– Como sabemos, as pessoas recorrem a internet para realizar diversas ações: busca por entretenimento, informação e oferta dos mais variados tipos de produtos e serviços. Por esta razão, quando uma empresa deixa de ter uma presença relevante na internet, ela perde a oportunidade de estabelecer novos contatos. E sem estes novos contatos fica difícil conseguir aumentar a rentabilidade.
– Mas isso não significa que o trabalho é simples. Há mais envolvido do que simplesmente criar uma identidade digital e sair colhendo os lucros. Engajamento entre usuários e a empresa envolve geração de conteúdo de qualidade. Ao mesmo tempo, é preciso estratégias bem definidas e otimizadas para alcançar os interessados nos momentos cruciais, exatamente quando estiverem em busca do que sua empresa tem a oferecer.
– Mas, especialmente se sua empresa nunca anunciou no Google, a ideia de promoção de conteúdo pode parecer pouco clara. Mas, esteja certo do valor do conteúdo para sua empresa. Ele pode conquistar internautas de forma que se tornem clientes leais. Com isso, a publicidade veiculada na internet se torna mais relevante e o retorno financeiro bem mais impactante.
– Quais são alguns princípios que você precisa estar atento ao gerar conteúdo para seu website?
– De modo geral, o marketing está muito inclinado a buscar somente pessoas que estão a um passo da conversão final. Esta é uma falha clara. No universo digital, existe uma grande quantidade de potenciais clientes que ainda não conhecem sua empresa. Muito menos o que você tem a oferecer. Este público se encontra ainda em uma fase prematura da conversão, nos estágios iniciais.
– Seu objetivo é alcançar estas personas e fortalecer sua presença como autoridade no seu campo de atuação. Esta estratégia é responsável por gerar confiança. Por sua vez, confiança resultará em vendas quando estes clientes estiverem finalmente decididos a realizar a compra. Tudo isto porque você fortaleceu sua marca no momento oportuno. Quando seu nome aparecer em uma pesquisa no Google, é mais provável que o usuário clique em seu link.
– Portanto, ao gerar conteúdo, não foque apenas promoções, como se todos estivessem a um passo da compra final. Utilize a criatividade para oferecer aquilo que as pessoas neste estágio inicial estão procurando, como informação e entretenimento.
– Quando se analisa dados analíticos é importante compreender quais são as páginas de destino que estão gerando maior envolvimento. Por exemplo, de todo o conteúdo apresentado, qual tem mantido os internautas mais tempo no site? Quais são as páginas de destino com maior taxa de rejeição? Compreender estas métricas que estão disponíveis para quem atua no web marketing é importante para otimizar sua presença online. Poderá gerar mais conteúdo que está tendo um bom desempenho junto ao seu público.
– Por meio destas métricas, você também consegue classificar as personas ao longo de todo o funil de conversão. E quanto mais personalizado for o conteúdo, maior seu potencial de engajamento.
– Uma vez gerado, um conteúdo top precisa ser facilmente encontrado pelo público-alvo. E isto independentemente de em qual estágio ele esteja no funil de conversão.
– O marketing online proporciona diversas formas de fazer isso, tais como o uso de anúncios na web (conhecidos como Links Patrocinados). Como isso é feito?
– O Google Ads utiliza diversos sinais para compreender a intenção do usuário em suas pesquisas e navegação na web. Isto envolve palavras-chave utilizadas nas pesquisas, contexto das páginas exploradas e histórico de navegação.
– Por exemplo, considere uma pesquisa que um internauta faz no Google. Ele busca informações sobre um produto ou serviço oferecido por sua empresa. De acordo com os termos de busca utilizados é possível levá-lo até um conteúdo personalizado. Se ele utiliza um termo “A” será direcionado a uma página “A”. Se utilizar um termo “B” será conduzido até uma página de destino “B”. E os Links Patrocinados também são personalizadas de acordo com a pesquisa, atraindo atenção e gerando cliques de qualidade.
– Aparecer no momento certo com a solução ideal gera valor para marca e aumenta o envolvimento com sua empresa.
– Lembre-se que a publicidade dos Links Patrocinados está disponível em várias plataformas. Você pode exibir os tradicionais anúncios de texto na rede de pesquisa. Mas também pode exibir anúncios de imagens e vídeo em diversos websites parceiros do Google. Além disso, os Links Patrocinados podem ser exibidos no Gmail, Google Maps e YouTube.
– As estratégias de marketing online para disponibilizar seu conteúdo devem estar focadas em resultados quantificáveis. Assim, é possível compreender como o investimento na publicidade online está revertendo lucros para sua empresa.
– A partir destas estratégias para um mundo digital você conseguirá encontrar pessoas que estão navegando na web. E muitos deles, nunca ouviram falar de sua empresa. Mas, construir uma sólida presença online, gerando conteúdo personalizado e de qualidade, são essenciais para o sucesso dos seus negócios. Você atrairá pessoas interessadas, converterá visitantes em novas vendas, e gerará um relacionamento estável entre clientes e sua empresa.
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