– Ao iniciar uma campanha de Links Patrocinados, um anunciante assume total controle sobre ela, o que inclui acompanhar de perto como cada consulta tem disparado os anúncios, quais campanhas, Grupos de Anúncios e Páginas de Destino tem sido utilizadas, bem como outros detalhes relevantes.
– Naturalmente, com o passar dos dias, a campanha cresce. Novas palavras-chave são adicionadas, novos Grupos de Anúncios são criados, Links Patrocinados e Páginas de Destino se multiplicam. O controle inicial da campanha, tão convidativo, começa agora a se tornar cada vez mais complexo e raro. A desorganização pode assumir sua posição. Que tipo de problema esta falta de controle pode gerar? Diversos. Um deles é quando um único termo de consulta dispara Links Patrocinados de diferentes grupos de anúncios – e o anunciante não se dá conta disso. É este o seu caso?
– A melhor maneira de examinar se há diferentes anúncios sendo ativados pelos mesmos termos de consulta é utilizar o Relatório de Termos de Pesquisa, que pode ser baixado como uma planilha de Excel. Este relatório permite que você analise quais são os termos de consulta utilizados pelos internautas e que estão direcionando tráfego para seu site.
– No tocante ao controle sobre a campanha, o ideal seria perceber que cada termo de consulta (e variáveis próximas) estão associados a apenas um Grupo de Anúncios. No entanto, não é incomum anunciantes e consultores de Links Patrocinados se depararem com alguns, até mesmo dezenas, de grupos de anúncios sendo exibidos a partir de um mesmo termo de pesquisa. Isto é ruim para o controle que um anunciante espera ter sobre seus anúncios no Google Ads, já que ele nunca sabe que anúncios estão sendo ativados por determinado termo de pesquisa.
– Nestes casos, a solução para o problema é refinar as palavras-chave, reavaliar as correspondências utilizadas em cada uma delas, e usar palavras-chave negativas nos grupos de anúncios. Assim, por exemplo, você descartaria a possibilidade do termo de consulta “calça social” disparar os Links Patrocinados tanto do grupo de anúncios “Calça Social Infantil” quanto do grupo de anúncios “Calça Social Feminina”.
– Como mencionado, algumas palavras-chave você precisará negativar nos grupos de anúncios. No entanto, há casos em que você desejará colocar tais palavras-chave negativas em diversos grupos de anúncios ou mesmo em diversas campanhas. Neste último caso, em vez de adicionar as palavras-chave negativas em cada uma das campanhas, manualmente, seria bem mais interessante e prático criar uma lista delas e associá-la automaticamente a diversas campanhas e Grupos de Anúncios.
– Para isso, basta acessar a Biblioteca Compartilhada do Google Ads e escolher a opção Palavras-chave Negativas da Campanha. Clicando no botão Nova Lista de Palavras-chave Negativas você verá uma janela, conforme imagem abaixo.
– A grande vantagem em se utilizar esta lista é que, quando você se deparar com uma nova palavra que não deseja utilizar em nenhuma campanha, você pode adicioná-la diretamente à lista de palavras-chave negativas. Como resultado, esta palavra será aplicada automaticamente a todas as campanhas que utilizam a lista. Isto lhe garantirá ao menos duas vantagens: controle sobre suas campanhas de Links Patrocinados e uma considerável economia de tempo.
– Ter o controle sobre uma campanha publicitária significa que os anúncios exibidos serão exatamente aqueles que você deseja exibir. Se termos de pesquisa estão disparando Links Patrocinados não correspondentes, sem o seu conhecimento, isto pode representar pouca relevância para o usuário, o que acarretará em queda na taxa de cliques (CTR) e baixa conversão.
– Por isto, o controle de quais termos de pesquisa estão ativando seus anúncios é um passo vital para obter um bom retorno financeiro em suas campanhas de publicidade digital por meio do Google Ads.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2391) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2466) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2466) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)