– O segundo dia do Encontro da Comunidade Ads 2014 esteve repleto de informações e dicas valiosas para os profissionais de Links Patrocinados e do marketing digital. Neste dia, deu-se destaque ao ROI, Remarketing Dinâmico, Google Meu Negócio e outros importantes temas.
– Confira os pontos altos das palestras apresentadas no segundo dia do evento.
– O ROI foi o tema central de Leo Pinto e Renata Oliveira, na palestra de abertura. O ROI é uma importante métrica que avalia o valor da conversão dividido pelo custo. Trata-se de uma métrica que sempre deve ser o ponto focal de uma campanha de Links Patrocinados (bem acima dos cliques e impressões), uma vez que representa o lucro das empresas que anunciam no Google.
– Aliado a isto, foi apresentado o conceito do funil de conversão. Como dica importante, destacou-se a necessidade de alimentar o topo do funil para que outras campanhas, tais como Remarketing, tenham bons resultados.
– Para tanto, é necessário que profissional identifique as palavras-chave que integram o topo de funil e as palavras-chave que estão mais abaixo do funil. Por exemplo, “comprar bolsa” é uma palavra-chave mais próxima da conversão, uma vez que o usuário praticamente já se decidiu pela compra.
– Foram considerados detalhes das configurações e o passo a passo para acompanhar as conversões e o ROI no Google Ads.
– Diferentes indústrias costumam possuir ROIs diferentes, e isto sempre deve ser levado em consideração pelas agências de Links Patrocinados. Por isso, nunca é correto comparar o ROI de clientes quando estes pertencem a indústrias diferentes.
– Foi dado grande destaque às diferenças entre Volume e ROI, classificadas por Leo Pinto como “grandezas inversamente proporcionais”. Isto se dá pelo fato de que, para aumentar o volume de conversões, muitas vezes é necessário sacrificar um pouco o ROI, e vice-versa.
– A palestra encerrou com a apresentação do conceito e exemplos práticos das estratégias de lances flexíveis (maximizar cliques, eCPC/CPA, segmentar local na página de pesquisa e ROAS).
– O segundo palestrante foi Luciano Santos, head de vendas PMEs do Brasil. Inicialmente, ele apresentou alguns dados que mostram como as pequenas e médias empresas representam um mercado promissor. Por exemplo, elas respondem por 20% do PIB brasileiro e são responsáveis por 60% dos empregos formais.
– Para grande parte das PMEs, o conceito de presença online mudou. No entanto, ainda há muito espaço para evolução. Alguns números compartilhados sobre o assunto demonstram isso:
46% das PMEs possuem um site;
58% usam redes sociais, na maioria, atualizadas pela própria PME;
apenas 8% tem um blog em seus sites.
– O que leva a maioria dos empresários de pequenas e médias empresas a evitarem o investimento em publicidade online? As 4 principais barreiras são:
* “Não sei como funciona”
* “Não acredito que funciona”
* “Não preciso disso”
* “Não posso pagar”
– Isto explica em parte porque 68% das PMEs ainda utilizam a “cultura dos panfletos”, que é cara e difícil de ser mensurada. Ainda é a forma de publicidade mais utilizada pelas pequenas e médias empresas.
– Evidentemente é possível quebrar este paradigma. No entanto, isto subentende muito trabalho, argumentos apoiados por dados concretos e paciência. As agências de publicidade e os consultores de Links Patrocinados tem um papel fundamental em desenvolver o mercado de PMEs.
– O Google Meu Negócio recebeu a atenção de todos na palestra de Diego Silva. Trata-se de uma importante ferramenta voltada especialmente para as PMEs. Oferece um único dashboard para diversos dispositivos. Possui uma versão app, facilitando a gestão das empresas a partir dos dispositivos móveis.
– O Google Meu Negócio engloba três ideias simples:
Fazer negócios online
Ser um ponto de entrada para os produtos dos negócios no Google
Ajudar empresas a ter sucesso, permitindo que construam e monitorem suas presenças online
– A relevância desta solução do marketing digital fica evidente na forma como as pessoas encontram as marcas online. Cerca de 32% dos internautas descobrem as marcas nas mídias sociais, e 54% em mecanismos de pesquisa. Desta forma, fica claro que a publicidade online pode auxiliar as empresas, firmando a presença e a lembrança da marca entre o público-alvo.
– Esta identidade online é vital para crescer neste competitivo mercado. Cerca de 78% dos pequenos negócios conseguem até 25% de novos clientes por meio das mídias sociais.
– O Google Meu Negócio oferece informações sobre a empresa, compartilhamento de novas informações para os usuários, área para comentários que podem ser respondidos e gerenciados, além de um mini-analytics para analisar os insights da presença online. Além disso, permite a integração com o Google Ads Express.
– Trata-se de uma importante ferramenta para colocar um pequeno negócio local na internet, impulsionando as vendas na loja.
– Um dos temas mais aguardados do encontro dizia respeito ao Remarketing Dinâmico, que foi apresentado pelo Líder de Análises de Produto do Google, Gustavo Jeuken.
– Inicialmente, Gustavo apresentou uma visão geral do Remarketing Dinâmico e como as empresas podem se beneficiar deste recurso dos Links Patrocinados. Em resumo, ele complementa os anúncios com extrema relevância, melhorando a performance e aumentando o ROI.
– Como implementar o Remarketing Dinâmico em uma campanha de Links Patrocinados? Inicialmente, é necessário ter uma conta no Google Merchant Center, inserindo todas as informações do feed de produtos. Após isto, basta interligar o Merchant Center com o Google Ads, e inserir a tag do Remarketing no website. Além da tag padrão do Remarketing, deve-se incluir também os atributos ou parâmetros customizados (tais como ecomm_pagetype e ecomm_totalvalue).
– Para obter os melhores resultados ao anunciar produtos por intermédio do Remarketing Dinâmico, foram passadas algumas dicas:
Utilizar todos os tamanhos de anúncios gráficos;
Sempre utilizar Links Patrocinados de texto, uma vez que alguns sites só exibem anúncios de texto;
Possuir todos os produtos no feed de dados;
Não utilizar Location Targeting e nem Language Targeting, melhorando o alcance dos anúncios;
Utilizar anúncios em HTML5, e não somente em Flash.
– Para ajudar o algoritmo do Remarketing Dinâmico a ser mais eficiente, alguns passos que o anunciante deve tomar:
Usar a rotação de anúncio focada em conversão (isto significa mostrar o melhor anúncio para o melhor usuário);
Sempre usar a entrega de anúncio padrão, em vez da acelerada.
– As listas de Remarketing devem ser divididas conforme as etapas do funil de conversão. – Um exemplo apresentado mostrou as seguintes listas configuradas para uma campanha:
* Usuários que entraram somente na Home;
* Usuários que acessaram Categorias;
* Usuários que visualizaram Produtos específicos;
* Usuários que adicionaram produtos ao Carrinho, mas não compraram;
* Usuários que compraram os produtos.
– Finalizando, foram transmitidas algumas dicas para lidar com possíveis problemas encontrados em uma campanha de Remarketing Dinâmico, tais como corrigir problemas relacionados com as tags utilizando o Tag Assistant, e verificar se as listas estão sendo populadas de acordo com o esperado.
– Por que foram criadas as políticas de publicidade do Google Ads? Segundo Rafaela Nicolazzi, Especialista em Políticas de Publicidade Ads, elas existem para que usuários, anunciantes e o próprio Google fiquem satisfeitos com a publicidade. Por esta razão, elas são aplicadas por meio da revisão dos anúncios, dos sites e das contas.
– Em seguida, ela deu alguns passos para resolver problemas relacionados à reprovação dos anúncios, o que inclui considerar o e-mail enviado pelo Google com o motivo da reprovação. Para enviar o anúncio para revisão, basta editá-lo ou utilizar o formulário para solicitação de revisão. O prazo máximo do Google para revisão dos Links Patrocinados é de 1 dia útil. Quando o problema for encontrado no site do anunciante, o prazo máximo é de 3 dias.
– Uma conta pode ser suspensa em decorrência de diversas violações das políticas de publicidade nos anúncios ou no site. Por esta razão, o anunciante não pode se dar ao luxo de investir em Google Ads apostando em tentativa e erro. É preciso conhecer as políticas de publicidade evitando problemas maiores no futuro, tais como ter a conta suspensa.
– Para denunciar anúncios que violem as políticas do Google Ads deve-se utilizar o formulário para denúncia, e sempre identificar o site apontado por meio da URL do anúncio do google.com. Ou seja, não se deve utilizar a URL do site, mas sim a URL do anúncio em questão.
– Finalizando sua palestra, ela deu dicas para quem tem um e-commerce e não quer ter problemas com as políticas de publicidade ao anunciar no Google. Os problemas mais recorrentes encontrados em e-commerces podem ser evitados seguindo-se estas dicas:
possuir um modelo de negócios claro para os visitantes;
garantir que os dados dos usuários sejam mantidos confidenciais;
especificar termos e condições, e políticas de retorno;
sempre verificar se o site está funcionando sem erros de navegação.
– A última palestra do Encontro da Comunidade do Ads 2014 foi de Claudia Sciama, Diretora de Varejo Brasil. Ela destacou a jornada do consumidor multi-canal e as oportunidades do digital.
– Com o surgimento da internet, mudou-se completamente a maneira de consumirmos, de comprarmos, de buscarmos informação. A democratização da tecnologia aponta tais mudanças como um processo irreversível. A troca de informações é cada vez mais rápida, e em períodos mais curtos. O varejista não consegue acompanhar a revolução tecnológica.
– No Brasil, quase metade da população tem acesso a internet. Além disso, são 280 milhões de linhas móveis ativas. Mais da metade das pessoas acessam a internet pelo smartphone. Isto contribui para o crescimento do showrooming – ato do usuário em acessar a internet pelo smartphone dentro das lojas, avaliando o produto de seu interesse e comparando preço com outras lojas.
– Um dos desafios das agências publicitárias é verificar se seus clientes possuem sites otimizados para dispositivos móveis. Afinal, segundo apresentado na palestra, apenas metade dos maiores sites de varejistas no Brasil está com site otimizado para celulares.
– Varejistas precisam se adequar à nova realidade do consumidor hiper-conectado. Hoje, no Brasil, são 40 milhões de pessoas conectadas em três telas. E as pesquisas apontam que o offline é profundamente influenciado pelo online. Empresas com negócios apenas locais tiveram aumento no ROI de 2 a 14% ao criar campanhas de Links Patrocinados.
– O Escritório do Google em São Paulo reuniu grandes nomes da publicidade do Google Ads, nos dias 26 e 27 de Agosto de 2014, e trouxe um conteúdo de excelente qualidade para seus participantes. A CLINKS reafirma sua honra em ter sido convidada para este evento. O Encontro da Comunidade do Ads oferece uma inestimável oportunidade de se manter atualizado com o que há de novo no mercado dos Links Patrocinados, e de firmar rico networking com outros importantes nomes da publicidade digital.
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