– Atrair a atenção de internautas cada vez mais exigentes faz com que o motor da publicidade digital precise acompanhar este rápido desenvolvimento, e construir um marketing com conteúdo cada vez mais relevante. Ao procurar gerar relevância para Links Patrocinados e todo o marketing de conteúdo, o mercado publicitário online tem evoluído para novos formatos ao promover uma marca, produto ou serviço na internet.
– Isto é o que se percebe quando vemos as empresas apostarem na chamada Publicidade Nativa (que vem do termo, em inglês, “native advertising”). O termo “nativo” trasmite a ideia de algo natural. Portanto, é um tipo de publicidade que se propõe assumir o aspecto de natural, como se já fosse parte do ambiente onde é exibido. De modo geral, a publicidade nativa tem sido percebida em conteúdo editorial patrocinado, exibido em sites jornalísticos. Daí surge uma outra expressão associada, o “publieditorial”.
– Não se trata de Links Patrocinados exibidos como banners na Rede de Display do Google Ads. O publieditorial, é um conteúdo patrocinado que se assemelha a um editorial, e que se harmoniza com o contexto do website onde é veiculado, incluindo o design. Desta forma, esta publicidade não destoa da experiência do internauta com o website. Um exemplo de publicidade nativa pode ser percebido na imagem abaixo, onde um editorial da IBM é veiculado no website da revista The Atlantic.
– Alguns publieditoriais apenas fomentam um conteúdo relevante, procurando gerar discussão e possível viralização nas mídias sociais – uma clara intenção de fortalecer o branding da empresa. Por outro lado, outros tipos de publicidade nativa oferecem uma chamada a ação (call-to-action) dentro do conteúdo, procurando gerar algo mais do que a simples exposição da marca.
– Assim, qual a principal diferença entre o tradicional marketing digital e a publicidade nativa? Ambos possuem o mesmo objetivo; porém, na publicidade nativa, a marca torna-se o editor. A partir daí, ela pode informar, educar ou divertir. E utiliza para isso outros formatos além do texto, como o uso de vídeos.
– As opiniões sobre este tipo de publicidade variam: enquanto muitos apóiam este formato, há quem se mostre preocupado com o fato de um conteúdo publicitário ser confundido com uma reportagem. No entanto, as tendências apontam para o fato de que Publicidade Nativa, publieditorial e conteúdo patrocinado serão termos cada vez mais massificados no universo da publicidade digital, mais destacadamente nos ambientes jornalísticos.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2502) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2574) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2574) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)