– Um Grupo de Anúncios poderia ser corretamente chamado de “grupo de palavras-chave”. Isto porque o anunciante cria as diversas palavras-chave que integrarão o grupo de anúncios, disparando os Links Patrocinados relacionados.
– Além disso, outras configurações são estipuladas, que envolvem lances e segmentação geográfica. Isto nos leva a perguntar: por que o Google Ads decidiu chamar este aglomerado de configurações e palavras-chave de Grupos de Anúncios?
– O Google Ads procura olhar estes grupos do ponto de vista dos internautas.
– Quando uma pessoa realiza uma pesquisa na internet sobre um produto ou um serviço, o que ela vê são os anúncios. Nenhuma informação técnica é trazida aos seus olhos. Ela não vê as configurações de segmentação, os lances que foram dados, ou as palavras-chave associadas. Isto não acrescentaria nada à experiência de navegação dos usuários.
– Desta forma, direta ou indiretamente, por nomeá-los como Grupos de Anúncios, o Google Ads incentiva os anunciantes a visualizarem suas campanhas do ponto de vista dos seus clientes.
– De que forma isto deve orientar um consultor de Links Patrocinados na gestão de uma campanha ao anunciar no Google?
– É preciso examinar as palavras-chave que integram um Grupo de Anúncios em comparação com os Links Patrocinados associados.
– Por exemplo, observe um anúncio que integra o Grupo de Anúncios e analise as palavras-chave associadas. Qual a relação existente entre as palavras-chave e o Link Patrocinado? Podemos dizer que o anúncio está diretamente relacionado à palavra-chave que o dispara?
– Se a resposta à última pergunta for “Não”, então, isto significa que a palavra-chave está no grupo errado. Neste caso, o ideal seria movê-la para um outro grupo de anúncios onde haja uma sinergia maior com os Links Patrocinados. Caso este grupo não exista, então será necessário criá-lo.
– Uma outra possível resolução seria reescrever o anúncio levando em consideração às palavras-chave associadas.
– Este tipo de cuidado é essencial para que o profissional de marketing digital consiga enxergar todo o manancial de opções dentro de uma campanha também sob a ótica dos internautas, que é mais simples e direta. Se o consultor de Links Patrocinados não tiver cuidado, poderá mergulhar tão fundo nas preocupações técnicas que deixará de olhar para os anúncios da mesma forma como o fazem seus clientes.
– É por esta razão que o Google Ads não nomeou estes grupos como “Grupos de Palavras-chave, Lances e Segmentações”, mas tão somente como Grupo de Anúncios.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner