O que empresas como Disney, Coca-Cola e Spotify têm em comum? A resposta está nas “nuvens”. Todas elas utilizam recursos de computação em nuvem do Google: o Google Cloud Platform (GCP).
Você já deve ter ouvido falar sobre computação em nuvem (ou, cloud computing). Ela oferece a possibilidade dos usuários acessarem dados e executarem tarefas pela internet, sem a necessidade de instalar um software em seu computador. A computação em nuvem também permite a criação e hospedagem de aplicativos. Em alguns casos, dispensa o uso de hardwares, como servidores/data centers.
Pequenas, médias e grandes empresas (incluindo gigantes, como as companhias mencionadas acima) recorrem a solução de armazenamento e processamento em nuvem.
Por exemplo, em 2018, o Twitter anunciou a adoção do Google Cloud Platform, migrando cerca de 300 petabytes de dados para a plataforma.
Portanto, chega o momento de falarmos sobre esta solução de computação em nuvem do Google.
O objetivo deste artigo é ajudá-lo a entender o que é o GCP, como ele funciona e quais são suas principais vantagens.
O nome já deixa claro. O Google Cloud Platform é um conjunto de aplicações disponíveis em nuvem. Possui uma suíte de aplicações que funciona na mesma infraestrutura utilizada pelos serviços do Google, como o buscador Google.com, Gmail e o YouTube.
Note que falamos sobre infraestrutura. Isto significa que o Google fornece a plataforma robusta e confiável de recursos físicos para o funcionamento desta tecnologia em nuvem. Estes recursos incluem servidores de última geração, ferramentas de processamento de big data, inteligência artificial (IA), discos rígidos com gigantesca capacidade de armazenamento e máquinas virtuais.
Em outras palavras, você usará a mesma infraestrutura que permite que o Google retorne bilhões de resultados de pesquisa em questão de milissegundos, exiba mensalmente bilhões de horas de vídeos no YouTube e forneça armazenamento para mais de 1 bilhão de usuários no Gmail.
No GCP, você pode armazenar arquivos, como por exemplo, o armazenamento de Big Data. Além disso, é possível criar seus próprios aplicativos ou utilizar aplicações sem a necessidade de realizar instalações.
No ambiente da computação em nuvem, softwares e hardwares são comumente chamados de Serviços.
Portanto, qualquer empresa que precise de computação em nuvem e recursos de máquinas virtuais deve considerar o Google Cloud Platform como uma solução para suas necessidades.
Ao iniciar no Google Cloud Platform é necessário conhecer alguns termos básicos que são utilizados de forma recorrente. São eles:
Como os usuários interagem com os recursos do GCP?
Isto pode ser feito por meio do console do Google Cloud Platform.
Trata-se de uma interface gráfica, intuitiva, criada para gerenciar os serviços do GCP.
No console, você gerencia projetos, o que inclui criação de um novo projeto ou edição de um já existente.
Vamos analisar as opções disponíveis no painel esquerdo do GCP.
No console do GCP, está disponível o Marketplace. Esta seção é uma prateleira com diversos serviços prontos para você utilizar.
Bastam alguns cliques para você instalar e começar a usar ferramentas corporativas de alta performance.
Estas ferramentas fazem parte de um grande catálogo de soluções que abrangem banco de dados, sistemas de gerenciamento de conteúdo e ferramentas de desenvolvedor.
Entre as soluções, você encontrará nomes bastante conhecidos como WordPress, Joomla e Magento.
Após escolher a solução, o GCP mostra algumas informações relevantes, como estimativas de custo, versões que serão implantadas, além de você ter a oportunidade de realizar algumas configurações.
Nesta seção, você consegue acessar todas as suas informações sobre faturamento e realizar ajustes nas formas de pagamento.
Além disso, você pode criar ou alterar orçamentos, ver histórico de pagamentos, além de configurar alertas.
Para começar a utilizar uma API ou serviço no Google Cloud Platform, você precisa inicialmente vinculá-los a um projeto. Este procedimento pode ser feito na seção APIs e Serviços do console.
Para habilitar uma API, você deve selecionar a opção “Biblioteca”.
Você também poderá desativar serviços e APIs dentro desta seção.
Existem várias opções de suporte. Elas estarão disponíveis para você de acordo com o plano escolhido.
Por exemplo, o plano Gratuito oferece suporte para problemas de faturamento. Outros planos oferecem uma cobertura maior e respostas mais rápidas.
O suporte pode ser dado por escrito, telefone ou bate-papo.
Para conceder, alterar ou remover privilégios de membros em um projeto no GCP, existe a seção IAM e Admin.
Há muitos recursos e ferramentas em cada um dos serviços ativados em um projeto. Por meio deste painel, você consegue especificar quem de sua equipe pode realizar determinadas tarefas.
Você também pode criar políticas de acesso, estabelecendo critérios de segurança, como acesso permitido somente para determinado endereço de IP.
O console permite criar configurações extras de segurança para seus projetos.
Entre estas opções está o acesso baseado no contexto, autorização binária, prevenção contra perda de dados, chaves de criptografia e a verificação de aplicativos em busca de vulnerabilidades com o uso do Web Security Scanner.
Antes de falarmos sobre as soluções disponibilizadas pelo GCP, precisamos entender os tipos de serviços ofertados pela plataforma.
São softwares que podem ser acessados pelo navegador. Um dos exemplos de SaaS é o G Suite. Dentre as soluções integrantes do G Suite está o serviço de e-mail do Google, o Gmail.
Usando o SaaS do GCP, sua empresa não precisa se preocupar com instalação ou manutenção do serviço. Todas as funcionalidades são executadas pelo Google Cloud.
Camada oferecida para empresas que já possuem softwares ou aplicações próprias. Neste caso, diferentemente do SaaS, é a empresa quem desenvolve o programa. Uma vez que o programa esteja pronto, o sistema PaaS cuida do resto.
Camada utilizada para armazenamento de aplicações e big data. Esta solução é destinada para empresas que não querem investir em compra de servidores e todos os gastos relacionados à manutenção, como energia e refrigeração. Estes gastos ficam a cargo do Google.
A lista de produtos e serviços oferecidos pelo Google Cloud Platform é muito grande. E ela aumenta, continuamente.
Alguns deles já aparecem em destaque na tela inicial do console do GCP, como “principais produtos”.
Os serviços são catalogados de acordo com seus objetivos e funcionalidades. Alguns destes catálogos e respectivos serviços são os seguintes:
Serviços de machine learning estão disponíveis na plataforma de cloud do Google. Conheça alguns deles.
Catálogo de serviços do Google Cloud Platform para computação em nuvem, em grande escala.
Soluções do GCP para coleta, processamento e análise de dados.
Esta é apenas uma fração dos serviços oferecidos via Google Cloud Platform. Há centenas de outros produtos relacionados a desenvolvimento, ferramenta de gestão, segurança, mídia, jogos e muito mais.
Um conjunto de soluções Google, com nomes conhecidos de grande parte da população mundial, está disponível no G Suite.
O G Suite é um pacote empresarial que oferece versões completas de soluções Google. Por exemplo, neste pacote estão disponíveis as versões empresariais dos seguintes produtos:
Os aplicativos oferecem recursos voltados para a colaboração e produtividade de forma segura. Por isso, possuem funções adicionais que não estão disponíveis nas versões gratuitas. Estas incluem:
Os serviços do G Suite estão disponíveis em nuvem, e utilizam tecnologia de inteligência artificial.
O Google Cloud Platform permite a inserção dinâmica de anúncios no servidor. Estes anúncios são contextuais, ou seja, segmentados para cada usuário.
Também podem ser programados de forma sequencial, de acordo com sua escolha.
A inserção dinâmica de anúncios permite gerar receitas em diversas telas e dispositivos.
Você não precisa manter uma estrutura física local para desenvolver aplicativos, executar aplicações ou armazenar dados. Os ativos físicos dos usuários do GCP estão disponíveis em datacenters do Google, espalhados pelos quatro cantos do planeta.
Isto vai lhe oferecer uma grande vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Afinal, você terá mais agilidade e maior controle dos processos. Em vez de ficar preocupado com aspectos físicos (como manutenção de servidores) poderá se concentrar no desenvolvimento de produtos e serviços para seu público-alvo.
Memória escalonável. Esta é uma das vantagens do Google Cloud Platform.
Isto significa que você pode aumentar a capacidade do processamento dos servidores de acordo com sua demanda.
Esta escalabilidade permite se adequar de forma rápida e simples às necessidades do seu mercado de atuação, ampliando ou reduzindo o uso dos recursos.
E isto oferece uma grande vantagem no aspecto financeiro. Afinal, você só pagará pelo que realmente usar no GCP.
A aplicação de modelos de segurança é regra do GCP. As soluções do Google que utilizam Cloud Computing são eficazes e totalmente seguras.
Não há porque ficar com um pé atrás. O Google tem vasta experiência em preservar dados dos clientes com segurança. Pense, por exemplo, em todas as informações preservadas com segurança no Gmail.
Desta forma, toda a estrutura corporativa de segurança utilizada pelo Google está disponível para sua empresa, por meio do GCP.
Você garante a integridade dos seus dados, ao mesmo tempo que os mantém seguros, impedindo que sejam acessados por pessoas não-autorizadas.
O Google procura desenvolver uma política de preços que atenda às necessidades dos usuários.
Para isso, oferece descontos por uso prolongado no Google Cloud Platform, tarifas reduzidas e faturamento por segundo.
Tipos de configuração de máquinas personalizados alteram o valor que você precisará pagar. Como vimos, existem soluções de SaaS, PaaS e IaaS. Você escolhe os recursos que lhe interessam e paga somente por eles.
Há muitas variáveis e diferentes configurações. Por isso, para estimar quanto precisará investir na solução de computação em nuvem e máquinas virtuais do Google, você pode utilizar agora mesmo a Calculadora de Preços. Nesta calculadora, você deve fornecer alguns detalhes sobre os serviços que deseja obter e terá a estimativa de quanto precisará investir.
O uso do GCP oferece muita economia para as empresas. Afinal, dependendo dos recursos utilizados, você não precisa comprar servidores, nem pagar uma equipe para gerenciar estes equipamentos ou cuidar de sua manutenção. Toda esta operação é feita pelo próprio Google.
O Google Cloud Platform oferece também um nível gratuito. O objetivo é ajudá-lo a conhecer as funcionalidades da plataforma. Assim, você pode começar a utilizar esta solução, até o limite especificado, sem pagar nada.
O nível gratuito é oferecido em dois formatos:
Os principais limites de uso para a versão gratuita são os seguintes:
Portanto, não há dúvidas de que o GCP pode ajudar sua empresa a crescer. Como visto, uma das maneiras de fazer isso é ajudando a criar produtos com recursos avançados de análise de dados e aprendizado de máquina.
Você não precisa investir em uma infraestrutura. Você tem à sua disposição a mesma estrutura utilizada pelo Google e suas soluções.
Com o GCP, seu produto será ofertado por meio de uma rede global em nuvem, permitindo que clientes em qualquer canto do planeta tenham acesso. E a plataforma é perfeitamente escalonável, permitindo que sua capacidade de processamento seja aumentada à medida que crescer a demanda.
Ao passo que você investe em soluções para seu público-alvo, como garantir que as pessoas certas tomem conhecimento disso?
O próprio Google oferece a solução: Google Ads.
Por meio desta plataforma de publicidade, você consegue exibir anúncios contextuais para pessoas do seu público-alvo, que estão ativamente interessadas no que você tem a oferecer.
Para saber mais informações sobre esta solução publicitária, acesse nossa página sobre Google Ads.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner