Como Aumentar as Vendas de Fim de Ano

26/07/2021 by in category Datas Comerciais, Dicas with 0 and 2
Home > Blog > Datas Comerciais > Como Aumentar as Vendas de Fim de Ano

A temporada para as vendas de final de ano está aberta! Veja que estratégias usar para se preparar desde já para aumentar suas vendas no fim de ano.

As vendas acontecem no final do ano, mas o varejo começa a se preparar cedo. Na verdade, quanto mais cedo, melhor.

E no seu caso, o que você pode fazer para ajustar suas estratégias de marketing a fim de vender mais no final do ano?

Este guia vai te ajudar a se preparar para a maior temporada de vendas do varejo.

Como se preparar para aumentar as vendas de fim de ano

1. Apareça quando as pessoas procuram seus produtos no Google.com

Na busca de presentes para o final do ano, grande parte dos consumidores fazem buscas no Google.com.

Por isso, para aumentar suas vendas de fim de ano, você precisa garantir que seus produtos apareçam quando as pessoas procuram por eles.

aumentar vendas fim de ano anunciando no Google

Assim, você precisa criar uma campanha de anúncios no Google Ads e começar a rodá-la cedo no ano.

Estes anúncios são conhecidos como Links Patrocinados.

2. Apareça quando as pessoas buscam inspiração

Você sabia que a maioria das pessoas procura por ideias do que presentear parentes e amigos?

Isto significa que exibir banners gráficos e vídeos em sites e aplicativos é uma excelente estratégia para aumentar as vendas de fim de ano.

Assim, apresente ideias de presentes para pessoas que estão pesquisando ativamente na internet.

O Google possui uma meta de campanha chamada “Alcance e reconhecimento da marca”. Campanhas com esta meta têm como objetivo atingir um público amplo e educá-lo para que conheça sua marca. Assim, quando os clientes tomam a decisão de comprar, sua marca pode vir de imediato à mente deles.

3. Exiba anúncios no YouTube

A maior plataforma de vídeos do mundo também é parada obrigatória para quem busca inspiração de presentes de final de ano.

De fato, muitos clientes acessam o YouTube para assistir vídeos de unboxing e sobre avaliação dos produtos.

E você sabia que pode até mesmo escolher vídeos específicos no YouTube para exibir seus anúncios em vídeo?

Por exemplo, você pode exibir anúncios de um novo smartphone em um vídeo sobre avaliação de celulares.

Portanto, uma estratégia para aumentar as chances de sucesso no final de ano é divulgar sua empresa no YouTube.

11 dicas para melhorar as vendas de final de ano

1. Comece cedo no ano

A primeira dica é a mais óbvia. Quanto mais cedo você inicia sua publicidade, melhor.

Mas, por que isso é tão importante?

Primeiro, porque as pessoas começam cedo a pesquisar produtos para comprar no final de ano.

Segundo, quando anuncia no Google, você tem tempo para melhorar o índice de qualidade das suas campanhas. E um bom índice de qualidade é essencial para deixar seus anúncios nas posições de mais destaque.

No entanto, se deixar para começar a anunciar muito em cima de hora, o desafio para aparecer nas melhores posições é muito maior.

2. Use acompanhamento de conversões em suas campanhas

O acompanhamento de conversões ajuda o Google a entender quando seus anúncios geraram vendas.

Com este recurso, você alimenta a inteligência do Google para que ele consiga otimizar seus Links Patrocinados. Assim, o Google aprende qual imagem, título ou descrição mostrar e em quais momentos.

3. Dê tempo para a inteligência do Google aprender

O aprendizado do Google leva algumas semanas para entender o desempenho dos seus anúncios e os hábitos do seu público-alvo.

Por isso, é preciso esperar pelo menos 15 dias para começar a avaliar o desempenho das suas campanhas.

Este é um motivo adicional para você iniciar suas campanhas de final de ano o quanto antes.

4. Define metas de retorno com lances inteligentes

As campanhas inteligentes do Google Shopping procuram maximizar seu retorno financeiro de forma automática.

Mas você pode definir um retorno mínimo para cada real investido nos anúncios. Para isso, maximize o valor da conversão com um ROAS em suas estratégias de lances inteligentes.

Por exemplo, se você tem uma meta de R$ 4,00 em receita para cada R$ 1,00 investido em anúncios, você define um ROAS de 400%. Além disso, você pode ajustar o ROAS sempre que desejar.

Vale destacar que as estratégias de lances inteligentes levam em consideração mudanças no curto prazo e fazem ajustes em tempo real.

5. Não deixe suas campanhas limitadas por falta de orçamento

O Google Ads possui um recurso de orçamento diário. Esta configuração define quanto suas campanhas podem gastar por dia.

Mas, quando o valor do orçamento diário fica muito baixo, o Google pode ficar de mãos amarradas. Ou seja, talvez ele perceba excelentes momentos na temporada de fim de ano para exibir seus Links Patrocinados, mas como o orçamento é limitado, seu anúncio não aparece.

Por isso, procure dar maior flexibilidade para seu orçamento. Assim, o Google Ads consegue exibir seus anúncios nos momentos em que as chances de vendas no final de ano são maiores.

6. Crie campanhas para todos os tipos de clientes

Como mencionamos, dependendo do estágio do funil, existem clientes que sabem o que querem. Por outro lado, existem aqueles que estão indecisos.

Em suas campanhas de marketing de fim de ano, mostre que conhece seus clientes e exiba anúncios personalizados onde quer que eles estejam.

Por exemplo, em campanhas na rede de pesquisa, você pode alcançar clientes que ainda não sabem o que comprar escolhendo palavras-chave mais amplas como “presentes para black friday” ou “presentes de natal masculino”.

7. Ajude os clientes a voltar para seu site

É verdade que muitos clientes podem cair na sua página a 1ª vez e comprarem de você. Mas é bem mais provável que eles farão muitas pesquisas e avaliações de preço antes de tomar a decisão.

Por isso, você precisa garantir que os clientes lembrem de você e voltem para sua página. Até porque pode ser que você crie novas promoções antes dele se decidir.

Mas o que ajuda os clientes a voltarem?

  • Listas de desejos: adicione no seu e-commerce este recurso que permite que os clientes criem listas com produtos nos quais eles têm interesse. Assim, eles podem voltar de tempos em tempos para ver se houve variação no preço dos produtos.
  • Remarketing: você exibe anúncios de produtos específicos apenas para pessoas que visitaram a página do produto. Assim, você pode criar um anúncio com um desconto irresistível que vai aparecer somente para clientes que visualizaram um produto ou adicionaram-no no carrinho de compras.

8. Invista na comunicação

Se os clientes têm dúvidas, eles precisam de respostas. Mas a falta de opções para entrar em contato com a empresa pode atrapalhar o processo de conversão.

Por isso, invista em canais de comunicação com seus clientes. Você pode fazer isso com chat nas páginas do produto, mensagens diretas em redes sociais e assim por diante.

O importante é considerar cada questionamento dos clientes como um passo a mais para gerar uma venda nos últimos meses do ano.

9. Tenha um controle de estoque

Depois de tanto esforço para aumentar as vendas de fim de ano, surge a pergunta: você tem estoque suficiente para suprir o volume de pedidos?

Para sempre saber a resposta desta pergunta, é importante possuir um sistema em nuvem para integrar fornecedores, pedidos, entregas e estoque.

Assim, se um produto não estiver mais disponível, você pode pausar seu anúncio no Google.

10. Dê atenção aos primeiros dias do ano

Em geral, grande parte dos consumidores não fazem compras em Novembro e Dezembro esperando liquidações no início do ano seguinte.

Por isso, este é o momento para alcançar uma grande parcela de consumidores ansiosos por descontos e liquidações.

Portanto, deixe suas campanhas rodando e aproveite para criar anúncios específicos para pessoas em busca de descontos.

11. Não aceite menos do que a excelência em seus anúncios

A concorrência no e-commerce é acirrada durante todo o ano, mas nos últimos meses ela aumenta.

Por isso, lembre-se que o Google prioriza anúncios de qualidade. Quando você cria os melhores anúncios e escolhe as palavras-chave certas, você tem mais chance de aparecer em destaque nas pesquisas mais importantes para seu negócio.

É por isso que muitas empresas contratam agências Google Partner para gerenciar suas campanhas de Links Patrocinados. Além disso, uma agência Google Partner PREMIER possui toda a experiência e histórico de sucesso para te ajudar a vender mais nesta importante temporada de vendas do ano.

Comece agora mesmo sua campanha de vendas para o final de ano

Talvez você conheça a frase: “A melhor época para plantar uma árvore foi há 25 anos. A segunda melhor é agora.”

Por isso, para vender mais no final do ano, comece desde já suas campanhas de marketing digital.

Afinal, o que você plantar agora vai dar frutos nos últimos meses do ano!

Se precisar de orientação de uma agência Google Partner PREMIER, podemos ajudá-lo a criar uma estratégia para vender mais no final do ano.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso