Como adaptar seu modelo de negócios no mundo pós-COVID-19

04/05/2022 by in category Dicas with 0 and 1
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Diante do novo normal pós-pandemia, como aproveitar as novas oportunidades? Além disso, como adaptar as estratégias de publicidade depois da COVID-19?

A COVID-19 causou um enorme impacto nos hábitos de consumo e pesquisa das pessoas. E isto afetou a forma como as pessoas enxergam as marcas e o que esperam delas.

Para as empresas, isto significa reinventar a forma de fazer negócios, e maneira como divulgam seus produtos e serviços.

Diante disso, o que as marcas precisam fazer para se adaptar à nova realidade? Como adaptar sua publicidade ao mundo depois COVID-19?

Como a COVID-19 afetou a forma de fazer negócios?

1. Maior confiança nas transações online

A insegurança sempre foi uma barreira para muitos fazerem compras online. Em casos assim, não havia alternativas: na hora de comprar, o consumidor temeroso ia para a loja física.

No entanto, em tempos de coronavírus, esta realidade mudou.

Os consumidores temerosos foram forçados a enfrentar seus medos e começaram a fazer compras online.

O resultado? Hoje em dia, a confiança das pessoas nas transações online aumentou.

2. Aumento das soluções digitais

Ao passo que aumentava a confiança nas transações online, também cresceram as oportunidades de soluções digitais.

Serviços que anteriormente só eram prestados presencialmente ganharam versões online. Por exemplo, muitos médicos começaram a fazer consultas pela internet.

Além disso, embora os cursos online existam desde antes da COVID-19, eles se multiplicaram durante a pandemia.

3. Novas oportunidades para empresas

Isto é algo que aprendemos com as crises anteriores. Por exemplo, a crise de 2008 levou algumas empresas à falência. Outras, porém, identificaram e aproveitaram novas oportunidades. Foi assim que vimos o surgimento de empresas (hoje, bilionárias) como Airbnb e Uber.

Portanto, embora uma crise possa resultar em perdas e até falências, também pode representar novas oportunidades e lucros.

Para isso, as marcas não devem se apegar ao velho, mas precisam estar abertas a novas formas de fazer negócio.

4. Sites e aplicativos mais seguros

Junto com o crescimento de soluções digitais e o aumento das transações online, as empresas perceberam que era preciso investir mais em segurança.

Assim, os protocolos de segurança digital aumentaram para tornar sites e aplicativos mais seguros.

Além disso, cresceu o número de serviços em nuvem.

5. Aumento do home office

A COVID-19 reestruturou muitas empresas. Isto inclui um novo planejamento da rotina de trabalho com fortalecimento do home office.

O sistema foi adotado com o objetivo de reduzir despesas e garantir funcionários menos estressados.

8 formas de adaptar a publicidade de sua empresa no pós-COVID-19

1. Invista no omnichannel

Omnichannel significa unir o online e o offline. Nesta estratégia, a empresa utiliza diversos canais de comunicação para estar em contato com o público-alvo.

Portanto, se sua empresa utiliza basicamente estratégias offline, este é o momento para investir em publicidade online.

Desenvolver um site de qualidade e exibir anúncios no Google é requisito para um modelo de negócios pós-COVID.

Portanto, se sua empresa não possui uma linha de ação integrada em todos os canais online e offline, está na hora de repensar suas estratégias.

2. Simplifique a jornada de compras

Com o aumento das transações online, os consumidores se tornaram mais exigentes. Entre suas exigências está a busca por informações atualizadas.

Por isso, ao criar conteúdo é essencial que este seja de qualidade, atual e transparente.

E isto inclui desenvolver sites e apps otimizados, bem como processos de compra simplificados.

Portanto, ao reconfigurar seu negócio depois da pandemia, pense em melhorar a experiência dos clientes, remover elementos irritantes nos processos e oferecer suporte ao longo da jornada de compras.

3. Invista em anúncios no Google

Visto que as pessoas se tornaram mais online e confiantes em realizar negócios digitais, não perca oportunidades por ficar fora do Google.

De fato, com o Google Ads, seus anúncios aparecem em destaque no topo da página quando as pessoas pesquisarem por seus produtos e serviços.

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Portanto, entre em contato com a gente e te explicaremos em detalhes como criar uma campanha feita sob medida para sua empresa.

4. Ofereça mais opções de compra

Se você possui uma loja física, ofereça a opção dos clientes comprarem e receberem em casa.

Além disso, você pode destacar alguns recursos para serem exibidos no próprio anúncio. Por exemplo, é possível exibir o selo de “retirada no mesmo dia” para aqueles que preferem retirar o produto na própria loja.

5. Use anúncios de chamada

Este formato de anúncio no Google Ads permite que as pessoas liguem para sua empresa simplesmente tocando no anúncio.

De fato, é um recurso importante para alcançar pessoas que não podem visitar a loja física. Além disso, você pode usar a programação de anúncios para que estes anúncios apareçam somente quando houver alguém na empresa para atender o telefone.

6. Mantenha detalhes dos produtos atualizados

Se você anuncia seus produtos no Google Shopping, certifique-se de usar a atualização automática de itens para atualizar dados do produto de forma automática.

Com este recurso, o Google consegue atualizar dados dos produtos lendo as páginas de destino.

7. Comunique mudanças em seu negócio

Os consumidores estão mais exigentes. Por isso, se houver mudanças no horário de funcionamento da sua empresa, atualize o Perfil da Empresa (antigo Google Meu Negócio).

Se você já anuncia no Google, edite os anúncios para que seus clientes saibam quando sua empresa está aberta.

Além disso, use respostas automáticas por e-mail e Whatsapp para dar informações atualizadas ao seu público.

Este tipo de preocupação é essencial em um modelo de negócios pós-COVID.

8. Acompanhe as mudanças com a ajuda do Google

Com o uso de aprendizado de máquina e inteligência artificial, o Google oferece diversas ferramentas para acompanhar as necessidades do público e tendências do mercado.

Por exemplo, soluções como Google Trends e Market Finder ajudam a entender quais são os interesses das pessoas em diferentes regiões, e como este interesse oscila com o passar do tempo.

Além disso, para quem anuncia no Google Ads, existem ferramentas como recomendações e insights para ajustar as campanhas de acordo com o mercado, de forma personalizada e em tempo real.

Concluindo

Portanto, sua empresa precisa estar adaptada ao novo normal que surgiu com a pandemia.

No entanto, se precisar de orientação especializada para criar uma publicidade dentro do seu orçamento, entre em contato com a gente – somos uma agência Google Partner.

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