Biblioteca Compartilhada do Google Ads – Como esta ferramenta pode te ajudar a vender mais no Google?

22/02/2021 by in category Dicas, Ferramentas with 0 and 1
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O que é a Biblioteca Compartilhada do Google Ads? E que proveito as empresas que anunciam no Google podem tirar desta ferramenta?

A Biblioteca Compartilhada do Google Ads é uma ferramenta que facilita a gestão dos anúncios no Google. Mais do que isso, se você usar este recurso da forma certa, vai conseguir tirar o máximo proveito das suas campanhas. Em outras palavras, vai vender mais no Google.

Por isso, confira o que é a Biblioteca Compartilhada e como usá-la para melhorar o desempenho dos seus anúncios.

Biblioteca Compartilhada – Para que serve?

A Biblioteca Compartilhada compartilha configurações entre diferentes campanhas e grupos de anúncios. Assim, ela facilita a vida de quem administra a conta no Google Ads. Além disso, ajuda com que você compartilhe uma boa configuração com diversas campanhas.

Para acessar a Biblioteca Compartilhada, clique em Ferramentas e você vai ver as 6 categorias:

  • Gerenciador de públicos-alvo.
  • Estratégias de lance.
  • Listas de palavras-chave negativas.
  • Orçamentos compartilhados.
  • Grupos por locais.
  • Listas de exclusões de canais.

biblioteca compartilhada como acessar

Assim, vamos ver para que serve cada uma delas.

Itens da Biblioteca Compartilhada do Google Ads

1. Gerenciador de públicos-alvo

O gerenciador de públicos-alvo fornece listas de públicos-alvo. Ou seja, ali você consegue criar listas de Remarketing e acessar ideias de públicos do próprio Google para exibir os anúncios.

A ferramenta segmenta os usuários com base em seu interesse e interação com um site. Isto significa que você pode criar listas de audiências levando em consideração como o público chegou ao seu site e como ele se comportou.

2. Estratégias de lance

Estas são as estratégias de lances de portfólio. Isto significa que quando você cria uma estratégia de lances, ela é armazenada na Biblioteca Compartilhada para que você possa usá-la em outras campanhas, grupos de anúncios e palavras-chave.

As estratégias que você pode usar como portfólio são os lances inteligentes: CPA desejado, ROAS desejado, Maximizar conversões, Maximizar o valor da conversão, Maximizar cliques e Parcela de impressões desejada.

3. Listas de palavras-chave negativas

Imagine gerenciar diversas campanhas com milhares de palavras-chave negativas. Imagine o tempo necessário para isso e os problemas de gestão que podem aparecer.

Para facilitar a criação de palavras-chave negativas, existe esta opção na Biblioteca Compartilhada. Você pode criar uma lista de palavras-chave negativas e aplicá-la a várias campanhas, de uma só vez.

Por exemplo, pode ser que independentemente de qual campanha você tenha, todas elas compartilham termos que você precisa negativar, como “grátis” e “gratuito”. Como a Biblioteca Compartilhada, você consegue compartilhar esta lista com outras campanhas.

Assim, se você alterar esta lista, adicionando ou excluindo palavras-chave negativas, o Google vai aplicar as alterações a todas as campanhas de forma automática.

4. Orçamentos compartilhados

Esta opção ajuda a impedir que suas campanhas deixem de rodar por falta de orçamento.

Ela permite que o Google pegue o orçamento não utilizado em uma campanha e realoque em outra.

Por exemplo: digamos que você tenha duas campanhas, A e B. Cada uma delas tem um orçamento diário de R$ 100,00. Em certo dia, a campanha A gasta apenas R$ 70,00. No mesmo dia, o Google interrompe a exibição da campanha B por falta de verba. Com os orçamentos compartilhados, o Google transferiria os R$ 30,00 que sobraram da campanha A para a campanha B.

5. Grupos por locais

Aqui temos configurações de locais geográficos que você pode aplicar a diversas campanhas.

Assim, em vez de selecionar locais individuais, você consegue aplicar diversos locais de um grupo às campanhas locais e também às extensões de local. E tudo feito de forma simples e rápida.

6. Listas de exclusões de canais

Alguns canais da Rede de Display podem consumir sua verba e trazer poucos resultados.

Por isso, na Biblioteca Compartilhada você consegue listar e excluir estes canais. Esta parte funciona como uma lista de palavras negativas, mas voltada para canais.

E a melhor parte é que você aplica estas exclusões a diversas campanhas de uma só vez.

Biblioteca Compartilhada – Vantagens de utilizá-la

Portanto, diante do que vimos, fica claro que uma das vantagens de usar a Biblioteca Compartilhada do Google Ads é a economia de tempo.

Afinal, as empresas costumam ter diversas campanhas ativas no Google. Gerenciar uma por uma é trabalhoso. Mas, você pode evitar grande parte deste trabalho com a biblioteca compartilhada.

Além disso, a ferramenta permita que você aplique configurações a diversas campanhas de forma simultânea. Ou seja, uma estratégia que está dando resultados em uma campanha pode trazer os mesmos resultados para as demais campanhas.

De fato, a Biblioteca Compartilhada facilita a otimização dos seus anúncios no Google. Em outras palavras, isto significa vender mais.

Mas, se quiser saber mais sobre os anúncios no Google, confira o manual completo sobre Google Ads.