Segundo o dicionário, explicação significa “ato de explicar(-se), de tornar claro ou inteligível; esclarecimento; razão ou motivo de algo”.
No Google Ads, a ferramenta Explicações é o recurso que permite exatamente isso: explicar porque houve alterações no desempenho das campanhas.
Assim, nos últimos tempos, você percebeu uma queda repentina no número de impressões ou cliques? Tem percebido variações muito grandes no desempenho das campanhas?
Mas não se preocupe! Neste artigo, você vai aprender como usar a ferramenta Explicações e quais são suas vantagens.
Explicações é um relatório que mostra o motivo de grandes mudanças no desempenho dos anúncios exibidos no Google. Assim, sempre que as campanhas ou grupos de anúncios passarem por uma variação importante – aumento ou queda no número de cliques, custo e impressões – as Explicações te ajudam a entender o porquê.
Assim, você teve uma queda repentina no número de cliques ou percebeu uma mudança no número de impressões nas últimas semanas?
Calma, você não precisa passar tempo analisando diversos relatórios para descobrir o porquê destas alterações.
Afinal, as Explicações “explicam” para você!
Por este motivo, as Explicações só aparecem em campanhas com alterações significativas no desempenho.
Este recurso está disponível para campanhas da rede de pesquisa do Google que utilizam lances manuais, CPC otimizado e CPA desejado.
Quais são os principais motivos que afetam o desempenho dos anúncios?
As razões são várias e, por isso, este relatório é tão importante.
Assim, veja alguns dos motivos que podem afetar suas campanhas:
Ou seja, se você fizer qualquer uma destas ações e isto impactar as campanhas, o Google vai apontar quem é o responsável.
Em outras épocas, você precisava consultar diversos relatórios para encontrar os motivos. E isto era demorado e complicado.
Mas, com as Explicações, você descobre tudo o que precisa com apenas alguns cliques.
Se você quiser que suas campanhas tenham um bom desempenho no Google, você precisa entender o que está por trás das variações.
Por isso, a ferramenta Explicações é uma mão na roda. Você consegue identificar problemas e dar os passos para otimizar suas campanhas.
Outra vantagem é que você não precisa ficar clicando em links, abas e menus. Tudo o que você precisa está em apenas um lugar.
E claro que esta facilidade economiza muito tempo.
Para acessar este recurso, siga os passos abaixo:
No quadro que aberto vai ser possível ver as explicações do Google sobre as alterações acontecidas.
As Explicações estão disponíveis somente para comparar dois períodos de duração igual nos últimos 90 dias.
Além disso, você sabia que o Google oferece ferramentas que ajudam a prever o desempenho dos anúncios em tempos de instabilidade? Portanto, este é um bom momento para você conhecer as ferramentas de previsão de desempenho.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner