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Infogr√°fico – As 3 Mentalidades Nos Mecanismos de Busca

Com base nos objetivos de pesquisa, infogr√°fico destaca 3 mentalidades dos usu√°rios que realizam pesquisas em sites de busca

– O site About.com realizou uma pesquisa qualitativa que resultou em um excelente estudo para identificar as mentalidades prim√°rias de quem realiza uma pesquisa nos mecanismos de buscas. Com base nos resultados apresentados, os 3 principais objetivos dos usu√°rios que realizam pesquisas nos mecanismos de buscas podem ser assim classificados:

* Me Responda

* Me Ensine

* Me Inspire

– Vejamos o que significa cada uma destas mentalidades e como as empresas que desejam anunciar um site no Google podem aproveitar estas informa√ß√Ķes para otimizar suas campanhas de Links Patrocinados do Google Ads.

Resumo do Estudo

– Um das principais conclus√Ķes do estudo foi que o comportamento, as necessidades e prefer√™ncias das pessoas no mundo offline costumam ser transferidas para o mundo online. Em outras palavras, os consumidores possuem prefer√™ncias universais, independentemente do meio onde se encontram.

– Uma descoberta interessante √© que muitos usu√°rios realizam pesquisas em busca de especialistas no assunto de interesse. Assim, quando uma empresa consegue se tornar refer√™ncia em determinado assunto, ela j√° deu um dos principais passos para ter sucesso ao anunciar seus neg√≥cios nos Links Patrocinados. O ‚Äút√≠tulo‚ÄĚ de especialista, por assim dizer, pode ser alcan√ßado por meio da experi√™ncia e autoridade em um assunto, bem como por meio de credenciais, tais como certifica√ß√Ķes. A opini√£o das massas, como coment√°rios em resenhas de produtos e redes sociais, tamb√©m √© encarada com respeito pelos usu√°rios.

– Vejamos um resumo dos 3 tipos de mentalidades identificadas.

Responda

– Os integrantes deste grupo s√£o a grande maioria, quase a metade dos respondentes. Representam 46% dos usu√°rios dos mecanismos de buscas. Estas pessoas s√£o aquelas que j√° tem uma pergunta em mente, e sabem exatamente o que est√£o procurando. N√£o querem ser abordadas por informa√ß√Ķes adicionais. No mundo offline, quando estas pessoas entram em uma loja para comprar uma cal√ßa, se recusam a ‚Äúdar uma olhadinha‚ÄĚ nas promo√ß√Ķes de camisetas ou blusas, apesar da envolvente insist√™ncia do vendedor. S√£o bastante objetivas no que querem.

– Para atingir estas pessoas por meio dos Links Patrocinados, faz-se necess√°rio a cria√ß√£o de P√°ginas de Destino personalizadas, de acordo com a pesquisa realizada pelo usu√°rio. Assim, quem pesquisa por cal√ßas, no Google, deve ser conduzido para uma p√°gina exclusiva sobre estes itens. N√£o tente envolver estes usu√°rios com diversas outras ‚Äúpromo√ß√Ķes‚ÄĚ que ocupar√£o grande parte do espa√ßo em seu website. Ofere√ßa a eles exatamente o que eles est√£o procurando.

– Segundo o estudo, a maioria das pessoas que integram o time dos ‚ÄúMe Responda‚ÄĚ procuram por sites relacionados a entretenimento e moda. √Č este seu ramo de atua√ß√£o? Leve isso em considera√ß√£o ao criar suas campanhas no Google Ads.

Inspire

Anunciar hotel na internet nos links patrocinadosРRespondem por 28% do total dos usuários. Estas pessoas tem mente aberta e são mais suscetíveis a encantos e envolvimentos. Elas gostam de ser surpreendidas.

– Empresas de turismo e hotelaria devem estar bastante atentas a este grupo. Muitos usu√°rios, ao procurar o destino de suas pr√≥ximas f√©rias, est√£o totalmente abertos a sugest√Ķes. Mesmo aqueles que j√° tem um destino definido, s√£o pass√≠veis de mudan√ßas de planos. Quando fazem suas pesquisas, √© poss√≠vel encant√°-las n√£o somente com rela√ß√£o a pre√ßos e promo√ß√Ķes, mas tamb√©m com detalhes sobre o destino, como por exemplo passeios, contato com a natureza, visitas a monumentos, etc. Assim, um hotel certamente n√£o utilizaria seus Links Patrocinados somente para destacar valores da di√°ria e descri√ß√Ķes dos quartos do hotel e sua √°rea de lazer. Mas tamb√©m aproveitaria as P√°ginas de Destino para mostrar as possibilidades de passeios, aventuras e divers√£o que a visita √† regi√£o proporcionaria ao interessado.

Ensine (Eduque)

РSão os usuários que querem entender a fundo o que você tem a oferecer. Para estes usuários, não se pode poupar detalhes. Eles representam 26% do total de pesquisados.

– O comportamento destes usu√°rios √© t√≠pico: eles visitam diversos sites antes de tomar uma decis√£o. N√£o tomam decis√Ķes precipitadas. O famoso ‚ÄúCompre Agora‚ÄĚ n√£o costuma funcionar com eles. Eles s√≥ ir√£o comprar depois de muito pesquisarem.

– E visto que gostam de ter uma vis√£o de 360¬į sobre o assunto pesquisado, em muitos casos, sai na frente quem oferecer os maiores detalhes e condi√ß√Ķes.

– As pessoas que realizam buscas na internet com a mentalidade ‚ÄúMe Ensine‚ÄĚ, de modo geral, est√£o procurando por servi√ßos m√©dicos e financeiros. Se por exemplo voc√™ anunciar uma institui√ß√£o financeira no Google, n√£o crie Links Patrocinados e P√°ginas de Destino misteriosas, com poucos detalhes, solicitando um contato do interessado para s√≥ ent√£o divulgar informa√ß√Ķes adicionais. Este p√ļblico quer detalhes, e quer agora. D√™ a eles exatamente o que est√£o procurando.