O Google Marketing Live é uma conferência anual onde novas soluções do Google são apresentadas ao mundo.
São mais de oito horas de conteúdo. Além das principais novidades do marketing digital, o evento também traz dicas de práticas recomendadas para as soluções do Google Ads. De fato, um conteúdo que afeta diretamente agências e empresas anunciantes.
Neste ano, o evento aconteceu nos dias 14 e 15 de Maio, em San Francisco.
Confira abaixo, as principais novidades apresentadas no primeiro dia do Google Marketing Live 2019.
O Discover é um feed que aparece na página inicial do app Google e no Google.com em dispositivos móveis. Os usuários personalizam o feed para que sejam apresentados conteúdo de seu interesse, como categorias de notícias.
Os novos anúncios do Discover são perfeitamente adaptados para este cenário, aparecendo diretamente no feed. Além das configurações realizadas pelo analista de Links Patrocinados, o Google Ads usa o aprendizado de máquina para otimizar as melhores combinações dos materiais dos criativos que foram enviados.
(Saiba mais detalhes sobre os anúncios do Google Discover).
Uma novidade que interessará aos comerciantes com estabelecimentos físicos são as campanhas locais.
Este formato de campanha é a primeira solução do Google Ads voltada exclusivamente para direcionar tráfego para lojas nas imediações. Quando as pessoas estiverem procurando em seus celulares por produtos ou serviços nas proximidades, as lojas que anunciam nas campanhas locais poderão aparecer em destaque.
São anúncios simples que podem aparecer na Rede de Pesquisa (Search), Rede de Display, YouTube e Google Maps.
(Saiba mais detalhes sobre as Campanhas Locais).
Aqui temos um empenho do Google Ads em tornar os anúncios visualmente mais atraentes.
Os Anúncios de Galeria é um formato de Link Patrocinado desenvolvido especialmente para a rede de pesquisa, no ambiente mobile.
Este formato de anúncios consiste em uma galeria deslizável, um carrossel que pode conter entre 4 e 8 imagens. Um detalhe interessante é que, para cada imagem apresentada, o analista de Links Patrocinados pode inserir uma descrição de até 70 caracteres.
Os Anúncios de Galeria são visualmente mais atraentes, além de possibilitar maior interatividade.
Os anúncios Showcase (também conhecidos como anúncios de demonstração) foram criados para serem exibidos especialmente em pesquisas em que o usuário não insere o nome de uma marca. Para estas pesquisas mais genéricas, o Google Ads exibe uma vitrine com produtos relacionados.
No Google Marketing Live 2019, foi anunciado que o inventário dos Links Patrocinados Showcase foi ampliado. Este tipo de anúncio agora pode ser veiculado também no Google Imagens, no feed do Discover e no YouTube.
Outra novidade apresentada no Google Marketing Live 2019 são os anúncios vinculados a aplicativos instalados.
Se tiver o aplicativo instalado em seu celular, o usuário poderá acessá-lo diretamente via Link Patrocinado. Não importa se o anúncio é exibido na rede de pesquisa, no Google Shopping ou na Rede de Display, o usuário será automaticamente redirecionado para o aplicativo, podendo realizar a compra.
Por exemplo, uma agência de viagens divulga uma oferta que pode ser adquirida via aplicativo. Quando um usuário que já possui o app da agência clica no anúncio, ele é direcionado para a página do aplicativo onde poderá confirmar sua compra.
Com isso, temos um processo de compra mais rápido e personalizado.
O Google Shopping está de cara nova. Os primeiros testes desta aparência renovada foram inicialmente implementados na França.
O Google avisa que os usuários poderão realizar suas compras nos sites dos comerciantes ou diretamente no Google. Neste último caso, o próprio Google Shopping realizará a intermediação da compra.
A personalização do Shopping está incluída nas novidades anunciadas. Os consumidores podem ver recomendações de produtos de acordo com seu histórico de pesquisas, histórico de compras e listas. Por isso, é impossível reproduzir exatamente como será a cara do novo Shopping, afinal, cada usuário verá uma página diferente, personalizada de acordo com seus interesses.
O palestrante disse que a nova experiência do Shopping é uma fusão do que há de melhor no Google Express com o Google Shopping.
No 1° dia do Google Marketing Live 2019 foi oficialmente lançado o Planejador de Desempenho. A ferramenta foi desenvolvida para ajudar os anunciantes a entender como criar um plano de orçamento para cada uma das campanhas, de acordo com as projeções do Google Ads.
O plano de orçamento é criado escolhendo entre duas métricas principais: cliques e conversões. A partir daí, o Google Ads ajuda a estimar quais serão os gastos para atingir as metas de marketing da empresa.
(Saiba mais detalhes sobre o Planejador de Desempenho e Orçamento).
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