Como a Inteligência Artificial Pode Ajudar a Divulgar Sua Empresa na Internet

23/04/2017 by in category Ferramentas, Nunca anunciou no Google with 0 and 0
Home > Blog > Ferramentas > Como a Inteligência Artificial Pode Ajudar a Divulgar Sua Empresa na Internet

Veja como o aprendizado da máquina ajuda as empresas a divulgarem seus produtos e serviços para as pessoas certas, levando em consideração o contexto em que se encontram

Inteligência artificial– Você certamente já ouviu falar em inteligência artificial. Ela tem sido bastante citada em diversos contextos. Um deles está relacionado a buscas e pesquisas na web.

– Neste cenário, a inteligência artificial também é chamada de aprendizado da máquina, onde algoritmos identificam e classificam as intenções e necessidades dos usuários, levando em consideração uma ampla quantidade de sinais.

– Qual o objetivo? A intenção é desenvolver a habilidade de identificar as necessidades dos usuários na internet nos diversos contextos em que se encontram e, consequentemente, produzir resultados capazes de atendê-las.

– A forma como estes sistemas trabalham deve interessar as empresas que desejam criar uma identidade online para suas marcas.

– Se você nunca anunciou no Google, veja como funciona a capacidade que a publicidade digital tem de exibir os anúncios certos para as pessoas certas.

Como Funciona a Inteligência Artificial ao Exibir Anúncios Online

– Parte deste trabalho de análise dos usuários é realizado pelos algoritmos. Por exemplo, ao exibir anúncios de empresas em diversos sites da web, o sistema do Google leva em consideração alguns sinais do usuário que está navegando, como por exemplo:

  • Histórico de pesquisa
  • Interesses
  • Localização geográfica
  • Dispositivo utilizado, etc.

– E este algoritmo é aprimorado diariamente.

– Quanto mais informações o sistema obtém dos usuários, mais aprimorada fica sua capacidade de apresentar uma publicidade relevante, ou seja, exatamente aquilo que a pessoa está procurando.

– No entanto, como mencionado, o sistema realiza apenas parte do trabalho.

– Para as empresas que desejam criar e manter uma presença significativa na internet é necessário compreender o que está envolvido na intenção de busca do público-alvo, como busca por informações ou consultas comerciais.

– Além disso, é preciso identificar quais serão as necessidades do usuário uma vez que sua busca original tiver sido satisfeita. Ou seja, após obter uma informação em meu site, o que o cliente provavelmente desejará saber em seguida? Este tipo de preocupação garante maior engajamento das pessoas com o conteúdo que você está divulgando na internet.

As Fases do Cliente na Web

quem são clientes– Quando uma empresa decide divulgar sua marca no Google e na internet, é preciso ter em mente que os usuários passam por algumas fases enquanto estão realizando suas pesquisas, por exemplo, quando a intenção é comprar produtos ou contratar serviços.

– Que fases são essas? Resumidamente, podemos destacar:

  • Curiosidade: esta fase geralmente surge quando seu futuro cliente se depara com um anúncio seu no Google, em algum site da web ou talvez uma publicidade em vídeo no YouTube. A publicidade consegue atrair a atenção dele, e o usuário fica curioso;
  • Interesse: uma vez conhecendo o produto ou serviço oferecido por sua empresa, o cliente fica inicialmente interessado. O interesse pode ser fortalecido por mostrar para ele como o produto ou serviço poderá beneficiá-lo diretamente, resolvendo seus problemas ou atendendo suas necessidades imediatas;
  • Decisão: cientes de como poderá ser beneficiado pelo produto oferecido, o usuário convence-se de comprá-lo.

– Identificar em que fase ele está, e exibir uma publicidade adaptada, é essencial para garantir bons resultados ao anunciar na internet.

– Convém destacar que, durante estas fases, o cliente poderá visitar outros sites concorrentes para comparar preços, prazos, garantias, etc.

Como o Contexto da Pesquisa Muda a Intenção

– O mesmo termo de pesquisa utilizado por seu prospectivo cliente pode ter diferentes intenções dependendo do contexto.

– Para exemplificar: imagine um usuário que pesquisa por “restaurante de comida portuguesa” em seu computador desktop, às 15 horas, em sua casa. Qual a intenção deste usuário? Uma das fortes possibilidades é que ele pretende jantar em um restaurante que fornece comida portuguesa, talvez naquele mesmo dia.

– Agora, imagine que esta pesquisa foi realizada pelo usuário em seu smartphone, enquanto ele caminhava pelo centro da cidade, ao meio-dia. Qual sua intenção? Provavelmente, neste caso, ele esteja procurando por uma indicação de direção para almoçar naquele exato momento.

– A inteligência artificial do Google procura analisar estes sinais para garantir que tipo de informação o usuário está procurando. Assim, se a campanha publicitária da empresa estiver corretamente configurada, no segundo exemplo, os anúncios poderão exibir informações com direções para ajudar o usuário a chegar ao restaurante.

– Como percebido neste exemplo, quando uma empresa deseja estabelecer sua marca na web, é preciso criar estratégias para oferecer o que seu cliente deseja, de acordo com o contexto.

– E, neste caso, o que pode ser definido como “contexto”? Ele está representado em fatores como o dia e o horário em que a pesquisa é realizada, o local geográfico onde a pesquisa ocorreu e o dispositivo utilizado.

O Aprendizado da Máquina do Google Ads

– O sistema de publicidade do Google, conhecido como Google Ads, utiliza o aprendizado de máquina para interpretar intenções dos usuários, e suas nuances, a medida que navegam na web.

– Mas a vasta maioria do trabalho fica nas mãos da agência de Links Patrocinados. Na verdade, para que a inteligência artificial do Google possa ser plenamente aproveitada, é preciso que ela seja compreendida e utilizada de forma estratégica.

– Portanto, se você deseja criar uma identidade digital relevante para sua empresa, capaz de envolver seu público-alvo, será necessário um estudo aprofundado dos usuários e o contexto de sua navegação.

– A inteligência artificial pode ajudar. Mas, para isso, precisará ser administrada de forma estratégica junto com outras ações de um profissional de web marketing. Configurações cuidadosamente realizadas levando em consideração o contexto, ajudará sua empresa a ser vista e lembrada pelo seu público-alvo.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso