Como o Gerenciador de Públicos-alvo do Google Ajuda a Melhorar Seu Marketing

18/12/2019 by in category Google Ads with 0 and 1
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Gerenciador de Públicos-alvo do Google ajuda profissionais de marketing a conhecer melhor seu público e criar listas de Remarketing mais poderosas.

Um marketing depende de público. Mas para ser realmente eficiente é preciso conhecer este público.

Logo, chegamos a conclusão de que o Gerenciador de Públicos-alvo é uma ferramenta importantíssima para quem quer fazer anúncios na internet.

Esta ferramenta está disponível na plataforma do Google Ads e é utilizada para empresas que anunciam nos Links Patrocinados.

Do que se trata o Gerenciador de Públicos-alvo?

Resumidamente, ele fornece diversas listas de públicos-alvo. Ou seja, ali você consegue criar listas de Remarketing, além de acessar ideias de públicos do próprio Google, públicos estes que podemos alcançar com nossos anúncios.

Portanto, é como se fosse um curso para você entender seu público.

Neste artigo você vai conhecer esta ferramenta, os recursos que ela oferece e como ela pode melhorar a eficácia dos seus anúncios na internet.

Como Acessar o Gerenciador de Públicos-alvo

O acesso ao Gerenciador é fácil.

  1. No painel do Google Ads, clique em Ferramentas e Configurações.
  2. Em seguida, na seção Biblioteca Compartilhada do Google Ads, basta selecionar Gerenciador de Públicos-alvo.

gerenciador de públicos-alvo

Na tela que for aberta, note o painel lateral esquerdo. Ali, você visualizará 3 opções:

  • Listas de público-alvo
  • Informações do público-alvo
  • Origens de público-alvo

Vamos analisar cada uma delas.

Listas de Público-alvo

Primeiramente, convém dar uma definição sobre o que são públicos-alvo. Resumidamente, públicos-alvo são grupos de pessoas que compartilham de uma mesma característica. Isto se refere aos mesmos interesses, intenções e dados demográficos.

Diante disso, que informações estão disponíveis nas Listas de Público-alvo?

Aqui você pode criar listas de Remarketing do Google Ads. Note que já há algumas listas prontas, criadas automaticamente pelo aprendizado de máquina do Google.

Mas você pode criar suas próprias listas clicando no botão “+”. Ali verá as seguintes opções de lista:

  • Visitantes do website
  • Usuários do aplicativo
  • Usuários do YouTube
  • Lista de clientes
  • Combinação personalizada

Visitantes do Website

A opção mais comum é a primeira, ou seja, criar listas de Remarketing para pessoas que já visitaram o site.

Clicando na primeira opção, você será levado para uma página de configuração. Entre as opções ali, temos os membros da lista.

configurar membros lista remarketing

Note que são diversas opções. Percebeu como elas ajudam a segmentar as pessoas certas para verem o seu anúncio?

Assim, digamos que você selecione a opção mais comum, Visitantes de Uma Página.

Em Página Visitada, aparece algumas condições ou regras. Por exemplo, você pode criar uma lista somente para pessoas que visitaram as URLs que CONTÉM a palavra “gratuito”.

Página visitada gerenciador públicos-alvo

Neste caso, todas as URLs que tiverem a palavra “gratuito” serão marcadas. Ou seja, os visitantes destas páginas passam a integrar sua lista de Remarketing.

Na opção seguinte, o Google quer saber se você deseja começar uma lista do zero ou preencher a lista com pessoas que já atenderam às condições nos últimos 30 dias.

Usuários do Aplicativo

Se você tem um aplicativo e deseja anunciar para pessoas que o instalaram, esta lista será de ajuda.

Há alguns critérios que você precisa mencionar para o Google para que ele saiba quem deve visualizar seus anúncios.

Ao criar a lista, você pode incluir nela todas as pessoas que instalaram o app ou somente pessoas que realizaram alguma ação específica nele.

Outra opção é criar a lista utilizando como critério a frequência com que as pessoas fizeram uso do aplicativo.

Lista uso de aplicativo

Usuários do YouTube

Escolhendo Usuários do YouTube, diversas opções de segmentação são apresentadas.

Por exemplo, você pode exibir anúncios para pessoas que assistiram determinados vídeos do seu canal. Por outro lado, pode exibir vídeos somente para pessoas que se inscreveram no seu canal.

configurar membros da lista de remarketing

Se você tem um canal no YouTube para promover seus negócios, vai se interessar por esta opção.

Lista de Clientes

Na criação da Lista de Clientes, você tem papel fundamental. É que o Google faz uso de alguns dados sobre seus clientes (como endereços de e-mail) para construir esta lista.

Se você tem uma empresa nova, com poucos clientes e leads, esta não é a melhor opção.

Mas é excelente para encontrar pessoas que já têm uma relação com sua marca.

Por exemplo, você pode utilizar esta lista para anunciar para pessoas que já compraram de você, mas que estão sumidas a um bom tempo.

Ao fazer uso desta opção do Gerenciador de Públicos-alvo, você deve enviar alguns dados dos seus clientes para o Google.

Listas de clientes gerenciador de públicos-alvo

Assim, você conseguirá exibir anúncios exclusivos somente para clientes seus, trazendo-os de volta para novas compras.

Combinação Personalizada

A combinação personalizada é autoexplicativa. Com ela, em vez de se concentrar em apenas uma opção de público-alvo, você pode combiná-los.

Por exemplo, você pode criar as listas combinando visitas ao site, usuários do YouTube e públicos-alvo semelhantes.

Informações do Público-alvo

Nesta seção do Gerenciador de Públicos-alvo, o Google dá algumas ideias sobre seu público. O objetivo é compartilhar algumas informações que vão ajudá-lo a criar suas listas de públicos-alvo.

A parte interessante de tudo isso é que o Google organiza os públicos das suas listas de Remarketing de acordo com categorias. Por exemplo: idade, sexo, localização geográfica, status parental, mercado, afinidade.

Com isso, você consegue descobrir novos públicos-alvo com grande potencial de adquirir seus produtos ou serviços.

Ele possui duas seções:

  • Distribuição do público-alvo
  • Públicos-alvo relevantes

Informações do público-alvo

A seção Distribuição do Público-alvo mostra as pessoas de um segmento de público-alvo em comparação com a população em geral.

A seção Públicos-alvo Relevantes possui uma lista de interesses em Públicos-alvo no Mercado e de Afinidade. “No Mercado” diz respeito a pessoas que estão comprando ativamente na internet. Já o grupo “Afinidade” ajuda a encontrar pessoas com afinidade com produtos e serviços.

Origens de público-alvo

Aqui temos a origem das informações apresentadas pelo Google, ou seja, a fonte de onde elas estão vindo.

Ali você verá, em primeiro lugar, a tag do Google Ads. Com a tag instalada no seu site, o Google consegue buscar informações sobre o que os visitantes fazem ali depois de clicarem nos seus anúncios. E estas informações ficam disponíveis para que você possa otimizar suas listas de públicos-alvo.

É provável que ali você encontre também o Google Analytics. As informações do público-alvo, como páginas visitadas, tempo de permanência, etc., tudo isso é coletado pelo Analytics e disponibilizado para você. Lembrando que o Analytics permite que criar públicos bastante específicos. Desta forma, você consegue importar estes públicos para o Google Ads, melhorando suas campanhas de Links Patrocinados.

Estas duas primeiras são as mais importantes para gerar listas poderosas. Mas há também outras origens disponíveis que podem aparecer nesta seção, como o YouTube, Google Play e Firebase.

Concluindo

Como visto, o Gerenciador de Públicos-alvo funciona como um curso para você entender seu público.

Portanto, entender esta ferramenta é importante para conseguir tirar o máximo proveito dos anúncios na internet e vender mais com a ajuda do Google.