5 dicas para melhorar a acessibilidade do seu site

27/02/2023 by in category Design, Dicas with 0 and 1
Home > Blog > Design > 5 dicas para melhorar a acessibilidade do seu site

Quais são as boas características de acessibilidade em um site? Neste artigo, veja como anunciar seu site no Google Ads adaptando as páginas de destino para que se tornem acessíveis.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 15% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Sim, estamos falando de mais de um bilhão de pessoas.

Costuma-se classificar as deficiências em 4 grupos:

  • Visual
  • Auditiva
  • Física
  • Cognitiva

Assim, pode ser que entre seu público existam pessoas com alguma destas deficiências.

Mas aí surge uma questão: seu site é acessível para este público?

Se existem campos para melhora, este artigo foi feito para você. Vamos ver algumas técnicas de acessibilidade para deixar seu site inclusivo.

Sem dúvida, com um site mais acessível, suas vendas vão aumentar.

acessibilidade ao anunciar no google

1. Conheça e siga diretrizes de acessibilidade

Você pode encontrar as diretrizes completas de acessibilidade neste link. O objetivo destas normas é fornecer uma orientação centralizada quanto ao que significa conteúdo acessível.

Se você anuncia no Google Ads, é muito importante que você prepare as páginas de destino para pessoas com alguma deficiência.

Além disso, estas diretrizes de acessibilidade são úteis para ajudar pessoas de idade avançada e mesmo aquelas que não têm deficiências.

2. Ajude as pessoas a encontrar seu conteúdo

Pense na seguinte situação: você criou um conteúdo top que vai ajudar a converter os visitantes que clicam nos seus anúncios. No entanto, se os clientes não percebem parte deste conteúdo, você pode perder grandes oportunidades.

Mas, como garantir que todo o conteúdo da sua página de destino seja perceptível?

A primeira coisa que você precisa pensar é o contraste das cores. Quando você cria as cores de 1º e 2º plano, levando em consideração o contraste ideal, o conteúdo fica mais claro. Para tanto, utilize ferramentas online que ajudam a escolher o contraste ideal, como o Material.io.

Além disso, em muitos sites, os links aparecem em cores diferentes (azul, na maioria). No entanto, pessoas daltônicas talvez não percebam esta diferença. Por isso, você pode utilizar sublinhado para ajudar as pessoas a perceber o que são links.

3. Cuide da compatibilidade e das imagens

A compatibilidade é outro aspecto dos sites acessíveis.

Ao criar suas campanhas no Google Ads, verifique como suas páginas de destino aparecem em diferentes navegadores.

Além disso, dê atenção às imagens. Afinal, algumas deficiências visuais impedem pessoas de enxergar os detalhes das imagens que você usa. Por isso, faça bom uso do “alt text”. Estes textos ajudam pessoas com deficiência visual a entender do que se trata as imagens.

4. Aumente as opções de navegação

Como as pessoas exploram menus, botões e links em seu site? Pode parecer óbvio que elas usem cliques e toques.

No entanto, dependendo da limitação, algumas pessoas podem utilizar outros recursos. Por exemplo, algumas usam o teclado na hora de rolar uma página e clicar em um link.

Por isso, uma das formas de deixar seu site acessível é programar seu site para que elas consigam abrir abas com apenas um toque na barra de espaço.

Assim, ao criar o design do seu site, pense em formas alternativas dos clientes explorarem seu conteúdo. Desta forma, eles vão conseguir acessar o que interessa usando seu método preferido de navegação.

5. Sempre faça ajustes

As tecnologias estão sempre evoluindo. Assim, novas ferramentas aparecem no mercado todos os dias. Muitas delas podem te ajudar a criar páginas de destino seguindo os princípios da acessibilidade.

Portanto, procure se orientar por estas regras quando anunciar seu site no Google Ads. Além disso, de tempos em tempos verifique se você pode melhorar a acessibilidade das páginas.

De fato, este cuidado mostra que você procura alcançar todas as pessoas do seu público.

E uma estratégia assim contribui para aumentar suas vendas.

Além disso, ao preparar uma página de destino, seria uma boa levar em consideração os princípios da Psicologia das Cores.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso