preloader

Resumo do SEGUNDO Dia do Encontro Comunidade Ads 2014

Resumo das palestras apresentadas no SEGUNDO dia do Encontro da Comunidade do Ads em 2014

– O segundo dia do Encontro da Comunidade Ads 2014 esteve repleto de informações e dicas valiosas para os profissionais de Links Patrocinados e do marketing digital. Neste dia, deu-se destaque ao ROI, Remarketing Dinâmico, Google Meu Negócio e outros importantes temas.

– Confira os pontos altos das palestras apresentadas no segundo dia do evento.

Dicas Práticas Para o Aumento do ROI

ROI - Retorno sobre investimentos no Google AdsРO ROI foi o tema central de Leo Pinto e Renata Oliveira, na palestra de abertura. O ROI ̩ uma importante m̩trica que avalia o valor da converṣo dividido pelo custo. Trata-se de uma m̩trica que sempre deve ser o ponto focal de uma campanha de Links Patrocinados (bem acima dos cliques e impress̵es), uma vez que representa o lucro das empresas que anunciam no Google.

РAliado a isto, foi apresentado o conceito do funil de converṣo. Como dica importante, destacou-se a necessidade de alimentar o topo do funil para que outras campanhas, tais como Remarketing, tenham bons resultados.

– Para tanto, é necessário que profissional identifique as palavras-chave que integram o topo de funil e as palavras-chave que estão mais abaixo do funil. Por exemplo, “comprar bolsa” é uma palavra-chave mais próxima da conversão, uma vez que o usuário praticamente já se decidiu pela compra.

РForam considerados detalhes das configura̵̤es e o passo a passo para acompanhar as convers̵es e o ROI no Google Ads.

РDiferentes ind̼strias costumam possuir ROIs diferentes, e isto sempre deve ser levado em considera̤̣o pelas ag̻ncias de Links Patrocinados. Por isso, nunca ̩ correto comparar o ROI de clientes quando estes pertencem a ind̼strias diferentes.

– Foi dado grande destaque às diferenças entre Volume e ROI, classificadas por Leo Pinto como “grandezas inversamente proporcionais”. Isto se dá pelo fato de que, para aumentar o volume de conversões, muitas vezes é necessário sacrificar um pouco o ROI, e vice-versa.

– A palestra encerrou com a apresentação do conceito e exemplos práticos das estratégias de lances flexíveis (maximizar cliques, eCPC/CPA, segmentar local na página de pesquisa e ROAS).

O Mercado Brasileiro das PME’s

– O segundo palestrante foi Luciano Santos, head de vendas PMEs do Brasil. Inicialmente, ele apresentou alguns dados que mostram como as pequenas e médias empresas representam um mercado promissor. Por exemplo, elas respondem por 20% do PIB brasileiro e são responsáveis por 60% dos empregos formais.

– Para grande parte das PMEs, o conceito de presença online mudou. No entanto, ainda há muito espaço para evolução. Alguns números compartilhados sobre o assunto demonstram isso:

  • 46% das PMEs possuem um site;

  • 58% usam redes sociais, na maioria, atualizadas pela própria PME;

  • apenas 8% tem um blog em seus sites.

– O que leva a maioria dos empresários de pequenas e médias empresas a evitarem o investimento em publicidade online? As 4 principais barreiras são:

* “Não sei como funciona”

* “Não acredito que funciona”

* “Não preciso disso”

* “Não posso pagar”

– Isto explica em parte porque 68% das PMEs ainda utilizam a “cultura dos panfletos”, que é cara e difícil de ser mensurada. Ainda é a forma de publicidade mais utilizada pelas pequenas e médias empresas.

– Evidentemente é possível quebrar este paradigma. No entanto, isto subentende muito trabalho, argumentos apoiados por dados concretos e paciência. As agências de publicidade e os consultores de Links Patrocinados tem um papel fundamental em desenvolver o mercado de PMEs.

Google Meu Negócio

Google Meu Negócio– O Google Meu Negócio recebeu a atenção de todos na palestra de Diego Silva. Trata-se de uma importante ferramenta voltada especialmente para as PMEs. Oferece um único dashboard para diversos dispositivos. Possui uma versão app, facilitando a gestão das empresas a partir dos dispositivos móveis.

– O Google Meu Negócio engloba três ideias simples:

  • Fazer negócios online

  • Ser um ponto de entrada para os produtos dos negócios no Google

  • Ajudar empresas a ter sucesso, permitindo que construam e monitorem suas presenças online

– A relevância desta solução do marketing digital fica evidente na forma como as pessoas encontram as marcas online. Cerca de 32% dos internautas descobrem as marcas nas mídias sociais, e 54% em mecanismos de pesquisa. Desta forma, fica claro que a publicidade online pode auxiliar as empresas, firmando a presença e a lembrança da marca entre o público-alvo.

– Esta identidade online é vital para crescer neste competitivo mercado. Cerca de 78% dos pequenos negócios conseguem até 25% de novos clientes por meio das mídias sociais.

– O Google Meu Negócio oferece informações sobre a empresa, compartilhamento de novas informações para os usuários, área para comentários que podem ser respondidos e gerenciados, além de um mini-analytics para analisar os insights da presença online. Além disso, permite a integração com o Google Ads Express.

– Trata-se de uma importante ferramenta para colocar um pequeno negócio local na internet, impulsionando as vendas na loja.

Usando Remarketing Dinâmico

– Um dos temas mais aguardados do encontro dizia respeito ao Remarketing Dinâmico, que foi apresentado pelo Líder de Análises de Produto do Google, Gustavo Jeuken.

РInicialmente, Gustavo apresentou uma viṣo geral do Remarketing Din̢mico e como as empresas podem se beneficiar deste recurso dos Links Patrocinados. Em resumo, ele complementa os an̼ncios com extrema relev̢ncia, melhorando a performance e aumentando o ROI.

– Como implementar o Remarketing Dinâmico em uma campanha de Links Patrocinados? Inicialmente, é necessário ter uma conta no Google Merchant Center, inserindo todas as informações do feed de produtos. Após isto, basta interligar o Merchant Center com o Google Ads, e inserir a tag do Remarketing no website. Além da tag padrão do Remarketing, deve-se incluir também os atributos ou parâmetros customizados (tais como ecomm_pagetype e ecomm_totalvalue).

РPara obter os melhores resultados ao anunciar produtos por interm̩dio do Remarketing Din̢mico, foram passadas algumas dicas:

  • Utilizar todos os tamanhos de anúncios gráficos;

  • Sempre utilizar Links Patrocinados de texto, uma vez que alguns sites só exibem anúncios de texto;

  • Possuir todos os produtos no feed de dados;

  • Não utilizar Location Targeting e nem Language Targeting, melhorando o alcance dos anúncios;

  • Utilizar anúncios em HTML5, e não somente em Flash.

РPara ajudar o algoritmo do Remarketing Din̢mico a ser mais eficiente, alguns passos que o anunciante deve tomar:

  • Usar a rotação de anúncio focada em conversão (isto significa mostrar o melhor anúncio para o melhor usuário);

  • Sempre usar a entrega de anúncio padrão, em vez da acelerada.

РAs listas de Remarketing devem ser divididas conforme as etapas do funil de converṣo. РUm exemplo apresentado mostrou as seguintes listas configuradas para uma campanha:

* Usuários que entraram somente na Home;

* Usuários que acessaram Categorias;

* Usuários que visualizaram Produtos específicos;

* Usuários que adicionaram produtos ao Carrinho, mas não compraram;

* Usuários que compraram os produtos.

– Finalizando, foram transmitidas algumas dicas para lidar com possíveis problemas encontrados em uma campanha de Remarketing Dinâmico, tais como corrigir problemas relacionados com as tags utilizando o Tag Assistant, e verificar se as listas estão sendo populadas de acordo com o esperado.

Resolução de Problemas Relacionados a Políticas do Google Ads

– Por que foram criadas as políticas de publicidade do Google Ads? Segundo Rafaela Nicolazzi, Especialista em Políticas de Publicidade Ads, elas existem para que usuários, anunciantes e o próprio Google fiquem satisfeitos com a publicidade. Por esta razão, elas são aplicadas por meio da revisão dos anúncios, dos sites e das contas.

– Em seguida, ela deu alguns passos para resolver problemas relacionados à reprovação dos anúncios, o que inclui considerar o e-mail enviado pelo Google com o motivo da reprovação. Para enviar o anúncio para revisão, basta editá-lo ou utilizar o formulário para solicitação de revisão. O prazo máximo do Google para revisão dos Links Patrocinados é de 1 dia útil. Quando o problema for encontrado no site do anunciante, o prazo máximo é de 3 dias.

– Uma conta pode ser suspensa em decorrência de diversas violações das políticas de publicidade nos anúncios ou no site. Por esta razão, o anunciante não pode se dar ao luxo de investir em Google Ads apostando em tentativa e erro. É preciso conhecer as políticas de publicidade evitando problemas maiores no futuro, tais como ter a conta suspensa.

– Para denunciar anúncios que violem as políticas do Google Ads deve-se utilizar o formulário para denúncia, e sempre identificar o site apontado por meio da URL do anúncio do google.com. Ou seja, não se deve utilizar a URL do site, mas sim a URL do anúncio em questão.

– Finalizando sua palestra, ela deu dicas para quem tem um e-commerce e não quer ter problemas com as políticas de publicidade ao anunciar no Google. Os problemas mais recorrentes encontrados em e-commerces podem ser evitados seguindo-se estas dicas:

  • possuir um modelo de negócios claro para os visitantes;

  • garantir que os dados dos usuários sejam mantidos confidenciais;

  • especificar termos e condições, e políticas de retorno;

  • sempre verificar se o site está funcionando sem erros de navegação.

Consumidor Hiper Conectado, Hiper Informado e Hiper Mobilizado

Consumidor hiper conectadoРA ̼ltima palestra do Encontro da Comunidade do Ads 2014 foi de Claudia Sciama, Diretora de Varejo Brasil. Ela destacou a jornada do consumidor multi-canal e as oportunidades do digital.

– Com o surgimento da internet, mudou-se completamente a maneira de consumirmos, de comprarmos, de buscarmos informação. A democratização da tecnologia aponta tais mudanças como um processo irreversível. A troca de informações é cada vez mais rápida, e em períodos mais curtos. O varejista não consegue acompanhar a revolução tecnológica.

– No Brasil, quase metade da população tem acesso a internet. Além disso, são 280 milhões de linhas móveis ativas. Mais da metade das pessoas acessam a internet pelo smartphone. Isto contribui para o crescimento do showrooming – ato do usuário em acessar a internet pelo smartphone dentro das lojas, avaliando o produto de seu interesse e comparando preço com outras lojas.

– Um dos desafios das agências publicitárias é verificar se seus clientes possuem sites otimizados para dispositivos móveis. Afinal, segundo apresentado na palestra, apenas metade dos maiores sites de varejistas no Brasil está com site otimizado para celulares.

– Varejistas precisam se adequar à nova realidade do consumidor hiper-conectado. Hoje, no Brasil, são 40 milhões de pessoas conectadas em três telas. E as pesquisas apontam que o offline é profundamente influenciado pelo online. Empresas com negócios apenas locais tiveram aumento no ROI de 2 a 14% ao criar campanhas de Links Patrocinados.

Concluindo

– O Escritório do Google em São Paulo reuniu grandes nomes da publicidade do Google Ads, nos dias 26 e 27 de Agosto de 2014, e trouxe um conteúdo de excelente qualidade para seus participantes. A CLINKS reafirma sua honra em ter sido convidada para este evento. O Encontro da Comunidade do Ads oferece uma inestimável oportunidade de se manter atualizado com o que há de novo no mercado dos Links Patrocinados, e de firmar rico networking com outros importantes nomes da publicidade digital.