Lances inteligentes: Um guia sobre os lances ajustados pela inteligência artificial do Google Ads

30/08/2022 by in category Custos, Google Ads with 0 and 3
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Neste artigo, descubra como funcionam os lances inteligentes do Google que utilizam aprendizado de máquina para ajustar os lances.

Desenvolver uma campanha de anúncios na internet que dá resultados passa por diversas etapas. E entre elas está a necessidade de criar estratégias de lances competitivas e que a empresa possa pagar. Assim, os lances inteligentes do Google são grandes aliados na hora de definir o lance certo em cada leilão.

Neste artigo, portanto, você vai saber mais detalhes sobre os lances inteligentes e quando você deve usá-los.

O que são Lances Inteligentes (Smart Bidding) do Google Ads

Os Lances Inteligentes são definidos como um subconjunto de estratégias de lances que usam as conversões como foco. Também são conhecidos como lances proativos. Ou seja, esta ferramenta utiliza aprendizado de máquina avançado para ajustar os lances em tempo real. E faz isso exatamente nos leilões onde a probabilidade de conversão é maior.

Os lances inteligentes disponíveis são os seguintes:

  • CPC Otimizado
  • Maximizar Conversões
  • CPA Desejado
  • ROAS Desejado

Como funcionam os lances inteligentes

Mas, note que nos lances manuais, você tem maior controle sobre quando seus anúncios vão aparecer. Assim, com o CPC manual, você é o mandachuva. Isto significa que, mesmo se o Google perceber que uma pesquisa tem baixa probabilidade de gerar conversão, ele vai mostrar seu anúncio.

Por outro lado, com os lances inteligentes, o Google define quais são os leilões em que suas chances de receber conversões são maiores. Em seguida, ele faz o ajuste em tempo real.

Por exemplo, ele pode aumentar o lance quando percebe uma chance muito grande de acontecer uma conversão. Por outro lado, ele pode baixar um lance quando a probabilidade de uma conversão for pequena.

Mas, vale lembrar que, diferente dos ajustes em tempo real do smart bidding, nos lances manuais as alterações podem demorar até uma hora para serem efetivadas.

Sinais usados pelos lances inteligentes

Para oferecer os resultados mais relevantes, os Lances Inteligentes utilizam uma ampla quantidade de sinais no momento do leilão. São sinais cruzados para cada leilão e conversão que vão muito além dos dados históricos da sua conta e campanha. Alguns destes sinais são os seguintes:

  • Dispositivo
  • Localização geográfica
  • Intenção do local
  • Tendências do dia da semana e da hora
  • Idioma
  • Sistema operacional
  • Navegador
  • Canal (Rede de Display)
  • Informações demográficas (Rede de Display)
  • Consulta de pesquisa (Search e Shopping)
  • Características do anúncio
  • Lista de Remarketing
  • Sazonalidade (Shopping)
  • Segmentação por listas de clientes

Ou seja, em vez de utilizar somente as palavras-chave para determinar quando exibir os anúncios, com os lances inteligentes, o Google analisa todo o contexto. Vale lembrar que o Google usa dados de conversão de toda a conta. Em outras palavras, ele não foca somente na campanha, mas enxerga todos os dados agregados para ajustar os lances de forma realmente inteligente. Assim, aquilo que o Google aprendeu na sua campanha B pode ser usado para otimizar os lances na campanha A e fazer com que ela venda mais.

Por exemplo, vamos pensar na sazonalidade. Este sinal envolve os períodos do ano que são mais rentáveis para a empresa. Assim, o Google Ads ajusta os lances para alcançar e envolver os clientes com grande potencial de conversão nestas épocas do ano.

Vantagens de usar lances inteligentes em suas campanhas

Como já deu para perceber, economia de tempo é um dos grandes benefícios alcançados com o Smart Bidding.

Mas não para por aí. Confira outras vantagens em usar estas estratégias de lances.

1. Aprendizado da máquina trabalhando para você

Os algoritmos do Google Ads trabalham em tempo real para recolher dados em larga escala. Este trabalho resulta em inteligência sobre o público em geral e também para sua conta específica, incluindo seu público-alvo.

Desta forma, com base nestes dados, as previsões são feitas de maneira mais precisa e em tempo real. Assim, o Google consegue ajustar os lances de acordo com a inteligência adquirida.

2. Otimização de resultados

Diretamente relacionado ao ponto anterior, com os sinais contextuais, o Google consegue aprender qual o padrão comportamental daqueles que compram de você.

Com estas informações, ele identifica quando exibir seus anúncios para otimizar os resultados.

3. Controle de desempenho

O Smart Bidding permite que o anunciante defina metas de desempenho. Estas metas são usadas para personalizar as configurações dos lances.

Por exemplo, é possível otimizar os lances para os modelos de atribuição que você selecionou. Além disso, o Google Ads permite definir metas de desempenho para computadores, smartphones e tablets com lances de CPA.

4. Relatórios precisos

O Google Ads oferece relatórios avançados para as empresas que utilizam este subconjunto de estratégias de lances.

Além de obter detalhes sobre o desempenho da estratégia, o anunciante pode avaliar e corrigir possíveis problemas.

5. Funciona muito bem com correspondência ampla

A forma como as pessoas pesquisam no Google muda a cada dia. Portanto, é praticamente impossível antecipar e gerenciar todas as pesquisas em potencial.

Portanto, o próprio Google recomenda que você combine palavras-chave de correspondência ampla com os lances inteligentes.

Assim, você deixa o Google usar todos os sinais contextuais para definir o lance certo em cada uma dessas “inéditas” consultas.

6. Uso de regras de valor para conversões

Para a grande maioria das empresas, as conversões têm valores diferentes. Assim, ao usar regras de valor, é possível ajustar o valor da conversão com base em localização geográfica, dispositivos e públicos-alvo.

Por exemplo, você pode ajustar uma regra para aumentar os lances em 30% para pessoas em São Paulo.

Desta forma, dá para percebe que as regras de valor para lances inteligentes permitem otimizar as metas reais de negócios para otimizar resultados.

Quando usar lances inteligentes em suas campanhas?

Como já mencionamos, os lances inteligentes usam as conversões como foco.

Desta forma, se suas campanhas ainda não tem histórico de conversão, utilizar estratégias de lances inteligentes pode ser um tiro no pé.

Para que o Google consiga te trazer mais conversões com o lance certo, é importante possuir conversões em seu histórico. Se ainda não tem, talvez seja melhor começar com estratégias manuais (como o CPC Manual) para conseguir mais controle.

Com o tempo, ao passo que você conseguir conversões, você pode migrar para estratégias de lances inteligentes.

No entanto, o Google admite que seu algoritmo está cada vez mais inteligente. Por este motivo, o sistema costuma sugerir que anunciantes novos já comecem com lances inteligentes. De fato, embora isto possa dar bons resultados, em geral, dar o pontapé inicial com smart bidding pode demorar para trazer resultados.

Assim, esperar um histórico de conversões é uma sacada que vai te ajudar a economizar dinheiro com os anúncios do Google.

Aproveite melhor seus investimentos com smart bidding

Entenda que você deve usar os lances inteligentes do Google Ads de forma estratégica. Ou seja, você precisa pensar no seu negócio de forma personalizada ao avaliar que tipo de lances vai usar.

Esta preocupação é essencial para que o anunciante consiga obter os melhores resultados, ao mesmo tempo em que economiza tempo na gestão dos lances em seus anúncios.

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