– Florianópolis foi palco de mais uma etapa do Digitalks, Fórum de Marketing Digital em 2014. O evento reuniu grandes profissionais do mercado e promoveu interessantes debates sobre os atuais rumos das tecnologias e comportamento dos usuários no universo digital.
– Quais foram alguns dos pontos altos apresentados no Digitalks 2014?
– O evento iniciou apresentando dados e informações sobre o mercado digital atual. Conforme já destacado neste blog, deu-se atenção especial ao relativamente novo formato de métrica que é baseado na visibilidade dos Links Patrocinados. Esta métrica é conhecida como Impressões Visíveis. O mercado americano já adota esta métrica em muitos segmentos da publicidade online, e isto deve se espalhar pelo mundo gradualmente.
– Também foi mencionado sobre o impacto dos buscadores no tráfego online. Segundo dados apresentados, 60% da origem dos acessos aos websites, em dezembro de 2013, vieram dos buscadores.
– Wellington Tamaki, estrategista do Google, deu atenção ao tema “Consumidor Multiplataforma”. A palestra abordou o comportamento dos internautas na atualidade, comportamento este definido como multitela. Por exemplo, pesquisas apontam que 52% dos brasileiros acessam a internet simultaneamente com a televisão. Este cenário multiplataforma impactou profundamente o funil de compra dos consumidores. A jornada de um cliente já não é mais simples ou linear, mas bastante complexa. Um usuário pode levar até 27 dias para realizar uma compra; neste meio tempo, chega a fazer 6 consultas nos buscadores, e visita até 7 websites antes de realizar a compra.
– Toda esta realidade aponta para a necessidade do marketing online entregar mensagens personalizadas. E as ferramentas do Google Ads permitem alcançar pessoas de acordo com o seu perfil e comportamento na internet.
– Como Usar de Forma Criativa o Remarketing do Google Ads, foi o tema apresentado por Ricardo Azevedo, da CLINKS. A palestra destacou o princípio do Remarketing, em selecionar o tráfego de um website site e impactar os usuários de acordo com sua experiência. Por meio de um código instalado no site, os usuários podem ser “tagueados” e a visibilidade das empresas pode ser personalizada e estendida para outros sites da Rede de Display.
– Uma das formas criativas de se utilizar os Links Patrocinados do Remarketing é direcionar o visitante, não para o website original da empresa, mas para uma plataforma de e-commerce onde o produto da empresa está disponível para compra.
– Alguns cases foram apresentados mostrando o impacto positivo que campanhas de Remarketing bem gerenciadas podem ter.
– O universo do Facebook e WordPress também tiveram lugar no Digitalks. O Programa de Preferred Market Developer foi apresentado por Wesley Barbosa, líder de desenvolvimento de mercado do Facebook, que destacou as tecnologias que tem ajudado a melhorar o desempenho das campanhas publicitárias na rede social. Além disso, Leandro Vieira, fundador da Apiki WordPress, destacou como a plataforma está focada no marketing de conteúdo por meio de sua otimização para os mecanismos de busca, além dos diversos plugins que auxiliam a promoção das marcas na internet.
– Painéis de Debate deram atenção às oportunidades do mundo digital, além de destacar a necessidade de se manter o foco no consumidor. Isto envolve entender que estamos não somente na era do marketing digital mas, como destacado, na era do marketing de atendimento digital. As empresas precisam conhecer seus clientes, o que envolve recolher dados muito mais significativos do que nome, CPF e endereço. Mas é preciso gerenciar todo o conhecimento sobre o consumidor por intermédio de canais inteligentes de CRM Sociais. Só assim o marketing digital poderá cumprir com todo o seu potencial em auxiliar a empresa a crescer, focada no consumidor.
– As oportunidades que o mercado digital oferece para as empresas foram detalhadamente expressas neste importante fórum que visa compartilhar conhecimento. Informações relevantes, amparadas por um rico networking, pode ampliar as perspectivas de todos os profissionantes presentes ao Digitalks. Profissionais agora melhores preparados para utilizar o marketing online para melhorar os resultados ao promover seus produtos e serviços no universo digital.
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