Os scripts do Google Ads é uma ferramenta do marketing digital. Com os scripts é possível automatizar diversas funções na gestão de uma conta de Links Patrocinados. Isto envolve, por exemplo, criar anúncios a partir de uma planilha ou otimizar palavras-chave utilizando os relatórios de termos de busca.
As possibilidades são inúmeras, dependendo das habilidades e experiência do desenvolvedor. No entanto, de modo geral, todo o potencial de configuração e automação dos scripts tem sido utilizados apenas em contas menores, por pequenos anunciantes e desenvolvedores. Qual a razão disto?
Muitos dos grandes anunciantes que divulgam seus produtos e serviços na internet olham com certa relutância para os scripts do Google Ads. Isto se dá devido a algumas limitações oferecidas pela ferramenta.
Por exemplo, caso fosse necessário corrigir trechos de código que foram implantados em 10 contas, o anunciante precisaria entrar em todas elas para realizar a atualização requerida, e tudo isso de forma manual. Situações assim dificultam a gestão das contas, fazendo com que os scripts, neste caso, se tornem um trabalho adicional, em vez da solução para a gestão do tempo na manutenção dos Links Patrocinados.
No entanto, isto era problema do passado. O Google Ads disponibiliza os scripts no nível da Minha Central de Clientes (MCC).
O script no nível da MCC é um recurso poderoso para os desenvolvedores. Com eles, é possível adicionar comandos de script à MCC e, posteriormente, aplicá-los de forma automática às diversas contas de Links Patrocinados gerenciadas. Ou seja, você consegue gerenciar todas as contas a partir de um único script.
Adicionalmente, a análise dos relatórios pode ser feita em um único lugar na MCC. Isto diminui consideravelmente o tempo da gestão dos anúncios. São mecanismos que auxiliam os profissionais a otimizar seu tempo ao anunciar no Google.
Apenas como exemplo, veja o que você pode fazer a partir deste recurso:
É verdade que a API do Google Ads é um recurso mais eficiente para os profissionais da publicidade online. Ainda assim, este recurso dos scripts para MCC é algo que não deve ser desconsiderado.
Trata-se de um recurso que permite aos desenvolvedores gerenciar de modo eficiente as alterações em contas de clientes. Com isso, são realizadas alterações nos Links Patrocinados em larga escala e em pouquíssimo tempo.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner