– Para qualquer campanha de marketing, a boa experiência do cliente sempre deve ser o ponto principal da mensagem, conteúdo e estratégias para divulgação (onde os anúncios serão exibidos, para quem, em quais circunstâncias, em quais horários, etc).
– Essa necessidade de criar um marketing tão personalizado para os clientes levou (e continua levando) ao surgimento de diversos princípios que colocam o cliente no centro das atenções. Este é o caso do Customer First.
– Você já ouviu falar no Customer First? Sua empresa está atendendo aos elementos característicos deste pensamento corporativo? Como o Google Ads pode ajudá-lo a colocar o Customer First em prática?
– O nome, por si só, já é autoexplicativo. Customer First objetiva colocar o cliente em primeiro lugar. Mas o que isso significa, na prática?
– Para muitas empresas, colocar o cliente em primeiro lugar significa criar um marketing capaz de influenciar seus prospectos a comprar os produtos/serviços; em seguida, fazer com que os compradores se tornem clientes leais. Mas note que este princípio coloca a empresa em primeiro lugar: seu objetivo em influenciar pessoas na web e torná-las clientes.
– O Customer First, porém, dá um passo além. Ele faz com que a empresa molde o produto e serviço que está oferecendo de acordo com aquilo que o cliente deseja. A empresa se apresenta quando os clientes precisam dela – não há uma presença invasiva da marca que incomoda os usuários. A empresa poderá ser contatada pelo cliente por diversas plataformas e canais.
– Customer First não se trata apenas de vender, mas de ser uma solução para as pessoas. Envolve se preocupar com a criação, e não apenas com o reconhecimento.
– A diferença pode parecer muito sutil, quase imperceptível. Mas, na prática, influencia profundamente o público-alvo. Se sua empresa estiver atenta não apenas em querer vender, mas quanto ao que, como e quando oferecer, demonstrará de forma mais plena que o cliente está em primeiro lugar.
– E isto, por sua vez, aumentará as chances de você efetuar boas vendas, ser lembrado nos momentos mais importantes e conquistar a lealdade dos clientes.
– Portanto, Customer First começa com a percepção de que os desejos e objetivos da empresa talvez não sejam os mesmos dos clientes. Assim, tal pensamento corporativo exige conhecer as necessidades do cliente.
– Mas isto não é nada fácil em nossa era digital. Por quê? Especialmente pelos hábitos dos consumidores mudarem muito facilmente.
– Para que você aplique de forma bem-sucedida o Customer First, você precisará de alguns detalhes importantes sobre seu público-alvo, por exemplo:
– Note que alguns destes detalhes podem mudar de uma hora para outra. Por isso, os dados que você possui hoje sobre seus clientes podem ser bem diferentes do que você tinha até poucos meses atrás.
– Portanto, aplicar de forma contínua o princípio do Customer First, envolverá ter dados sempre atualizados sobre aqueles que são o foco principal deste pensamento: os clientes.
– Uma das características principais do Google Ads é exatamente sua orientação para os objetivos e as necessidades dos clientes.
– Por exemplo: na rede de pesquisa (Search), os anúncios de Links Patrocinados são exibidos de acordo com o contexto da busca dos usuários. Em vez de apresentar uma publicidade aleatória, mostrando interesse somente na empresa, o Google Ads prioriza os usuários, exibindo anúncios que estejam diretamente relacionados com suas buscas.
– Isto faz com que o usuário se sinta priorizado, e não explorado, invadido.
– Como mencionado no artigo Como Fidelizar Clientes:
“Estabelecer relacionamentos e gerar fidelidade envolve conhecer algumas características habituais dos clientes. O Google Ads possui um avançado sistema que permite capturar dados comportamentais dos clientes, além de informações demográficas”.
– As campanhas de Links Patrocinados são criadas de acordo com o perfil dos clientes. Os relatórios do Google Ads trazem todos os detalhes sobre o público-alvo necessários para criar uma publicidade focada no cliente.
– Isto permite construir uma publicidade centrada no cliente, o que contribui para aumentar as vendas.
– Por exemplo: segundo o Google, uma empresa de telecomunicações, ao utilizar relatórios do Google Ads, descobriu que entusiastas do ciclismo tem 2x maior probabilidade de adquirir a assinatura de um plano de telefonia celular. Ao focar este público e sua real necessidade, a empresa conseguiu dobrar o número de vendas.
– O Google Ads pode ser exibido em diversos canais (incluindo seu mecanismo de busca, sites parceiros, YouTube, Gmail, e muito mais). Isto faz com que a empresa possa ser facilmente encontrada pelos clientes, quando eles mais precisarem de você, independentemente de onde eles estejam na web.
– Como mencionado, os hábitos dos clientes estão sempre sujeitos a mudanças. Portanto, a publicidade precisa ser constantemente adaptada. Isto significa que uma campanha de Links Patrocinados nunca pode ficar entregue ao piloto automático.
– Um analista de Links Patrocinados é responsável por criar, mensurar, avaliar e otimizar as campanhas do Google Ads. A cada dia, os relatórios trazem dados atualizados sobre as rotinas dos clientes que você deseja alcançar. E quanto mais conhecer o cliente, mais fácil será personalizar sua experiência na internet.
– Como visto, no Customer First, a marca não é o centro do marketing. O cliente, sim.
– Trata-se de um grande desafio adaptar todo o marketing para esta realidade. Mas o esforço valerá a pena. Além disso, o Google Ads e suas agências digitais certificadas possuem o conhecimento e as ferramentas certas para extrair todas as informações sobre seus clientes, e adaptar a publicidade de sua empresa.
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