– O Google Meu Negócio é uma ferramenta que combina diversos serviços do Google, como rede de pesquisa, Maps e G+. Por meio dele, a empresa pode mostrar informações relevantes para seu público-alvo, como por exemplo, o horário de funcionamento da loja ou escritório, número de telefone, bem como rotas para chegar até a empresa. O Google Meu Negócio permite que a empresa possa controlar gratuitamente quais são as informações que aparecerão na pesquisa orgânica do Google e no Maps. As alterações são aplicadas e passam a ser exibidas instantaneamente para aqueles que pesquisarem pela empresa.
– Para os anunciantes é possível unir o Google Meu Negócio à plataforma de publicidade do Google Ads. Isto facilita a exibição de anúncios no Google Maps, bem como permite que o Google Ads possa recolher informações para serem exibidas nas extensões de local dos Links Patrocinados.
– O Google Ads enviou um e-mail aos anunciantes mencionando que, a partir de 19 de Janeiro de 2017, a plataforma passará a exibir nos Links Patrocinados o número de telefone local, conforme listado no Google Meu Negócio. Esta exibição ocorrerá independentemente de quais números possam ter sido configurados nas extensões de chamada.
– Assim, quando a pesquisa tiver intenção local, o Google Ads recorrerá ao Google Meu Negócio para extrair e exibir o telefone local nos Links Patrocinados.
– Segundo comunicado do Google Ads, o objetivo da atualização é melhorar a experiência dos usuários. Com a mudança, as informações sobre a empresa são unificadas, gerando maior consistência no que é apresentado nos resultados orgânicos e Links Patrocinados.
– Até o momento anterior à atualização, o Google poderia exibir informações diferentes (ainda que não conflitantes), conforme imagem abaixo:
– Conforme observado na captura de imagem apresentada no site WordStream, diferentes números de telefone são exibidos para o mesmo local. A partir de 19 de Janeiro, o Google Ads passa a extrair o número de telefone do Google Meu Negócio, em pesquisas locais, exatamente para evitar isto.
– Convém destacar que esta atualização se tornará evidente somente nos casos em que a extensão de local for ativada. Isto ocorre especialmente quando o usuário se encontra nas imediações da empresa anunciada. Caso as extensões de local não forem exibidas, consequentemente, as extensões de chamada apresentarão as informações configuradas, de forma inalterada.
– No comunicado enviado aos anunciantes, o Google liberou um link para um formulário onde o anunciante pode optar não exibir números locais em seus Links Patrocinados.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner