O Google passa a oferecer um recurso que facilita o licenciamento de fotografias e outras imagens protegidas por direitos autorais: as Imagens Licenciáveis.
Neste artigo, saiba o que é o selo Licenciável e como exibir esta marcação. Além disso, veja dicas importantes para melhorar o posicionamento das suas fotos no Google Imagens.
Para resultados em que o criador deu informações sobre licenciamento, o Google exibe o selo “Licenciável” sobre a imagem. Assim, quando esta imagem é selecionada, o Google mostra detalhes sobre a propriedade da imagem, um link com os detalhes da licença e, se for fornecido pelo criador, um link para a página de compra da imagem.
De fato, com o uso das imagens licenciadas, o Google reforça seu compromisso de apoiar o ecossistema da criação visual.
E esta iniciativa é bastante válida. Afinal, o recurso beneficia o ambiente online em duas frentes principais:
Quando você faz uma pesquisa no Google Imagens, as fotos e imagens exibidas ali podem apresentar o selo “Licenciável”.
Além disso, para facilitar sua pesquisa, você pode utilizar o filtro para exibir somente imagens licenciadas.
Você pesquisa um termo e depois clica em Ferramentas > Direitos de uso.
Ali são apresentadas as opções de licença:
Como mencionado, quando você encontra uma imagem licenciada, o Google exibe algumas informações relevantes sobre ela no Visualizador (a janela lateral que aparece quando você seleciona uma imagem).
As informações que podem ser exibidas são as seguintes:
Além disso, se o criador fornecer ao Google informações sobre como comprar a foto, o link exibido direciona o usuário para a página certa para isso.
Além disso, quando clica em Detalhes da licença, o usuário é redirecionado para uma página que contém todos os detalhes e termos fornecidos pelo proprietário da imagem.
Se você é um fotógrafo, editor ou web designer talvez tenha ficado interessado neste recurso.
De fato, isto pode ser muito útil para seus negócios sendo possível aumentar os ganhos divulgando suas fotos e imagens no Google.
Mas como exibir imagens licenciadas no Google?
Para isso, siga estes passos:
Mas, como você pode informar ao Google quais imagens são licenciadas?
Existem duas formas de fazer isso – você pode escolher qualquer um destes métodos.
A primeira é por adicionar dados estruturados do schema.org a cada imagem licenciada. Estamos falando de uma maneira organizada e padronizada para informar o conteúdo de uma página, ajudando os mecanismos de pesquisa a rastreá-lo e compreendê-lo. Vale destacar que o Google Search Console possui suporte para esta marcação em imagens.
Além disso, a maneira alternativa para informar o licenciamento das imagens é com os metadados de foto do IPTC. É um padrão para descrever fotos incorporando dados precisos e confiáveis diretamente nas imagens. Como estes metadados são incorporados à imagem, eles podem ser movidos para outras páginas sem sofrer alteração.
Dica: se você comprou uma foto ou imagem de algum site, passando a possuir direito de uso, você pode adicionar suas informações de licença sobre ela.
Vale destacar que utilizar a marcação de imagens licenciáveis não afeta sua classificação nos resultados do Google. Portanto, você não fica melhor posicionado se usar ou não licenças em suas imagens.
Mas, existem diversas outras técnicas que ajudam a melhorar o posicionamento de uma foto no Google Imagens.
Mas, para mais detalhes sobre este assunto, confira nosso guia de SEO para imagens.
O recurso de imagens licenciáveis ajuda os criadores por trazer visibilidade para suas imagens ao mesmo tempo em que dá proteção às suas obras.
Da mesma forma, o licenciamento ajuda os consumidores a fazerem uso das fotos e imagens de uma maneira responsável.
Portanto, se você é proprietário de fotos em um site, este recurso de marcação é importante para evitar uso indevido das suas imagens, ao mesmo tempo que pode ajudá-lo a aumentar as receitas do seu negócio.
Se você é fotógrafo, veja dicas de como anunciar serviços de fotografia na internet.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner