Tempo de Carregamento dos Sites Afetam Links Patrocinados

28/12/2012 by in category Dicas with 0 and 0
Home > Blog > Dicas > Tempo de Carregamento dos Sites Afetam Links Patrocinados

Como o tempo de carregamento de um site influencia nos resultados obtidos com os Links Patrocinados

Acessar o website– O tempo médio de carregamento de um website – fator que influencia o Índice de Qualidade do Google Ads e a paciência dos clientes em potencial. Isto acarreta em dois resultados prejudiciais: aumento no Custo Por Clique (CPC) e perda de potenciais clientes.

– Segundo um infográfico da KissMetrics, uma pesquisa revela que 40% dos internautas abandonam uma página que demora mais de três segundos para carregar. Isto não afeta apenas a interação atual com as páginas, mas também futuras. Segundo a mesma pesquisa, 79% dos consumidores que não ficam satisfeitos com o desempenho de um website, estão menos propensos a realizar novas compras no mesmo site, em ocasiões posteriores. A pesquisa termina com a afirmação de que para cada segundo de demora no carregamento de uma página chega a acontecer uma redução de 7% no número de conversões. Embora este número varie de acordo com o público e o setor em que a empresa atua, ainda assim, é um número que deve nos induzir a pesquisas e reflexão.

– É verdade que, quando realmente queremos acessar um site, não serão dois ou três segundos a mais no tempo de carregamento que nos farão desistir. Mas quem anuncia nos Links Patrocinados do Google Ads está divulgando seus anúncios para muitos potenciais clientes que ainda não tiveram nenhum contato com sua marca. De modo que muitos destes internautas não terão essa relação de fidelidade em “aguardar o tempo que for necessário” para acessar um site. Para quem está pagando para colocar seu site nos primeiros resultados do Google, não deve haver este risco.

– Em suma, cada segundo é altamente precioso para se obter bons resultados ao anunciar um site no Google por meio dos Links Patrocinados.

Como Calcular o Tempo de Carregamento de um Site

– Existem ferramentas gratuitas disponíveis para este tipo de teste. Uma delas se encontra no Google Analytics. Acesse os menus Conteúdo / Velocidade do Site / Visão Geral. É possível configurar o gráfico de resultados para que seja exibido o tempo de carregamento do site ao longo dos últimos meses. Isto permitirá acompanhar as mudanças que foram realizadas, e o impacto sobre o tempo médio para as páginas carregarem.

– Outra ferramenta do Google útil para este teste é o Google PageSpeed Insights. Após inserir a URL no campo apropriado, e o teste ser realizado, a ferramenta retorna uma série de informações sobre o tempo de carregamento do site. Após o teste, na coluna da esquerda, há diversas sugestões de melhorias que podem ser realizadas, a fim de garantir páginas mais leves e rápidas. Os resultados são catalogados como alta, média e baixa prioridade. As sugestões precisam ser estudadas para verificar se tais mudanças, ao serem aplicadas, não vão incorrer em outros problemas para o funcionamento do site.

– Métricas precisam ser criadas para avaliar a correlação entre tempo de carregamento do site e a taxa de conversões. A posse de números que apresentam os resultados reais desta otimização será o incentivo para que este procedimento faça parte da rotina de quem divulga um site no Google Ads.

– Quando falamos em testar o tempo de carregamento das páginas, não podemos nos esquecer do cenário dos smartphones e tablets. Com o crescimento da navegação por meio de celulares, é importante verificar o tempo de carregamento de um site no ambiente mobile. Empresas que anunciam seu site nos Links Patrocinados não podem deixar este ambiente de lado, como se costumava fazer antigamente.

– Como determinar a qualidade de uma Página de Destino? Evidentemente, os diversos fatores que estamos acostumados a lidar, como mensagem, design, a facilidade com que o usuário gera a conversão devem continuar recebendo o destaque merecido no quesito otimização. No entanto, o tempo de carregamento do site é um fator que não pode ser esquecido. Afinal, ninguém quer perder um cliente por causa de um segundo a mais no carregamento de sua página.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso