Como Usar o Google Ads Para Realizar Pesquisa de Mercado

15/05/2023 by in category Dicas with 0 and 2
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Veja como anúncios do Google Ads podem ajudá-lo a fazer uma pesquisa de mercado e entender o que interessa seu público-alvo.

Google Ads é muito mais do que exibir anúncios – também é aprender sobre seu público.

Com esta ferramenta de publicidade, você consegue criar um banco de dados sobre seus clientes e leads.

De fato, é possível fazer uma pesquisa de mercado em tempo real. Isto envolve analisar não somente pesquisas e cliques nos anúncios, mas também as ações dos clientes no site.

Neste artigo, vamos ver como usar o Google Ads como ferramenta de pesquisa de mercado.

Pesquisa de mercado com Google Ads

A pesquisa acontece a partir da análise de buscas que dispararam os Links Patrocinados, bem como cliques nos anúncios.

Assim, vamos analisar algumas formas que você pode usar o Google Ads como uma ferramenta de pesquisa de mercado.

1. Monitorar pesquisas esperadas

Imagine que uma pessoa pesquise no Google: “Carro importado 4 portas”. Com base neste termo, uma concessionária exibe um anúncio sobre carros importados 4 portas. (Note que este tipo de exibição personalizada exige configurar a campanha da maneira certa).

Depois de clicar no link, a informação é capturada pelo Google Ads e mantida em seu sistema. Mesmo que o cliente não compre o carro importado, você consegue medir o volume de interesse do seu público pelos diferentes produtos e serviços do seu catálogo.

Este interesse pode variar com o tempo, mas você consegue descobrir isso em tempo real.

2. Monitorar pesquisas inéditas

Todo mês acontecem mais de 100 bilhões de pesquisas no Google. De todas elas, cerca de 15% são completamente novas. Portanto, o Google.com é o maior grupo de discussão em tempo real do planeta. As tendências de pesquisa funcionam, portanto, como uma gigantesca fonte de dados para sua pesquisa de mercado.

Por meio do relatório de termos de pesquisa você consegue descobrir quais foram as pesquisas das pessoas que dispararam seus anúncios.

Assim, é possível ver o volume de buscas de alguns termos, revelando tendências de interesse no seu ramo de negócio.

Por exemplo, imagine uma floricultura que percebe um crescimento nas buscas por “flores entrega em domicílio”. Isto revela um aumento do interesse das pessoas por este tipo de serviço.

3. Analisar termos inéditos no Google Trends

Pode ser que pesquisas similares não tenham disparado seus anúncios e, por isso, não apareçam no relatório de termos de pesquisa.

Assim, você pode jogar no Google Trends aqueles novos termos que apareceram no relatório de termos de pesquisa. Depois disso, é mais fácil encontrar outros termos que tenham relação com esta nova tendência de busca. O Google Trends apresenta assuntos e pesquisas relacionadas, inclusive aquelas com aumento repentino.

Além disso, a ferramenta ajuda a ter uma visão mais clara da evolução do interesse nestas buscas. Assim, você descobre se esta pesquisa inédita foi ocasional ou se é uma tendência do mercado.

Você também pode fazer a mesma pesquisa no Planejador de Palavras-chave do Google Ads.

4. Preparar site para coletar outras informações

A pesquisa de mercado pode continuar no pós-clique, ou seja, nas páginas de destino. Independentemente do cliente comprar ou não seu produto, um formulário é de grande ajuda para coletar dados importantes.

Além de dados sobre o cliente (como nome, e-mail, telefone), você ainda pode coletar outras informações que sejam importantes para seu negócio.

Por exemplo, um anunciante B2B talvez queira saber o cargo da pessoa que clicou no anúncio ou quantos empregados a empresa possui.

Mas, para conseguir coletar essas informações, você precisa oferecer algo em troca, como um download gratuito, assinatura de uma newsletter, teste gratuito de um aplicativo e assim por diante.

5. Usar sitelinks para descobrir interesse

Com criatividade, é possível usar sitelinks como uma lista de opções na sua pesquisa de mercado.

Imagine que uma concessionária crie um anúncio para pessoas que pesquisam “carro importado”. Assim, a empresa cria um anúncio focado nesta busca.

No entanto, ela pode criar sitelinks com uma lista de opções. Por exemplo: “Para famílias” e “Para solteiros”.

Depois, basta analisar o volume de cliques para identificar as preferências de mercado do público que anda pesquisando por carros importados.

No entanto, vale destacar que extensões de sitelinks podem não aparecer em todas as buscas. Mas, as chances de aparecer são maiores quando você ocupa a 1ª posição nos anúncios do Google.

Conheça seu público com o Google Ads

Independentemente de sua empresa ser pequena ou grande, os clientes são diferentes. Mas você pode conhecê-los bem e direcionar as mensagens certas para eles.

Neste respeito, os relatórios detalhados do Google Ads ajudam a ter insights em tempo real do que interessa seu público.

Assim, a pesquisa inicial que exibiu o anúncio e o clique que levou a pessoa ao site, por si só, já representam dados importantes para personalizar a mensagem publicitária.

Mas, após isso, ainda há muito o que aprender com seu público para criar futuras campanhas de publicidade segmentada.

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