta nova era em que vivemos.
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