Como Fidelizar Clientes ao Anunciar na Internet

03/11/2015 by in category Dicas with 0 and 0
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Conquistar e fidelizar clientes ao anunciar na internet envolve boas práticas antes, durante e após o processo de conversão

– Quando um cliente busca um serviço, é verdade que qualquer empresa do ramo pode realizá-lo. Mas temos de admitir que, ainda que o serviço seja relativamente simples, podemos desenvolver uma simpatia por certas empresas. Assim, sempre que precisarmos de tais serviços, recorremos a esta empresa, muito embora outras tenham plenas condições de realizar o serviço.

– O que faz com que demos preferência a determinadas empresas? Como isso deve influenciar as campanhas publicitárias no Google Ads, por meio dos anúncios de Links Patrocinados?

A Arte de Conquistar e Fidelizar Clientes

– Por que um cliente escolheu a empresa A e não a empresa B? Não devemos nos limitar ao simplismo de responder a esta pergunta com palavras mágicas como “preço”. É verdade que o preço (especialmente em tempos de crise) é determinante no sucesso ou fracasso de uma campanha publicitária.

– Mas, existem outros elementos que devem integrar uma campanha de marketing, e que vão além das promoções e anúncios, e que continuarão influenciando os clientes no futuro. Isso é vital não somente para conquistar uma conversão, mas também para fixar sua marca na memória dos clientes. Isto fará com que boas lembranças resultem em adicionais contatos lucrativos com sua empresa, no futuro.

– Assim como a prática do marketing costuma ensinar: a empresa deve entregar não apenas produtos e serviços, mas também uma excelente experiência para os clientes.

Conhecer os Clientes

– Clientes nunca podem ser vistos como figuras impessoais que chegam até sua empresa online via caminhos de bits e bytes. Estabelecer relacionamentos e gerar fidelidade envolve conhecer algumas características habituais deles.

– O Google Ads (especialmente quando combinado com a poderosa ferramenta do Google Analytics) possui um avançado sistema que permite capturar dados comportamentais dos clientes, além de informações demográficas.

– As páginas do website da empresa podem revelar muito sobre isso. Por exemplo, uma empresa de turismo cria listas de clientes de acordo com os pacotes adquiridos e, posteriormente, desenvolve campanhas de Remarketing para alcançar estes clientes com promoções personalizadas.

– Tudo isso pode ser combinado com outras pesquisas com perguntas mais pessoais (sem ser invasivo), tais como pesquisas de satisfação, para conhecer melhor os clientes e entregar Links Patrocinados ainda mais personalizados para eles.

Estar a Disposição

– Uma eficiente tática de marketing online de fidelização pós-clique em Links Patrocinados é o de estar sempre a disposição dos clientes. A tática de vender e desaparecer não é nada lucrativa a longo prazo. Mesmo empresas que mantém contato, mas somente para enviar novas promoções, podem perder oportunidade de fidelizar clientes, o que resultará em vendas futuras.

– Algumas dicas importantes:

  • Sempre esteja a disposição para solucionar problemas. O tempo de resposta é crucial em fortalecer uma relação comercial na internet.
  • Ofereça ajuda durante o processo de conversão na página de destino, talvez se colocando a disposição para esclarecer alguma dúvida sobre o produto ou serviço.
  • Gaste algum tempo com os clientes que acabaram de converter para que tenham a oportunidade de compreender como tirar pleno proveito do produto ou serviço adquirido.

Dicas para fidelização de clientes

– No entanto, é possível desenvolver esta postura de companheirismo com aqueles que ainda não são clientes, e aumentar as chances de realizar uma venda.

– Por exemplo, uma campanha publicitária no Google Ads pode oferecer ajuda para sanar dúvidas relacionadas a algum produto que o consumidor ainda pretende comprar. Assim, em vez de simplesmente anunciar o produto, você complementa a publicidade por se oferecer para sanar quaisquer dúvidas sobre ele.

– Esta disposição poderá gerar um sentimento de confiança por sua empresa, e aumentará a possibilidade de uma compra ou contrato ser firmado após o clique nos Links Patrocinados.

Combine e Sempre Aprimore as Táticas Acima

– Se utilizar as duas táticas já mencionadas você terá oportunidade de conhecer melhor seus clientes e ainda se apresentar como um companheiro, sempre a disposição para sanar dúvidas e resolver problemas.

– Mas é possível otimizar ainda mais esta postura. Especialmente com os clientes mais valiosos, empresas tem fortalecido o seu relacionamento de duas formas:

  • Enviando e-mails altamente personalizados, perguntando sobre a experiência do cliente com os produtos e serviços adquiridos;
  • Efetuando ligações para o cliente com o mesmo objetivo.

Ligações telefônicas e email para fidelização de clientes

– É evidente que, se você possui uma grande loja virtual, não poderá ligar para todos os clientes que adquirem seus produtos. Mas poderá identificar quais são os clientes mais valiosos e estabelecer uma ligação mais íntima com esses. Afinal, você não deseja que eles venham a ser conquistados por seus concorrentes diretos.

– Além disso, deixo-os sempre conhecer as atualizações e novas promoções de sua empresa ou loja virtual. Poderá utilizar as listas de Remarketing para criar anúncios direcionados para aqueles que já realizaram conversões em seu website.
– Estas são algumas formas de conquistar e fidelizar clientes, e manter a marca da empresa bem viva em sua memória, o que resultará em vendas no curto, médio e longo prazo.

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