Google Optimize é uma plataforma de execução de testes A/B. Com ele, é possível testar variações das páginas de destino de um site e descobrir qual versão tem um desempenho melhor. Neste artigo, conheça mais detalhes sobre esta solução.
O Google Optimize é uma solução do Google para realizar testes e experimentos de forma rápida e muito, muito fácil.
Mas, antes de nos aprofundar nesta ferramenta, é preciso recapitular brevemente a definição de teste A/B
Teste A/B é um método de comparação entre diferentes versões de uma mesma página. O objetivo é descobrir qual versão tem o melhor desempenho. Ele é chamado de Teste A/B porque são utilizadas duas versões: a versão A, original, e a versão B que é a variante. A partir daí, é feito um teste para descobrir qual a melhor.
Depois de criar as duas versões, é preciso direcionar parte do tráfego para a versão A e o restante para a versão B.
Após um período, basta comparar os resultados. A versão que trouxe mais conversões é a versão campeã.
A partir daí, você pode utilizar esta versão de forma permanente em seu site.
A resposta é simples: sempre que estiver em dúvida entre duas ou mais ideias.
Assim, em vez de se arriscar com o chutômetro, tome decisões de acordo com dados reais.
E é exatamente neste momento que o Google Optimize surge como uma mão na roda.
O Google Optimize é uma ferramenta gratuita e profissional do Google para realizar testes A/B. Com ele, você define um objetivo e compara diferentes versões de uma mesma página de destino para descobrir qual delas tem o melhor desempenho. O Optimize permite integração com outras ferramentas da família Google, como o Analytics e o Google Ads.
O que o Google Optimize permite testar? As opções são variadas. Você pode testar desde cor ou formato de um botão até uma página de destino inteira: título, conteúdo da página, design e assim por diante.
Portanto, utilizando esta ferramenta, você consegue provar as hipóteses com base em dados, e não apenas utilizando estatísticas gerais do seu mercado de atuação.
Assim, descubra quais das experiências agradam mais os visitantes do seu site.
No Google Optimize, você deve configurar o seu objetivo.
Vamos analisar um exemplo para ficar mais claro.
Digamos que você ofereça um produto e crie o botão “Comprar” em uma página de destino. Se pensarmos em termos da cor do botão, qual tem o melhor desempenho? Será que um botão verde é melhor do que um botão azul?
Bem, pensando neste exemplo, precisamos criar duas versões da mesma página de destino: uma delas terá o botão “Comprar” verde e na outra versão, o botão será azul.
Qual o seu objetivo? Que as pessoas cliquem no botão Comprar.
Portanto, este objetivo precisa ser configurado no Google Optimize.
A partir daí, esta ferramenta do Google passa a trabalhar de forma automática e inteligente, comparando o desempenho das duas versões.
Quanto tempo leva para concluir o teste? Isto depende da quantidade de tráfego. Sites com tráfego maior levam menos tempo para conclusão, ao passo que sites com baixo volume de visitação precisam esperar mais.
Isto é necessário para que o Google Optimize tenha segurança em afirmar que determinada versão tem melhor desempenho do que a versão concorrente.
Antes de criar os testes A/B no Optimize é necessário atender a estes pré-requisitos:
A instalação do Optimize é feita inserindo um trecho de código no site. Isto pode ser feito por meio do Google Tag Manager com a ajuda do seu webmaster.
Para utilizar o Google Optimize, você deve acessar o site http://optimize.google.com/
Depois, siga os passos abaixo para criar a conta:
Depois que a conta for criada e você já tiver instalado o código em seu site, podemos criar nosso primeiro teste A/B.
Na próxima página, note que o Google Optimize acompanha você ao longo de todo o processo, auxiliando-o.
Veja que existe a opção “Adicionar variante”, ou seja, a versão B do teste A/B.
O resultado será este:
Por padrão, o Optimize separa metade do tráfego dos visitantes para cada uma das versões.
Mas é preciso tomar cuidado. Afinal, testes A/B costumam causar um impacto muito grande no número de conversões. E isto pode incluir quedas significativas.
Portanto, é bom ser cauteloso. Se a página original está trazendo bons resultados, não convém enviar metade dela para a versão B. Afinal, você pode perder muitas vendas com isso.
Assim, trabalhe com uma margem segura. Por exemplo: 80% para a página original e 20% para a versão B.
Para alterar a opção padrão 50/50, clique em Peso de 50%.
Após isso, clique em Divisão uniforme e escolha Porcentagens personalizadas.
Em seguida, faça a alteração percentual desejada.
No último print que compartilhamos, veja que a versão B possui um botão “Editar”. Basta clicar neste botão para ser redirecionado para sua página na internet. (Nota: neste momento, você precisa ter instalado a extensão Optimize para Chrome que permite usar o editor visual).
Assim que clicar em Editar você será redirecionado para a página, no entanto, com o editor HTML ativado. Basta alterar título, texto, cores ou o que desejar ali mesmo, sem complicações.
Depois de fazer as alterações desta que é a versão B, clique em Salvar e depois em Concluído.
Ele voltará para a página anterior. Ainda faltam duas etapas para concluir:
Depois que concluir estas etapas, clique em Iniciar.
Pronto! A partir deste momento, a porcentagem de visitantes que você selecionou para a versão B começará a visualizar a variante, a página alterada.
Na página inicial, você verá algumas métricas importantes em tempo real, como sessões e usuários ativos. Clique na experiência para acessar o relatório do Google Optimize.
Ao realizar os testes, é possível direcionar usuários específicos para determinadas páginas.
Por exemplo: é possível criar versões específicas para a localização geográfica do visitante. Assim, você pode utilizar uma versão para pessoas que são de Santa Catarina e outra versão para pessoas do Paraná – se isto realmente fizer sentido para o seu negócio. E tudo isso é possível sem a necessidade de criar duas páginas diferentes. Na verdade, serão diferentes versões de uma mesma página.
Além destes, existem outros poderosos tipos de segmentação oferecidos pela ferramenta.
O Optimize está integrado com toda a família Google. Assim, o ecossistema de canais Google trabalha em conjunto para que você tenha as melhores experiências ao realizar testes A/B.
Você possui ideias fantásticas, mas está em dúvida qual delas é a melhor?
Não arrisque. Com o Google Optimize você sabe qual das ideias oferece o melhor desempenho.
Esta é uma ferramenta poderosa e dinâmica. Com o editor visual, o processo de edição de design e conteúdo das páginas é extremamente simples e rápido de fazer.
Portanto, em termos de versões de páginas de destino, com o Google Optimize você definitivamente dirá adeus aos achômetros e chutômetros.
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