– Conquistar um cliente é uma árdua tarefa que pode levar dias ou semanas. O trabalho de gerar conhecimento de sua marca, conquistar a confiança do usuário e convencê-lo a comprar seu produto ou serviço exige estratégias muito bem desenvolvidas de web marketing. Entre elas, a exibição de Links Patrocinados na pesquisa (Search) e Rede de Display, bem como utilizar estratégias de Remarketing.
– No entanto, muitas empresas experimentam a desilusão de perder a lealdade de clientes que foram conquistados com muito esforço.
– O que leva clientes a deixarem de ser leais a uma empresa? O que você pode fazer para garantir a fidelização deles?
– Diversas pesquisas são realizadas para compreender porque os clientes abandonam uma empresa. A fragilidade da relação entre empresa e cliente, no período pós-compra, costuma estar entre os principais motivos deste rompimento. Veja alguns exemplos:
– Um estudo apontou que 82% das pessoas pararam de fazer negócios com uma empresa devido ao mau atendimento aos clientes.
– Outro estudo mostrou que 53% dos clientes decidiram mudar de empresa porque não se sentiam apreciados.
– Diante destes dados, o que sua empresa deve fazer para que seus clientes não se sintam abandonados?
– Nota-se que, ao criar um vínculo com as empresas, os clientes desejam se sentir valorizados. Isto inclui a disposição e velocidade em terem suas reclamações ouvidas e seus problemas resolvidos. É uma forma de garantir que eles são valiosos, e que sua empresa é grata pelos negócios efetivados entre vocês.
– Um programa de fidelização tem como objetivo recompensar os clientes por sua lealdade. Isto pode incluir recompensas exclusivas para clientes, tais como: descontos, brindes, frete grátis, programa de pontuação, participação em eventos especiais, etc. Aqui há espaço para a criatividade. Você também poderá pensar em outras formas de recompensar a lealdade dos seus clientes conquistados por meio dos Links Patrocinados.
– Para que o cliente se sinta valorizado, e diminuir os riscos dele romper relações com a empresa, dê atenção a ele após a conclusão da venda. Isso pode ser feito por meio de agradecimentos via e-mail ou mensagem pelo celular. Qual foi a última vez que você enviou um e-mail ou uma mensagem no WhatsApp agradecendo seu cliente?
– No entanto, tão importante quanto agradecimentos, é colocar-se a disposição para resolver problemas, tirar dúvidas, etc.
– Este contato é uma oportunidade de recolher importante feedback de sua lista de clientes. Por exemplo, por meio de pesquisas, você identifica o que precisa ser melhorado em sua empresa para oferecer maior qualidade.
– Além disso, deparar-se com problemas inesperados também figuram entre os principais motivos de rompimento entre clientes e empresas. Esteja atento aos problemas que podem surgir, talvez até mesmo procurando antecipá-los. Uma vez identificados, eles precisam ser corrigidos o quanto antes.
– Diante disso, fica claro para as empresas o que elas precisam fazer para que seus clientes não se sintam abandonados. Eles precisam saber que são valiosos e que são lembrados pela empresa. E isto deve acontecer de forma periódica, não apenas no momento da venda. Isto, por sua vez, trará benefícios a curto, médio e longo prazo, resultando em clientes satisfeitos e aumento das vendas.
– Lembre-se também que você pode criar campanhas publicitárias para exibir Links Patrocinados somente para suas listas de clientes. Utilizando os e-mails dos clientes, você consegue segmentar os anúncios para serem exibidos apenas para eles.
– Este recurso também permite que você defina lances sob medida para seus clientes, aumentando a eficácia do orçamento destinado ao marketing digital.
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