Marketing Boca a Boca – Transforme Seus Clientes em Vendedores

17/07/2019 by in category Dicas with 0 and 0
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Saiba o que é marketing boca a boca (ou marketing de referência), e como usá-lo para transformar clientes felizes em vendedores.

 

Ele também é conhecido como marketing de indicação ou marketing de referência. O Marketing Boca a Boca é a ferramenta mais poderosa para atrair novos clientes para sua empresa. Ao mesmo tempo, é uma das mais subestimadas.

Independentemente de você já anunciar ou não sua empresa nos Links Patrocinados do Google Ads, o marketing boca a boca precisa ser trabalhado em favor dos seus negócios.

Continue lendo o artigo e veja o que está envolvido nisso.

O Poder da Influência

 

Está em nossa natureza humana, o prazer de dar opinião e sugestões para amigos. Somos criaturas sociais. E também por este motivo, de modo geral, somos altamente suscetíveis às opiniões de outras pessoas, especialmente parentes e amigos.

É por isso que o marketing boca a boca é tão poderoso e eficaz. Ele funciona em cima da espontaneidade das pessoas em dar indicações.

Vantagens do Marketing Boca a Boca

Estudos mostram que, entre grande parte dos consumidores, a recomendação de amigos e parentes é sua principal fonte de influência.

Por exemplo, em uma pesquisa da McKinsey, comprovou-se que as indicações estão por trás de até 50% das compras.

Vantagens Adicionais do Marketing Boca a Boca

 

Já comentamos a principal vantagem do marketing de referência: os consumidores são altamente suscetíveis às opiniões de pessoas próximas.

Mas há vantagens adicionais.

Uma delas é que se trata de uma publicidade gratuita. Ou seja, uma poderosa ferramenta de marketing com custo zero.

Além disso, é uma publicidade com alto potencial viral.

Por Que o Boca a Boca Precisa Ser Incentivado?

 

Embora tenhamos mencionado que o marketing de referência tem custo zero, é importante destacar que uma estratégia para estimular o boca a boca exigirá um investimento.

Isto acontece porque, embora o marketing boca a boca aconteça de forma espontânea, ele não acontece de forma suficiente.

Ou seja, sua empresa precisa incentivar as pessoas a compartilharem suas experiências ao comprar seu produto ou contratar seus serviços.

Como Estimular o Marketing de Referência?

 

Suponhamos que você anuncie sua empresa no Google Ads. Por meio dos anúncios de Links Patrocinados, você consegue atrair uma parcela do público-alvo para seu site.

De que modo você pode garantir que as pessoas que chegam ali incentivem seus contatos a fazerem o mesmo? Veja 4 dicas para isso.

1 – Crie Anúncios Incríveis

 

Como criaturas sociais, não gostamos de compartilhar somente experiências de compra (sejam elas boas ou ruins). Estamos também inclinados a compartilhar anúncios incríveis.

Isto inclui anúncios divertidos, curiosos ou emocionantes.

Ou seja, se você arrancar uma gargalhada, uma lágrima, ou mesmo um suspiro do seu cliente, existe uma grande probabilidade dele compartilhar seu anúncio.

O Google Ads oferece ferramentas que facilitam este compartilhamento. Por exemplo, os anúncios no Gmail possuem o recurso de encaminhar a promoção para outros contatos dos seus clientes.

Vantagens do Marketing Boca a Boca

Além disso, o YouTube também oferece um recurso fácil para compartilhar vídeos com os contatos. Se você criar um anúncio em vídeo realmente incrível, poderá ter a alegria de ver seus clientes divulgando sua empresa, gratuitamente.

2 – Crie Programas de Indicação

 

Uma outra forma de estimular o marketing boca a boca é recompensar as indicações que seus clientes fazem.

Veja o que o DropBox fez.

Com um programa de indicação, a empresa concedia privilégios para aqueles que fizessem indicações de novos clientes para o aplicativo.

Marketing Boca a Boca case dropbox

Com esta estratégia de marketing de indicação, em pouco mais de um ano, a empresa passou de 100 mil para cerca de 4 milhões de usuários.

3 – Dê um Atendimento Nota 10 Aos Seus Clientes

 

Muitos clientes reclamam do mal atendimento obtido junto a algumas empresas.

Por outro lado, clientes gostam de compartilhar boas experiências quando são bem atendidos.

Por isso, nesta hora, não forneça apenas o mínimo esperado. Destaque-se das demais empresas do seu e de outros setores por dar um atendimento nota 10 para seus clientes.

Este atendimento de qualidade precisa estar disponível tanto no pré quanto no pós-compra.

Por exemplo, para a pré-compra, você pode adicionar um atendimento via chat para esclarecer todas as dúvidas dos clientes. Algumas perguntas podem surgir na mente de um cliente indeciso, antes do processo final de compra. Uma conversa em tempo real com um atendente pode resolver estas dúvidas e deixar seu cliente satisfeito com o atendimento recebido.

O marketing boca a boca pode então acontecer, finalmente, de forma automática.

4 – Pense em Conteúdo Compartilhável

 

Ao criar o conteúdo, você precisa analisar quais são os motivos para seus clientes compartilharem.

Desde novos produtos e serviços até peças publicitárias, você precisa pensar em formas de torná-los diferentes e interessantes.

Concluindo

 

A publicidade no Google Ads é paga. Mas depois de atrair novos clientes e influenciadores, você pode estimular estas pessoas a trabalharem para você por meio do marketing boca a boca.

Mas não espere que as indicações aconteçam de forma natural. Você pode trabalhar seu marketing para incentivar seu público-alvo a indicar sua marca, aumentando assim sua base de clientes.

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