– E chega aquele momento em que você olha para suas campanhas de Links Patrocinados que precisam ser otimizadas, e se pergunta: “Por onde devo começar?”
– Esta não é uma tarefa fácil. Se você realiza a gestão das campanhas do Google Ads de forma autônoma, talvez se sinta perdido entre tantas campanhas, palavras-chave, anúncios, lances, etc. Mas não há como fugir disso: o processo de revisão e otimização exige uma compreensão clara do que você tem em mãos.
– Como uma conta mal organizada leva a empresa a prejuízos? E o que é necessário levar em conta para criar uma conta bem estruturada?
– Iniciemos do básico. O que é uma estrutura? Segundo um dicionário, estrutura é o “modo como algo é construído, organizado ou está disposto”. Outro dicionário ainda diz: “Organização das partes ou dos elementos que formam um todo.” Quais são as partes ou elementos que formam uma conta no Google Ads? As principais camadas são:
– No entanto, como definido, estrutura não envolve apenas a existência dos elementos, mas também “como eles são construídos”. Isto nos leva à necessidade de configurações estratégicas. Por exemplo, uma determinada campanha é estruturada ou organizada de acordo com diversos fatores, como:
– As demais camadas de uma conta também possuem respectivamente suas próprias configurações. Portanto, ter uma conta do Google Ads bem estruturada envolve conhecer estes elementos e montá-los de forma estratégica, com foco nos resultados.
– Devemos ter em mente também que a maneira como seu website está estruturado pode influenciar a forma como sua conta no Google Ads será organizada. São diversos fatores combinados que afetam a estrutura das campanhas ao anunciar no Google.
– Primeiramente, uma conta bem estruturada permite que você tenha total controle de todos os aspectos de suas campanhas. Do contrário, seria o mesmo que você dirigir um carro sem saber exatamente onde está o freio e o acelerador. Ou seja, as chances de “acidentes” são muito maiores. Perder oportunidades passa a ser uma constante.
– Em segundo lugar, a estrutura de uma conta não é permanente. Isto significa que você pode ajustá-la de acordo com as mudanças comportamentais do público-alvo e outras flutuações do mercado. Fatores como a meta da empresa, e até mesmo o orçamento publicitário também podem afetar a estrutura final de uma conta no Google Ads. Caso a conta seja um sinônimo de “bagunça”, toda e qualquer mudança exigirá demasiado tempo. E convenhamos: em um sistema competitivo, tempo é algo que não podemos nos dar ao luxo de perder.
– No entanto, aqui cabe uma palavra de cautela. A reorganização constante e aleatória de uma conta após a criação de várias campanhas e grupos de anúncios pode remover importantes dados acumulados, o que poderá afetar o desempenho dos seus anúncios. Portanto, pensar algo como: “Vou criar a conta de qualquer jeito e, com o tempo, vou ajustando”, é uma receita para perder dinheiro. Assim, a criação das campanhas já deve ser orientada pelas boas práticas.
– Há ainda um outro valioso benefício para uma conta bem estruturada: uma conta assim é vista com bons olhos pelo Google Ads. Isto significa que a conta de sua empresa consegue obter um melhor índice de qualidade. E uma conta com um bom índice de qualidade ajudará você a alcançar dois magistrais objetivos:
– Em outras palavras, investir um pouco mais para ter uma conta bem organizada poderá reverter em aumento dos lucros.
– Uma conta organizada aumenta a probabilidade dos Links Patrocinados certos serem exibidos para as pessoas certas. Além disso, é mais fácil compreender o desempenho da sua publicidade online, fazendo os ajustes corretos quando apropriados.
– Portanto, cuidado com a gestão autônoma dos anúncios no Google. Isto pode parecer a melhor opção para quem deseja economizar. No entanto, em médio e longo prazo, resulta em desperdício de dinheiro e acúmulo de oportunidades não aproveitadas.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2522) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2591) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2591) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)