– O Google Ads possui todas as ferramentas adequadas para que as empresas que anunciam na internet possam acompanhar o desempenho de suas campanhas. Em meio a este manancial de recursos e opções há a possibilidade de medir o sucesso alcançado pela exibição de números de telefones nos anúncios, as respectivas chamadas recebidas e, até mesmo, as perdidas.
– Inserir um número de telefone nos anúncios exibidos no Google é um processo simples, e que oferece um meio extra do usuário entrar em contato com a empresa. Isto pode ser conseguido por meio das extensões de chamadas que adicionam a opção Clique Para Ligar nos Links Patrocinados exibidos em dispositivos móveis.
– A utilização de números de encaminhamento do Google é um passo adiante nesta estratégia por conseguir detalhar as chamadas originadas por discagem manual (quando os números são exibidos em computadores ou laptops). Evidentemente, estes números de encaminhamento do Google não devem ser utilizados para qualquer outra finalidade.
– As métricas para controle das chamadas podem ser exibidas como colunas no Google Ads, e fornecem informações valiosas para compreender os resultados e otimizar as estratégias. Entre elas, podemos citar:
* Impressões de Chamadas: Esta métrica mostra quantas vezes os Links Patrocinados da empresa foram exibidos junto com o número de encaminhamento do Google.
* Telefonemas: Por meio desta métrica, a empresa que anuncia no Google sabe quantas chamadas a empresa recebeu a partir dos cliques dos usuários no telefone exibido nos Links Patrocinados. Inclui também a discagem manual para os números de encaminhamento do Google. Os números aqui apresentados não levam em consideração a duração das chamadas.
* PTR (Phone Through Rate): Trata-se de um valor determinado pelo Google Ads para compreender a Taxa de Chamadas recebidas pela empresa a partir dos anúncios na internet. A PTR utiliza a fórmula: chamadas recebidas dividido pelo número de impressões (ou seja, o número de vezes em que o telefone foi exibido nos anúncios).
* Custo das Chamadas: Refere-se ao valor acumulado para todas as chamadas realizadas manualmente para o número de encaminhamento do Google. Nesta coluna, o anunciante não verá as taxas acumuladas do recurso Clique Para Ligar, exibido nos dispositivos móveis.
– Relatórios ainda mais detalhados podem ser acessados na guia Dimensões. Para isso, basta acessa esta guia e clicar em Visualizar: Detalhes da Chamada. As informações dispostas ali são as seguintes:
* Horário de início da chamada;
* Horário final da chamada;
* Status (não atendida ou recebida);
* Duração da chamada (em segundos);
* Código de área das chamadas discadas;
* Custo das chamadas;
* Tipo de chamada (se inicializadas por meio do Clique Para Ligar ou discagem manual).
– Especialmente as pequenas e médias empresas devem estudar a possibilidade de utilizar tais recursos ao anunciar no Google. Por meio das extensões de chamada, o anunciante poderá ver a quantidade de ligações para sua empresa, dispararem.
– E junto com estas ligações há, evidentemente, uma potencial oportunidade de crescimento e maiores lucros.
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