Google Glass e o Futuro da Publicidade Online e Offline

16/08/2013 by in category Google Ads with 0 and 0
Home > Blog > Google Ads > Google Glass e o Futuro da Publicidade Online e Offline

Patente do Google e possível utilização do sistema no Google Glass lança rumor sobre uma verdadeira revolução na publicidade

google-glass– Embora ainda estejamos pisando em um terreno sem estabilidade oficial, para muitos consultores de marketing digital, o Google Glass é o futuro da publicidade.

– Formadores de opinião apontam que, se o Google Glass (e futuros concorrentes) realmente decolarem, este poderá ser um divisor de águas na publicidade – o que mudará por completo a maneira como vemos o mundo e a forma de interagirmos com as marcas.

– Podemos esperar que a publicidade mude mais nas próximas duas décadas do que nos últimos 100 anos.

– Até que ponto o Google Glass poderá impactar este cenário?

O Impacto do Google Glass

– O Google patenteou um sistema que permite analisar o foco de atenção dos olhos dos usuários, por meio de um sensor que consegue rastrear o que está sendo observado. Em um primeiro momento, isto poderia ser utilizado de forma a identificar o que realmente interessa às pessoas, sendo até mesmo possível uma atuação conjunta com o Google Glass. No entanto, esta possibilidade não foi confirmada pela empresa.

– Teorias são formuladas em comunidades de tecnologia sobre o possível uso deste dispositivo na publicidade, em um futuro não muito distante. Sendo capaz de rastrear o foco dos usuários e identificando consequentemente seus interesses, o Google Glass poderia incorporar e apresentar anúncios com maior relevância.

– Tal princípio originou até mesmo um nome para o sistema de cobrança, PPG (pay-per-gaze, em inglês).

Anúncios Personalizados

– No padrão atual do marketing offline, podemos nos deparar com um banner publicitário em um aeroporto, por exemplo. Todas as pessoas que circulam por este ambiente são impactadas pela mesma publicidade. Mas imagine ver um anúncio diferente do observado pela pessoa sentada ao seu lado. Imagine que a publicidade que você vê ao caminhar pelas ruas seguindo o mesmo padrão dos Links Patrocinados – anúncios exibidos de acordo com seu interesse, contexto e histórico de navegação.

– Os anunciantes podem ser cobrados não somente pelos anúncios visualizados pelos usuários do Google Glass. Segundo a patente concedida ao Google, a empresa pode também fornecer dados analíticos sobre a interação dos usuários com os anúncios: quanto tempo um anúncio prendeu a atenção de uma pessoa e qual foi a resposta emocional (o que seria baseada, em parte, na dilatação da pupila).

– Estranho? Assustador? Ou somente, Google?

– O futuro ainda esclarecerá como o marketing será impactado por estas novas tecnologias. O que tudo indica é que, uma vez que passemos a olhar o mundo através do Google Glass, talvez nunca mais vejamos as marcas e sua publicidade da mesma maneira.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso