– Recentemente, o Google anunciou ao mundo as mudanças que chegavam às suas plataformas analíticas e de publicidade. Conforme já conhecido por muitos, a marca foi reformulada em uma suíte com três principais grupos de soluções:
– E foram exatamente estas mudanças que ocuparam o palco do Google Marketing Live no último dia 10 de Julho de 2018. A maior parte do que foi destacado no evento focou nesta transição.
– O Google Marketing Live é um evento anual muito aguardado por profissionais do marketing digital. Nele, são destacados novos recursos que estão sendo lançados para quem divulga seus negócios com a ajuda do Google.
– Você perdeu o Google Marketing Live 2018? Então, veja agora o que aconteceu de mais importante neste grande evento do marketing digital.
– Logo no início, Anthony Chavez, diretor de produtos do Google Ads, falou que uma das principais prioridades para empresas é a velocidade das páginas de destino. Segundo ele, a velocidade destas páginas podem fazer a diferença na hora de uma venda ser realizada ou não.
– Ele mencionou que esta é uma preocupação. Afinal, muitos ficam demasiadamente focados em otimização de anúncios, segmentação, lances, e acabam se esquecendo deste aspecto tão importante.
– Por isso, uma das maneiras de melhorar o desempenho das campanhas de Links Patrocinados no ambiente mobile é aumentar a velocidade das páginas de destino.
– Em atenção a isso, foi anunciado que o Mobile Speed Score está disponível no Google Ads. Trata-se de um recurso, apresentado como coluna na guia Páginas de Destino, que informa a velocidade de uma página mobile. Isto é feito por meio de uma pontuação (em escala de 1 a 10).
– Uma das grandes vantagens do Mobile Speed Score é sua atualização diária. Assim, sempre que uma mudança for feita nas páginas de destino, não é necessário esperar dias ou semanas para verificar se isto otimizou os resultados.
– O evento apresentou algumas tendências de consumo existentes no mercado. Também foi falado sobre a necessidade de controle dos dados associado com a privacidade dos usuários.
– Logo em seguida, o foco passou a ser o aprendizado de máquina e sua influência nas experiências dos usuários. O aprendizado de máquina está presente em diversos produtos Google, como mecanismo de busca, YouTube e Gmail.
– A publicidade dos Links Patrocinados também se beneficia das máquinas inteligentes. Elas aprendem a cada dia com as interações com os usuários. Segundo o palestrante, isto é importante para agregar valor aos anúncios.
– Isto ficou evidente nos recentemente lançados anúncios de pesquisa responsivos. Com eles, o analista de Links Patrocinados insere, no mínimo, 5 títulos diferentes e 2 descrições distintas sem utilizar frases repetidas. Também cria pelo menos 3 títulos sem incluir as palavras-chave. (Saiba mais sobre o formato lendo este artigo).
– Depois disso, utilizando o aprendizado de máquina, o Google Ads testa diferentes combinações de títulos e descrições. Com este processo, consegue identificar quais das versões de anúncios oferecem melhores resultados.
– Como sabemos, diferentes empresas possuem diferentes metas ao anunciar no Google Ads. Por exemplo, uma loja que oferece produtos locais provavelmente deseja atrair mais pessoas para sua loja física. Uma grande marca, por outro lado, talvez esteja mais interessada em fortalecer seu nome na lembrança do público-alvo.
– Por isso, na nova experiência do Google Ads, as metas são usadas como ponto de partida. De acordo com a meta selecionada pelo analista de Links Patrocinados, diferentes recursos e configurações são apresentados.
– E de acordo com o palestrante, estes recursos e configurações personalizados estão ali graças ao aprendizado de máquina que aprendeu com o histórico do comportamento dos consumidores.
– Para que os resultados no Google Ads sejam eficientes, não há como escapar da necessidade de avaliar métricas, com precisão. Afinal, somente assim será possível determinar quais anúncios e contextos de exibição foram determinantes em gerar uma conversão.
– Por isso, foi destacado que há todo o sentido em unir a ferramenta de publicidade do Google Ads com suas soluções analíticas. Este é o motivo da criação do Display & Video 360. Desta forma, aquilo que estava anteriormente disperso entre diversos produtos (como DoubleClick Bid Manager, Campaign Manager e Audience Center) foi unificado em uma única central.
– Os feeds automatizados receberam grande atenção no Google Marketing Live. Também foi destacado mais sobre o Smart Shopping, uma campanha do Google Shopping otimizada de acordo com as metas do anunciante.
– Além disso, comerciantes do Shopify ouviram novidades. As campanhas inteligentes do Shopping integradas ao Shopify permitirão que comerciantes do Shopify gerenciem suas campanhas do Smart Shopping sem sair da plataforma.
– O objetivo destas alterações é fazer com que o Google Shopping se torne mais acessível para lojas e e-commerces.
– Como não poderia deixar de ser, o evento trouxe à atenção novidades sobre anúncios no YouTube.
– O TrueView for Reach tem novidades para as empresas que anunciam nesta plataforma. Embora sem data prevista, este formato de anúncio oferecerá novos recursos. Entre eles, um botão de chamada à ação, bem como formulários exibidos diretamente no anúncio que permitirão coletar novos leads.
– O YouTube também continua aproveitando as tecnologias de aprendizado de máquina. Isto acontece com o lançamento do Maximize Lift Bidding. Trata-se de uma estratégia de lances para ajudar as empresas a alcançarem pessoas com maior potencial de conversão. O ajuste é feito de forma automática, no momento do leilão, visando maximizar o impacto dos anúncios em vídeo.
– Algo repetido diversas vezes no Google Marketing Live foi a revolução dos anúncios que se adaptam às necessidades dos consumidores. Além disso, com o aprendizado de máquina, a tecnologia avalia em tempo real se esta adaptação está realmente funcionando. Conforme destacado por Philip McDonnell, cabe às empresas e às tecnologias do Google Ads identificar qual é o produto certo para apresentar para a pessoa certa, no momento certo.
– Como destacado, estas tecnologias estão em processo de aprendizado. E este aprendizado é infinito. Por isso, o horizonte nos garante melhorias na capacidade de oferecermos anúncios cada vez mais personalizados.
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