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Google Partners – Guia Para Obter a Certificação do Google Ads

Neste artigo, conheça quais são os requisitos para se tornar uma agência Google Partners. Conheça o passo a passo para iniciar o exame.

Os exames do Google Ads foram criados com o objetivo de testar o conhecimento dos profissionais de marketing digital na criação e gestão de campanhas de Links Patrocinados.

Os exames abrangem tanto aspectos básicos como avançados do sistema de publicidade.

As agências que conseguem ser aprovadas ganham um selo – estamos falando do estimado e desejado selo Google Partners.

Não há dúvidas de que este selo Google Partners serve como diferencial. É um indicativo adicional de que a agência de publicidade possui grande expertise em ajudar as empresas a aproveitarem melhor os investimentos em anúncios na internet.

O selo é, portanto, um reconhecimento do Google de que a agência é realmente especialista em Links Patrocinados.

De tempos em tempos, o Google Ads realiza alterações no seu programa de certificação. Por isso, é importante manter-se atualizado com as normas exigidas pela empresa.

Neste guia, vamos apresentar quais são os requisitos para um profissional ou uma agência serem qualificados como Google Partners.

Os requisitos aqui apresentados levam em consideração aqueles que se tornam válidos a partir de Junho de 2020.

Requisitos Para Ser Certificado

Quais são os requisitos que uma empresa precisa atender para conseguir a certificação Google Partners?

Segundo as diretrizes do programa, “uma empresa precisa que pelo menos 50% dos usuários qualificados recebam certificações atualizadas da Skillshop”.

Quanto aos requisitos de gastos com anúncios, a agência precisa atender 20 mil dólares por 90 dias. O objetivo deste requisito é garantir que a empresa administre uma quantia substancial de contas e campanhas. Ou seja, não basta conhecimento teórico. A empresa precisa estar fortemente ativa no gerenciamento de anúncios do Google.

Além disso, o desempenho é algo a ser avaliado pelo Google. Demonstrando na prática ser capaz de gerenciar campanhas de forma otimizada, trazendo resultados concretos, permitirá que a agência seja qualificada não somente para obter o selo padrão, mas também o selo Google Partners Premier.

Uma vez aprovada, a agência não deve utilizar o selo sugerindo que possui patrocínio do Google. Tampouco deve dar a entender que o conteúdo editorial tenha sido produzido pelo Google. Ter sido aprovado no exame não significa que a agência tem uma afiliação com o Google. Por isso, é requisito que expressões que deem a entender isso sejam evitadas.

Selo Google Partners Premier

E por falar em Premier, convém destacar que este selo é conquistado somente por agências que se destacam. O selo é concedido às empresas que estiverem entre os 3% com a melhor classificação a cada ano.

O Google Partners avalia diversos critérios nesta análise, incluindo:

  • Gastos anuais administrados;
  • Desempenho das contas administradas;
  • Retenção, etc.

A cada ano, é feito uma reavaliação. Portanto, a agência precisa manter-se com excelente desempenho a fim de continuar com o status de Premier.

selos google partners

Requisitos Para Exibir o Selo

Depois de aprovada, a empresa pode exibir o selo de parceiro no site, nas suas redes sociais, em campanhas de e-mail marketing, além de ser possível exibir o selo em materiais de marketing offline, como cartões de visita.

Os selos online são dinâmicos, permitindo que os usuários interajam com ele. Ao clicar nos três pontos do canto superior direito, são exibidas as especializações (mencionadas no próximo subtópico).

Para permitir esta interação, o selo fornecido pelo Google para exibição no site é um código.

Para este selo interativo, o Google recomenda o tamanho de 180 px. Visto que é dinâmico, permitindo a abertura de um menu, é preciso garantir que haja espaço entre o selo e outros elementos do site – assim, a exibição das especializações não será prejudicada.

requisitos selo google partners

Para materiais de publicidade onde não é possível a interação, como mensagens de e-mail, deve-se usar o selo estático.

Especializações Para Empresas

Após ser aprovado no exame e receber o selo do Google Partners, a empresa pode alcançar especializações tais como:

  • Publicidade em Pesquisa (Search)
  • Publicidade em Display
  • Publicidade mobile
  • Publicidade em Shopping
  • Publicidade em vídeo (YouTube)
  • Google Analytics
  • Vendas de soluções digitais

Isto ajuda a empresa a se destacar no mercado, mostrando qualificações em segmentos específicos da publicidade do Google.

Por exemplo: se uma empresa precisar de uma agência qualificada para gerenciar suas campanhas de vídeo, poderá contratar uma agência Google Partners com certificação em publicidade em vídeo.

Como Se Inscrever no Programa

Para se inscrever no programa, siga os passos abaixo:

1. Acesse o site do Google Partners.
2. Na parte superior, clique em Participe do Google Partners.
3. Clique no botão Inscrever-se agora. Você precisa estar logado com acesso administrativo à conta da sua empresa no Google Ads.
4. Leia os Termos de Serviço. Clique em Aceitar e continuar.
5. Selecione a conta de administrador de sua empresa.
6. Digite os dados solicitados sobre sua empresa, como nome e endereço.
7. Clique em Salvar.

Logo em seguida, você será redirecionado para a página “Programa de parceiros”, no Google Ads.

acessar programa parceiros

Nesta seção, é possível acessar todas as ferramentas e materiais disponibilizados pelo programa.

Lembre-se, porém, que uma agência não se torna um “parceiro do Google” simplesmente por ingressar neste programa.

Para isso, será necessário realizar o exame na plataforma da Skillshop.

Como Configurar Uma Conta na Skillshop

A Skillshop é um portal de treinamento. A certificação do Google Ads é administrada por ela.

Para configurar sua conta, você deve acessar o site da Skillshop.

Em seguida, você deve atualizar o seu perfil. Isto inclui inserir o nome da empresa, fuso horário e idioma.

Para tornar seu perfil público, compartilhando suas certificações, você deve:

1. Acessar Meu Perfil.
2. Clicar em Perfil.
3. Ativar a opção Público: ativo.

A plataforma oferece treinamento aprofundado em anúncios no Google antes que você realize o seu exame.

Assim, com a Skillshop você pode estudar, fazer testes e conquistar sua certificação.

Como São os Exames

Os exames para certificação Google Partners, disponíveis na plataforma Skillshop, são gratuitos. Além disso, você pode realizá-los quando quiser.

O tempo para concluir o exame é de 1 hora e 15 minutos. Depois que a prova é iniciada, não é possível interromper a contagem regressiva. Se houver alguma interrupção (como por motivo de queda de energia), a prova é interrompida e você precisará esperar 24 horas para realizar um novo exame.

Para ser aprovado, você precisa acertar pelo menos 80% das questões.

Mas, lembre-se que as certificações são válidas por um ano. Após expirada, você precisa realizar novo exame se quiser continuar a exibir o selo de Google Partners.

Para realizar um exame, siga os passos abaixo (como exemplo, vamos imaginar que você queira fazer a Certificação em anúncios do Shopping):

1. Acesse a seção de Tópicos da Skillshop;
2. Clique em Google Ads.
certificação google partners na skillshop3. Escolha Certificações do Google.
4. Clique em Certificação em anúncios do Shopping.
5. Se desejar, você pode estudar e fazer testes antes de começar o exame.
como fazer exame de certificação google partners6. Para iniciar o exame, clique em Avaliação de Publicidade em Shopping.
7. Na próxima tela serão passadas todas as orientações que você precisa. Depois de lê-las, clique em Iniciar.

Por Que Buscar a Certificação

Como observado, os exames abordam todos os aspectos de uma campanha de Links Patrocinados, desde sua criação e configuração até a gestão e otimização.

Por isso, ser aprovado nestes exigentes exames é uma prova de que o profissional possui os conhecimentos básicos e avançados da publicidade no Google.

Portanto, para as agências, é importante investir em estudos para conseguir obter este selo.

E para as empresas, vale a pena contratar agências certificadas como Google Partners ou Google Partners Premier. Afinal, é uma garantia adicional de que profissionais realmente qualificados em anúncios do Google gerenciarão suas campanhas.