Imagens Licenciáveis: Como construir uma estratégia para exibir e vender fotos com ajuda do Google Imagens

02/09/2020 by in category Dicas with 0 and 1
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Google Imagens exibe selo “Licenciável” nos resultados. Recurso é útil para fotógrafos e designers obterem crédito e também serem pagos pelo uso de fotos e imagens.

O Google passa a oferecer um recurso que facilita o licenciamento de fotografias e outras imagens protegidas por direitos autorais: as Imagens Licenciáveis.

Neste artigo, saiba o que é o selo Licenciável e como exibir esta marcação. Além disso, veja dicas importantes para melhorar o posicionamento das suas fotos no Google Imagens.

O que são imagens licenciáveis no Google

Para resultados em que o criador deu informações sobre licenciamento, o Google exibe o selo “Licenciável” sobre a imagem. Assim, quando esta imagem é selecionada, o Google mostra detalhes sobre a propriedade da imagem, um link com os detalhes da licença e, se for fornecido pelo criador, um link para a página de compra da imagem.

o que são imagens licenciáveis

De fato, com o uso das imagens licenciadas, o Google reforça seu compromisso de apoiar o ecossistema da criação visual.

E esta iniciativa é bastante válida. Afinal, o recurso beneficia o ambiente online em duas frentes principais:

  • Ajuda editores, fotógrafos e web designers a divulgarem seus trabalhos, impedirem uso indevido das suas imagens e obterem alguma receita.
  • Ajuda o público em geral a encontrar imagens que podem usar de forma responsável, seja de forma gratuita ou pagando uma taxa para licenciamento.

Como encontrar fotos e imagens licenciadas

Quando você faz uma pesquisa no Google Imagens, as fotos e imagens exibidas ali podem apresentar o selo “Licenciável”.

Além disso, para facilitar sua pesquisa, você pode utilizar o filtro para exibir somente imagens licenciadas.

Você pesquisa um termo e depois clica em Ferramentas > Direitos de uso.

Ali são apresentadas as opções de licença:

  • Todas.
  • Licenças Creative Commons: são diversas licenças públicas que permitem compartilhar as imagens de forma livre e gratuita. Em muitos casos, os criadores pedem que eles sejam mencionados no crédito das fotos.
  • Licenças comerciais e outras: com este filtro você encontra imagens que podem ser compradas.

O que os resultados licenciáveis contêm

Como mencionado, quando você encontra uma imagem licenciada, o Google exibe algumas informações relevantes sobre ela no Visualizador (a janela lateral que aparece quando você seleciona uma imagem).

As informações que podem ser exibidas são as seguintes:

  • Nome do criador e quem detém o direito.
  • Links para adquirir a imagem.
  • Detalhes da licença.
Imagens licenciadas

Além disso, se o criador fornecer ao Google informações sobre como comprar a foto, o link exibido direciona o usuário para a página certa para isso.

Além disso, quando clica em Detalhes da licença, o usuário é redirecionado para uma página que contém todos os detalhes e termos fornecidos pelo proprietário da imagem.

Como exibir imagens licenciadas no Google

Se você é um fotógrafo, editor ou web designer talvez tenha ficado interessado neste recurso.

De fato, isto pode ser muito útil para seus negócios sendo possível aumentar os ganhos divulgando suas fotos e imagens no Google.

Mas como exibir imagens licenciadas no Google?

Para isso, siga estes passos:

  1. Certifique-se de que os usuários possam visualizar as páginas das imagens sem precisar fazer login.
  2. Verifique se as fotos e imagens não estão bloqueadas no robots.txt.
  3. Além disso, coloque em prática as diretrizes para webmasters para que o Google encontre e entenda suas páginas.
  4. Envie um sitemap para que o Google seja informado se algo mudar em seu site ou nas páginas das imagens.

Adicione informações de licença à imagem

Mas, como você pode informar ao Google quais imagens são licenciadas?

Existem duas formas de fazer isso – você pode escolher qualquer um destes métodos.

A primeira é por adicionar dados estruturados do schema.org a cada imagem licenciada. Estamos falando de uma maneira organizada e padronizada para informar o conteúdo de uma página, ajudando os mecanismos de pesquisa a rastreá-lo e compreendê-lo. Vale destacar que o Google Search Console possui suporte para esta marcação em imagens.

Além disso, a maneira alternativa para informar o licenciamento das imagens é com os metadados de foto do IPTC. É um padrão para descrever fotos incorporando dados precisos e confiáveis diretamente nas imagens. Como estes metadados são incorporados à imagem, eles podem ser movidos para outras páginas sem sofrer alteração.

Dica: se você comprou uma foto ou imagem de algum site, passando a possuir direito de uso, você pode adicionar suas informações de licença sobre ela.

Práticas recomendadas para exibir fotos e imagens no Google

Vale destacar que utilizar a marcação de imagens licenciáveis não afeta sua classificação nos resultados do Google. Portanto, você não fica melhor posicionado se usar ou não licenças em suas imagens.

Mas, existem diversas outras técnicas que ajudam a melhorar o posicionamento de uma foto no Google Imagens.

  • Priorize fotos de qualidade. Imagens bonitas e nítidas atraem mais cliques que, por sua vez, ajudam a melhorar o posicionamento nos resultados.
  • Use formatos compatíveis com o Google Imagens: JPEG, PNG, BMP, GIF, WebP e SVG.
  • Escolha bem o título e descrição das páginas onde as fotos estão. Isto se dá porque o Google utiliza estes dados na exibição dos resultados.
  • Dê atenção ao título da imagem, nome do arquivo, texto alternativo e descritivo.
  • Posicione as imagens perto de textos relevantes e relacionados a elas.
  • Use dados estruturados para exibir selos nas imagens que ajudam os usuários a encontrar o que estão procurando. Além do selo Licenciável, é possível exibir selos para receitas, vídeos, produtos e GIFs.
  • Transforme a página que hospeda as imagens em uma página AMP. Afinal, isto deixa a página mais rápida e melhora a experiência dos usuários.
  • Use sitemap de imagens.

Mas, para mais detalhes sobre este assunto, confira nosso guia de SEO para imagens.

Concluindo

O recurso de imagens licenciáveis ajuda os criadores por trazer visibilidade para suas imagens ao mesmo tempo em que dá proteção às suas obras.

Da mesma forma, o licenciamento ajuda os consumidores a fazerem uso das fotos e imagens de uma maneira responsável.

Portanto, se você é proprietário de fotos em um site, este recurso de marcação é importante para evitar uso indevido das suas imagens, ao mesmo tempo que pode ajudá-lo a aumentar as receitas do seu negócio.

Se você é fotógrafo, veja dicas de como anunciar serviços de fotografia na internet.

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