O Google Analytics é uma ferramenta essencial para qualquer segmento do marketing digital. Na verdade, até quem não investe em publicidade na internet depende de ferramentas analíticas para compreender em detalhes o desempenho do seu site.
No entanto, configurar e fazer uso de uma ferramenta como o Google Analytics passa, obrigatoriamente, pela necessidade de conhecer terminologias utilizadas com frequência.
Entre estes termos técnicos estão aqueles relacionados à hierarquia de uma conta no GA.
Estamos falando da hierarquia de organizações, contas, propriedades e vistas.
Você sabe o que estes termos significam? Se desejar uma explicação sobre o que são os elementos de uma hierarquia de contas do Google Analytics, continue lendo este artigo.
Uma Organização no GA representa uma marca.
Ela é especialmente útil quando uma empresa possui diversos sites, bem como quando as estratégias publicitárias se tornam mais complexas.
Em uma Organização, é possível centralizar a administração de itens como contas e usuários.
Uma conta é o meio pelo qual você consegue utilizar o GA.
Trata-se da forma de gerenciar usuários e criar diversas propriedades.
Quando o Google Analytics é utilizado para rastrear os dados de um único site, a estrutura será simples: apenas uma conta para o site.
No entanto, imagine que você seja uma agência de marketing digital com diversos clientes. Neste caso, você talvez chegue a conclusão de que precisa de uma estrutura organizacional mais adequada dentro do Analytics. Para tanto, poderá criar contas separadas para cada cliente.
Com respeito às limitações, convém destacar que cada usuário pode criar até 100 diferentes contas. E cada conta pode possuir até 50 propriedades.
Para criar uma conta, clique em Administrador.
Depois, clique em Criar Conta.
Dê um nome para a conta e clique em Avançar.
Em seguida, especifique o que você deseja avaliar: site, aplicativos ou a combinação de ambos.
Clique em Avançar.
Finalmente, você deve dar alguns detalhes de sua propriedade, como categoria, URL e fuso horário.
Clique em Criar.
Pense nas Propriedades do Google Analytics como propriedades no mundo físico. Assim como uma empresa pode ter diversas propriedades físicas, o mesmo também pode acontecer no mundo digital.
Assim, podemos dizer que o site de uma empresa é uma propriedade. O aplicativo desta empresa também pode ser classificado como propriedade.
Quando você adiciona uma nova propriedade ao Google Analytics, ele gera um código de acompanhamento – o famoso UA-XXXX-XX. Quando este código é instalado na propriedade, o GA passa a rastrear os dados de visitação e interação em cada site e aplicativo.
Com relação às limitações, lembre-se que cada propriedade pode ter até 25 vistas da propriedade.
As Vistas referem-se aos relatórios das propriedades que você está rastreando.
Trata-se de um grupo de relatórios personalizados dos sites ou aplicativos rastreados pelo Google Analytics.
Quando uma propriedade é adicionada, a primeira vista é criada. No entanto, esta vista não possui filtros. Ou seja, ela possui todas as informações da propriedade. Esta vista deve ser mantida para que sempre seja possível acessar todos os dados.
Em uma vista, você determina quais dados serão filtrados para serem visualizados. Portanto, se quiser filtrar determinados dados, uma nova vista deve ser criada.
Para adicionar um filtro à vista de propriedade, siga os passos abaixo:
No Google Analytics, clique em Administrador.
Na coluna Vista, clique em Filtros
Clique no botão Adicionar Filtro e insira um nome para o filtro.
Escolha “Predefinido” para selecionar filtros predefinidos ou “Personalizado” para criar um filtro personalizado com as opções fornecidas.
Após adicionar os filtros, clique em Salvar.
Portanto, não dá para negar o fato de como ser organizado é essencial para o bom desempenho dos negócios.
Assim, a mesma regra pode ser aplicada à estrutura organizacional de uma conta no GA.
Por isso, é importante conhecer os princípios envolvidos na construção de uma hierarquia de contas no Google Analytics.
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