O Que São os Segmentos de Afinidade do Google Ads?

27/06/2013 by in category Google Ads with 0 and 0
Home > Blog > Google Ads > O Que São os Segmentos de Afinidade do Google Ads?

Os Segmentos de Afinidade do Google Ads foram desenvolvidos visando preencher uma lacuna entre o marketing na TV e a publicidade na internet

– Com o objetivo de fazer com que as marcas consigam atingir seu público-alvo em larga escala e de forma mais precisa, com base em seus interesses on-line, o Google Ads oferece os Segmentos de Afinidade para a Rede de Display.

– Anunciantes acostumados a divulgar suas empresas na TV encontrarão familiaridade nesta categoria de Links Patrocinados. Trata-se de um segmento com um alcance preciso, abrangendo interesses que refletem o estilo de vida do internauta, em vez de se apoiar somente em curiosidades de nicho.

– Isto é especialmente vantajoso porque, assim como as categorias de interesse, faz com que os Links Patrocinados sejam exibidos para internautas com afinidade com a marca divulgada, mesmo que ele não esteja navegando em um website com relação direta com os produtos e serviços em questão.

Como Funcionam os Segmentos de Afinidade

– O Google estabelece a afinidade do público-alvo alvo levando em consideração fatores tais como os tipos de páginas na internet que são visitadas, quantas vezes os usuários visitam esta página, bem como o tempo gasto em cada uma delas, associando a categoria de interesse ao navegador utilizado. Os Segmentos de Afinidade estão especialmente otimizados para alcance e frequência, ajudando assim os anunciantes a divulgar seus Links Patrocinados para internautas mais propensos a se engajar com a marca. Estes segmentos são definidos da mesma forma que as audiências da TV, para que não haja a necessidade do anunciante escolher categorias correspondentes ao estender seus anúncios para a internet.

– Em resumo, é como se o Google Ads estivesse preenchendo uma lacuna existente entre a publicidade na internet e a publicidade na TV.

– Com base nas categorias de interesses e informações demográficas, o Google Ads construiu 80 segmentos de afinidade, que refletem estilos de vida exclusivos. Alguns exemplos são:

* Estilo de vida ecológico;

* Caçadores de descontos;

* Entusiastas de carros;

* Compradores de artigos de luxo, e outros.

– Desta forma, é possível atingir um público mais engajado com o que está sendo anunciado.

– Por exemplo, ao divulgar carros na internet, você certamente adicionaria o segmento Entusiastas de Carros ao seu grupo de anúncios. No entanto, se estiver divulgando um carro híbrido, seria interessante adicionar ao mesmo grupo, o segmento Estilo de Vida Ecológico. Desta forma, o potencial para atingir pessoas que responderão de forma mais positiva aos Links Patrocinados do carro híbrido será muito maior.

– Visando otimizar ainda a segmentação, o anunciante poderá excluir palavras-chave, temas e canais que não tenham relação com a marca, protegendo assim a mesma.

Como Otimizar Uma Campanha Usando os Segmentos de Afinidade

– Para acompanhar os resultados atingidos com os Segmentos de Afinidade convém utilizar o Relatório de Alcance e Frequência para avaliar quantas pessoas viram seus Links Patrocinados, e qual foi a exposição ao longo de um determinado período. Esta análise permitirá otimizar os lances e orçamentos de sua campanha.

– Utilizando o exemplo acima: se perceber que as pessoas do segmento de afinidade Estilo de Vida Ecológico tem probabilidade 20% maior de converter do que o segmento Entusiastas de Carros, poderá definir um lance 20% maior para os internautas que se enquadram na categoria Estilo de Vida Ecológico.

Concluindo

– Quanto mais uma empresa se convence de que precisa divulgar seus negócios na internet, em vez de concentrar todo o seu orçamento para o marketing na TV, maiores serão seus resultados alcançados, potencializando o branding e o retorno sobre os investimentos. Os Segmentos de Afinidade do Google Ads foram desenvolvidos exatamente para facilitar a migração ou transição dos anúncios da TV para a publicidade digital na internet.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso