– Melhorar a taxa de cliques (CTR) de uma campanha de publicidade online envolve não somente exibir os anúncios nos lugares e momentos mais apropriados, mas também impedir que sejam exibidos onde oferecem pouco retorno.
– Por esta razão, o Google Ads disponibiliza uma ferramenta conhecida como Lista de Exclusões de Canais.
– Um anunciante pode excluir um canal de uma de suas campanhas na Rede de Display e perceber que isto melhora o seu ROI. Diante disto, ele pode decidir aplicar a mesma regra a outras campanhas, visando obter os mesmos resultados.
– Isto é possível criando-se a referida lista que será aplicada simultaneamente a diversas campanhas de Links Patrocinados, de uma forma bastante simplificada.
– Além disso, quando se faz uma alteração na lista de exclusão, as modificações são aplicadas a todas as campanhas que atualmente estão compartilhando desta lista.
– Visando otimizar uma campanha de anúncios na internet, uma empresa pode criar uma lista de exclusão, especificando canais onde os Links Patrocinados não devem ser exibidos. Como estas listas devem ser criadas?
– Para isso, o anunciante precisa acessar a ferramenta Biblioteca Compartilhada e seguir os passos abaixo:
* Clique na opção Exclusões de Canais da Campanha onde será possível gerenciar as listas;
* Clique no botão +Lista;
* Dê um nome para esta lista e indique quais canais serão excluídos;
* Clique em Salvar.
– Após isto, sua lista de exclusões de canais está criada. Agora é possível compartilhá-la com outras campanhas:
* Selecione a lista que deseja compartilhar com outras campanhas;
* Clique no botão Aplicar a Campanhas;
* Em seguida, todas suas campanhas de Links Patrocinados serão exibidas e você poderá selecioná-las individual ou totalmente;
* Clique em Salvar.
– Ao avaliar os resultados alcançados pelas exclusões, você poderá em qualquer momento decidir alterar as configurações de suas listas. Isto poderá ser feito da seguinte forma:
* Após acessar as exclusões de canais da campanha na Biblioteca Compartilhada, clique na lista que deseja alterar;
* Clique no botão +Adicionar se quiser acrescentar outros canais à sua lista. Ou então selecione o canal que deseja editar ou excluir e clique nos botões correspondentes;
* Ainda nesta tela, novas campanhas poderão ser adicionadas à lista por clicar no botão Aplicar a Campanhas.
– Lembrando que qualquer alteração que for realizada nas listas de exclusões afetarão todas as campanhas que estão compartilhando desta lista.
– Se os testes apresentarem resultados pouco convidativos, a empresa que anuncia no Google Ads pode decidir apagar suas listas de exclusões de canais.
– Para tanto, acessando a mesma tela inicial, mencionada acima, siga os passos abaixo:
* Acesse a área n Campanhas Compartilham Esta Lista;
* Selecione as campanhas, e clique no botão Remover Lista dos Selecionados;
* Após remover a lista de campanhas, o anunciante poderá excluir a lista de exclusões de canais.
– Detalhe: só é possível excluir uma lista quando ela não estiver sendo compartilhada por qualquer uma de suas campanhas.
– O tráfego que um site recebe a partir dos Links Patrocinados exibidos na Rede de Display podem ser consideravelmente melhorados. Para isto, é necessário realizar um estudo dos canais onde eles estão sendo exibidos, e incluir endereços de canais que devem ser excluídos.
– Este é um passo importante para otimizar os anúncios na internet e melhorar o faturamento obtido sobre seu investimento neste segmento do marketing digital.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner