Relatórios de Atribuição de Pesquisa do Google Ads – O Que São e Como Utilizá-los?

03/03/2020 by in category Google Ads with 0 and 0
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O que é a Atribuição de Pesquisa? Neste artigo, veja como tirar proveito dos relatórios disponíveis nesta seção do Google Ads.

Quando os clientes realizam a ação esperada em seu site (como uma compra ou assinatura), o Google Ads gera relatórios que ajudam a entender todo o processo até atingir estas conversões. Estes relatórios ficam disponíveis no relatório Atribuição de Pesquisa.

Neste artigo, você entenderá como funcionam estes relatórios. Verá como pode tirar proveito de todos os dados disponíveis para as empresas que anunciam no Google.

Como Acessar a Atribuição de Pesquisa

Para que a Atribuição de Pesquisa esteja ativa é necessário, inicialmente, que você tenha configurado o acompanhamento de conversões. Assim, o Google consegue rastrear as ações dos clientes em seu site, ajudando a entender o que funciona e o que precisa ser otimizado no tocante às conversões.

Um detalhe importante a ser destacado é que estes dados estão disponíveis apenas para campanhas veiculadas na rede de pesquisa (Search). Este é o motivo da ferramenta ter sido batizada como atribuição “de pesquisa”.

Para acessar esta seção, siga estes passos:

1. Acesse o gerenciador de anúncios do Google.
2. Em seguida, clique em Ferramentas e Configurações.
3. Clique em Atribuição de Pesquisa.

Atribuição de Pesquisa google ads

Depois disso, você verá todos os relatórios disponíveis no painel do lado esquerdo.

Atribuição de Pesquisa google ads

Entenderemos agora o que eles significam e como podem otimizar sua publicidade na web.

Visão Geral

Como identificado pelo nome, esta seção apresenta um resumo geral das conversões registradas no período analisado.

Este painel vai além de mostrar quantas conversões você obteve. Ele mostra também o tamanho do caminho até elas. Faz isso por apresentar quantos dias, impressões e cliques nos anúncios, em média, foram necessários para que seus clientes convertessem.

A configuração padrão para a janela do histórico são os últimos 30 dias. No entanto, no menu suspenso Janela do Histórico, você pode alterar este período para 60 ou 90 dias.

Janela do Histórico

Conversões

Nesta seção, você consegue visualizar suas ações de conversão, especialmente se você estiver acompanhando várias delas. Desta forma, você mantém, por assim dizer, suas conversões organizadas.

Os dois relatórios apresentados nesta seção são os seguintes:

  • Principais conversões: aqui são apresentadas as principais conversões em termos de volume. Se várias ações de conversão estiverem configuradas, aqui, será possível identificar o volume total e o valor total para uma ação de conversão específica.
  • Conversões assistidas: não é apenas o último clique que deve ser encarado como o grande responsável pela conversão. Outros cliques e impressões ao longo do caminho podem ter ajudado os clientes a chegarem até essa ação. Por isso, o Google apresenta aqui as conversões assistidas por cliques e impressões, ou seja, os cliques (exceto o último) e as impressões (exceto a última) que impulsionaram a conversão.

Atividade em Dispositivos Diferentes

É bem provável que seus clientes usem mais de uma tela para pesquisar, se divertir, se relacionar e fazer compras na internet.

Como subentendido pelo nome, esta seção mostra como os clientes utilizam diferentes dispositivos ao longo da jornada de conversão.

São 3 relatórios disponíveis aqui:

  • Dispositivos: apresenta quantas conversões aconteceram em cada dispositivo. Tais dados são detalhados pelo dispositivo em que a interação com o Link Patrocinado aconteceu. Aqui é possível ver a importância da atividade em diferentes dispositivos para suas campanhas.
  • Dispositivos de assistência: mostra o número de conversões de último clique e também conversões assistidas para cada dispositivo, apresentando até mesmo a proporção entre eles.
  • Caminhos de dispositivos: ajuda a entender a ordem normalmente seguida pelos clientes até a conversão (por exemplo, do dispositivo móvel para o computador).

Caminhos

Deseja entender o caminho seguido pelos clientes ao longo da jornada de conversão? Esta seção da Atribuição de Pesquisa vai ajudá-lo.

  • Caminhos mais comuns: apresenta os caminhos mais comuns que os clientes percorrem até converterem em seu site. Esses dados levam em consideração cliques e impressões, e são apresentados em termos de volume e valor da conversão.
  • Tempo até a conversão: aqui você tem uma visão de alto nível para conseguir identificar quanto tempo (dias ou horas), em média, seus clientes levam até concluir uma conversão.
  • Tamanho do caminho: em média, qual a quantidade de cliques e impressões nos anúncios são necessários até que seu cliente conclua a ação de conversão? Este relatório apresentará estes dados. Se acredita que o caminho está sendo muito longo, talvez seja hora de refinar as palavras-chave e reescrever os anúncios para atingir a conversão em um caminho mais curto.

Análise de Cliques

Esta seção vai ajudá-lo a identificar campanhas, grupos de anúncios e palavras-chave responsáveis por iniciar e concluir as ações de conversão em seu site.

Estes dados são apresentados por meio de 2 relatórios:

  • Análise do primeiro clique: descubra aqui quais são os responsáveis que levaram seus clientes em visita ao seu site. No menu suspenso, você pode segmentar estes dados por primeira campanha clicada, primeiro grupo de anúncios clicado ou primeira palavra-chave clicada.
  • Análise do último clique: veja qual foi o último clique antes da confirmação da conversão. Assim como no relatório anterior, aqui também você pode segmentar os dados para descobrir qual foi a última campanha clicada, o último grupo de anúncios clicado ou a última palavra-chave clicada.

análise do primeiro cliqueModelagem de Atribuição

Nesta seção é possível comparar dois modelos de atribuição em uma ação de conversão específica.

Assim, o que você vai descobrir com isso?

Você pode descobrir se uma campanha, grupo de anúncios, palavra-chave, tipo de correspondência ou dispositivo estão supervalorizados (ou subvalorizados) na atribuição de último clique quando comparados com outros modelos de atribuição.

Por exemplo, você pode comparar um modelo de atribuição de “Último Clique” com um modelo “Com Base na Posição”.

Modelagem de Atribuição

Concluindo

Como visto, anunciar no Google Ads é uma tarefa que vai além de simplesmente criar anúncios e visualizar alguns relatórios sobre número de cliques e impressões.

Assim, a seção Atribuição de Pesquisa mostra como é possível acompanhar em detalhes o caminho dos clientes desde o primeiro clique até a conversão final.

Portanto, com estes dados, é possível otimizar as campanhas para melhorar os resultados ao anunciar sua empresa na internet.